Os Epsilon-TB 30 Na FAP

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PereiraMarques

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #30 em: Julho 23, 2020, 10:08:41 pm »


 
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Charlie Jaguar

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #31 em: Julho 23, 2020, 11:27:02 pm »
Se o Chip é um sistema de armas, o Épsilon ainda mais direito tem de o ser. Ainda me lembro de dizerem na sua apresentação oficial em Sintra que o TB-30 tinha as características de um Spitfire, logo sistema de armas mais sistema de armas não há. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
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Stalker79

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #32 em: Julho 24, 2020, 12:44:17 am »
Se o Chip é um sistema de armas, o Épsilon ainda mais direito tem de o ser. Ainda me lembro de dizerem na sua apresentação oficial em Sintra que o TB-30 tinha as características de um Spitfire, logo sistema de armas mais sistema de armas não há. :mrgreen:


Essa deve ser pra rir! É tão Spitfire como a torre dos clérigos parece o World trade center!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

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dc

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #33 em: Julho 24, 2020, 01:21:47 am »
Faz lembrar a história do NPO ter a complexidade de uma fragata. Afinal esta mania dos exageros já é antiga.
 

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mafets

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #34 em: Julho 24, 2020, 11:12:37 am »
E eu que já os estava a ver a dar cobertura de fogo aos nossos na RCA...  :mrgreen: :mrgreen:





Cumprimentos  :-P ;)
« Última modificação: Julho 24, 2020, 11:14:04 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #35 em: Novembro 09, 2020, 08:26:56 pm »
No plano meramente teórico, um substituto natural dos Socata Epsilon na instrução básica. Este DART 550, considerando igualmente o G120TP.
 
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tenente

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #36 em: Novembro 09, 2020, 09:03:03 pm »
No plano meramente teórico, um substituto natural dos Socata Epsilon na instrução básica. Este DART 550, considerando igualmente o G120TP.

Foi o que a Força Aérea  Belga fez, mas como eles são burros......

http://www.thefifthcolumn.xyz/Forum/viewthread.php?tid=39&page=7

Abracos
« Última modificação: Novembro 09, 2020, 09:04:35 pm por tenente »
 
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PereiraMarques

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #37 em: Novembro 12, 2020, 12:11:15 am »
Estes ainda devem ir durar mais 4 ou 5 anos...

Reparação estrutural e pintura de aeronaves Chipmunk   
27.235,70 €   
01-11-2020   
Estado Maior da Força Aérea   
Cenário Completo, Lda.

http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=7243804
 

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Stalker79

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #38 em: Novembro 12, 2020, 02:36:29 pm »
Isto é ridiculo andar a remendar aeronaves antigas. Nesta categoria de preços bem se renovava a frota mesmo com os famosos "20 milhões mais IVA"....
 >:(
 

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mafets

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #39 em: Novembro 12, 2020, 03:06:24 pm »
Isto é ridiculo andar a remendar aeronaves antigas. Nesta categoria de preços bem se renovava a frota mesmo com os famosos "20 milhões mais IVA"....
 >:(

A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.

https://www.emfa.pt/esquadra-52-esquadra-802-aguias

Citar
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK

LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR

Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Lightning

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #40 em: Novembro 12, 2020, 11:15:00 pm »
A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.

Pois só que os Epsilon já não estão em Sintra, estão em Beja.

E o CEMFA das ultimas vezes que foi à Assembleia disse que os Chipmunks seriam substituidos por aeronaves ultra-ligeiras.
 

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Get_It

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #41 em: Novembro 13, 2020, 01:17:23 am »
Citar
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK

LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR

Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.
Isso é de 2012! Estamos quase a chegar aos mais dez anos...

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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mafets

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #42 em: Novembro 13, 2020, 10:23:26 am »
Citar
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK

LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR

Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.
Isso é de 2012! Estamos quase a chegar aos mais dez anos...

Cumprimentos,

Daí começarem as pinturas e chaparias no Chip. O homem está coberto de razão.  ;)

A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.

Pois só que os Epsilon já não estão em Sintra, estão em Beja.

E o CEMFA das ultimas vezes que foi à Assembleia disse que os Chipmunks seriam substituidos por aeronaves ultra-ligeiras.

Ultraleves pesados?  :mrgreen: :mrgreen:

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-futuro-dos-ultraleves-pesados_1627.html


Citar
O RV 10 da Flyer, empresa pioneira na montagem desta linha de aeronaves no Brasil


Citar
5 CAA


Citar
Ultraleve Shark
« Última modificação: Novembro 13, 2020, 10:23:58 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #43 em: Novembro 14, 2020, 01:08:16 am »
A melhor relação custo benefício... talvez seja... mas nunca será escolhido... made in Servia... em termos de paridade 1 por 1 com o TB-20 :

