@CG - o MH-60S é um modelo novo. Duvido que nos vendessem tal modelo a preços de amigo, tal como duvido que existam células desse modelo no AMARG. Quanto aos restantes modelos, são uma opção mais realista, dada a sua idade e disponibilidade de células usadas.
Bom dia N. Apesar de já existir um número residual de Knighthawk no AMARG, de facto esta versão é das mais recentes e tão requisitadas pela USN que duvido seriamente que esteja sequer em cogitação. Como bem dizes, acredito mais nos modelos UH e HH, terrestre e naval, do que no Knighthawk. De facto, o MH-60S seria o melhor compromisso inter-ramos para tudo aquilo que aparentemente agora se pretende, embora se atentarmos aos requisitos originais estes se encaixem mais nas versões HH-60G Pave Hawk e sobretudo HH-60H Rescue Hawk na minha opinião.
Aliás, tu próprio há uns meses atrás falaste neles, há bastantes no AMARG à espera, e a possibilidade de empregar Hellfire e Penguin, para além de metralhadoras, FLIR, sistema de contramedidas, etc, etc, tornam esta variante bastante interessante para o que supostamente se quer. NVF a MDN!
https://www.americanspecialops.com/navy-sof/aircraft/hh-60h.phpQuanto à FAP andar em discussão com os restantes ramos quanto à escolha de um modelo de heli para CSAR, só dá mesmo para rir. Já dispõem de um dos melhores helis do mundo para executar esse tipo de missões. Deviam era preocupar-se em formar mais operadores de Merlin e iniciar as certificações em CSAR.
Esta história do Hawk já andava a ser falada há uns tempos, e eu só a divulguei a partir do momento em que começaram a surgir múltiplas fontes. Para além do meu cepticismo, levo tudo sempre com um "grain of salt" até haver confirmação oficial, que não há; porém, essas mesma fontes corroboram que a FAP quererá o aparelho sobretudo para CSAR o que é um pouco incompreensível quando se tem já 4 Merlin especialmente concebidos e vocacionados para isso. Hipoteticamente falando, isso quererá também dizer que nas horas vagas os Hawk vão andar a fazer SAR e MEDEVAC? São muitas questões para poucas respostas, e é por isso que só acredito quando (e se) acontecer a apresentação oficial pois, como bem disse o tenente, até os EC635 chegaram a estar pintados, com número de cauda e Exército escrito na fuselagem, e no entanto a UALE ficou a vê-los por um canudo...
P.S. Agora uma nota divertida: fiquei a saber que aqui no FD somos conhecidos pelo "fórum da má-língua", sempre na maledicência e com assuntos que não deviam ser abordados de forma tão ligeira por serem do foro da segurança nacional, sempre as mesmas tretas que até hoje não nos deixam saber quantos mísseis ar-ar temos, por exemplo. Porra, fiquei lisonjeado.