Actualmente para héli com portas largas já tens os Merlin CSAR, que para a função servem perfeitamente. O que não tens é um héli navalizado, armado, para os escoltar e apoiar missões nas FND ou em qualquer conflito convencional.
Mesmo que esqueçamos a perspectiva de os embarcar, mais tarde será necessário adquirir outro héli, provavelmente de um modelo diferente, para embarcar num LPD, AOR, fragatas, ou o que seja.
É esse tipo de mentalidade que nos fez chegar ao ponto que estamos.
Primeiro vamos acabar com o mito dos Merlin CSAR, os 516 são a versão 514 que era para ser operada pela Marinha.
Na boa mentalidade portuguesa fomos comprar 4 Merlin´s para a marinha quando não havia nenhum meio para as operar, porque no futuro podia fazer sentido, não fez.
Não só os meios foram desnecessários como prejudicaram a aquisição de meios da marinha. Se calhar se em vez de insistirem em Merlin´s para a Marinha, hoje tínhamos um Siroco, a operar sh-60 e hh-60. No final ficamos sem um navio que tanta falta faz e também sem a marinha ter um helicóptero para missões de apoio a desastres.
Vamos aproveitar o pequeno orçamento que temos para ter os meios que precisamos. 
Red Baron, será assim como dizes não temos nenhum 516

Se for então anda muita gente enganada, agradecia que disponibilizasses essa info sobre os nossos quatro CSAR, helis não serem da versão 516.
https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlinA variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).
https://www.helis.com/database/cn/3031/https://www.helis.com/database/model/513/List of Operators of AgustaWestland EH101 Mk.516
From Organisation with model EH101 Mk.516
2005 Força Aérea Portuguesa EH101 12 2005/
Construction Numbers
C/N Year History
50122
19609 : 50122/SAR09/516001. FAP Esq751 23jul13 pictured during HB2013 at Ovar airbase Jul14 HB2014 at Ovar airbase
50140
19610 : 50140/SAR10/516002. FAP Esq751
50152
19611 : FAP, 516003/SAR1 FAP, 516003/SAR1; Sep06 pictured (pic1) with Esq751 Pum+ Jul12 HB2012 at Ovar
airbase 23jul13 pictured (pic2) during HB2013 at Ovar airbase Jul14 HB2014 at Ovar airbase 08sep18 pictured (pic3)
during Belgian Air Force Days 2+
50158
19612 : FAP Esq751 10jul12 pictured during HB2012 at Ovar airbase
4 C/N.
Abraços