LASTA 95 (USD 700K aprox)
https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta
Tem 2 versões:
Basic version of the aircraft is built against the requirements for aerobatic category loads of +6.0 -3.
Armed version of the aircraft is built against the requirements for utility category with loads of +4.4 -1.8.
"
Engine Lycoming AEIO-580-B1A, with 315 hp (332 kW, under H = 0 and 2700 rpm)
Two-blade metal propeller HARTZELL HC-C2YR-4CF/FC 8475-8
New propeller cap
Modified primary flight controls
Modified engine controls with less friction
New instruments for measuring temperatures and oil pressure and temperatures of cylinder block and exhaust gases in both cabins
New radio stations Bendix/King for UHF with antennas
New gun sight AKN-09 Teleoptik Zemun which supports containers with Machine gun, bombs and unguided rocket launcher
Two under-wing hard points for weapons max allowed 120 kg
New glass cockpit with Garmin G500 avionics suites, which includes a primary flight display (PFD) and a multi-function display (MFD). The aircraft also integrates an instrumental flying simulation system.
Introduction of new composites materials in some parts of the plane
"

A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30. Importante era que os TB-30 fossem substituídos por algo como PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine (o primeiro é melhor treinador, a vantagem dos dois últimos é poderem fazer missões CAS e COIN.
 

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RABN

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Re: Os Epsilon-TB 30 Na FAP
« Responder #44 em: Novembro 14, 2020, 02:31:38 pm »
A melhor relação custo benefício... talvez seja... mas nunca será escolhido... made in Servia... em termos de paridade 1 por 1 com o TB-20 :

LASTA 95 (USD 700K aprox)
https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta
Tem 2 versões:
Basic version of the aircraft is built against the requirements for aerobatic category loads of +6.0 -3.
Armed version of the aircraft is built against the requirements for utility category with loads of +4.4 -1.8.
"
Engine Lycoming AEIO-580-B1A, with 315 hp (332 kW, under H = 0 and 2700 rpm)
Two-blade metal propeller HARTZELL HC-C2YR-4CF/FC 8475-8
New propeller cap
Modified primary flight controls
Modified engine controls with less friction
New instruments for measuring temperatures and oil pressure and temperatures of cylinder block and exhaust gases in both cabins
New radio stations Bendix/King for UHF with antennas
New gun sight AKN-09 Teleoptik Zemun which supports containers with Machine gun, bombs and unguided rocket launcher
Two under-wing hard points for weapons max allowed 120 kg
New glass cockpit with Garmin G500 avionics suites, which includes a primary flight display (PFD) and a multi-function display (MFD). The aircraft also integrates an instrumental flying simulation system.
Introduction of new composites materials in some parts of the plane
"

A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30. Importante era que os TB-30 fossem substituídos por algo como PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine (o primeiro é melhor treinador, a vantagem dos dois últimos é poderem fazer missões CAS e COIN.

Os "PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine" (treino avançado) & turbina  não são da classe do TB-30 (treino básico) & piston, esses seriam para substituir os "alfajets" .... todos os foristas andam falar de aeronaves de piston de 700K-1M custo unitário ...  Sr salta para aeronaves turbina e de 8,5M custo unitário ?!
 
"Spain to Buy 24 Pilatus PC-21 Turboprop Trainers for €205M"
"January 2020 saw the Spanish Air Force confirm an order for 24 PC-21 aircraft, which will replace mainly the CASA C-101 Aviojet, but will also take over advanced training which is currently carried out on the T-35 Pillan"

O melhor "trainer" na minha opinião dentro da classe do TB-30 é o Grob Aerospace 120A trainer aircraft (Grob G-120A
Current Price $ 750,000 - $ 900,000 U.S) , mas não tem pylons para treino de armas ou cas e coin "de recurso", isso já é um requisito raro em aviões modernos de "treino básico" ... por isso é que fui buscar o LASTA porque sabia que tinha pylons.

Outra coisa é dizer, gostava que a FAP tivesse "PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine", subscrevo ... mas é uma "ambição um pouco irrealista".  (com 2 x PC-21 = 8,5 M x 2 é o equivalente a aproximadamente 22 de qualquer dos trainers de 750K que se estiveram a referir  ... e 22 é mais do que substituia os 16 x TB-30 da FAP... já nem são 16 ...acho eu)...ou que quiz dizer é substituir a frota de TB-30 por 1 PC-21 ou 1 Super Tucano ou 1 AT-6 ?! E o treino básico era subcontratado fora ... é isso ?!

"A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30" ?! Não, ambos estão em fim de ciclo de vida ?!... e são para substituir por aeronaves que cumpram o mesmo envelope de missão, i.e., treino básico.... porque quer manter o TB-30?

O TB-30 não está totalmente em fim de vida, e está previsto o seu upgrade na LPM, alem de que no estado atual pode perfeitamente fazer a função do chipmunk por varios anos.  Sim, as opções que sugeriu são bons treinadores. Mas o problema da FAP neste momento é conseguir apenas assegurar o treino básico. As  opções que eu falei, permitem assegurar o treino básico e avançado, alem do treino de apoio aéreo. Neste caso. a FAP precisaria apenas de enviar os futuros pilotos de F-16 para fazerem nos Estados Unidos a fase final de  instrução.