Aviação do Exército (AvEx)

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Vitor Santos

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #150 em: Novembro 19, 2024, 12:11:46 pm »
Exército Brasileiro confirma aquisição de 12 novos helicópteros Black Hawk


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O Comando de Aviação do Exército Brasileiro confirmou a aquisição de 12 novos helicópteros UH-60M Black Hawk, que serão baseados no Forte Ricardo Kirk, em Taubaté (SP), fortalecendo a capacidade operacional da aviação militar brasileira.

A compra, realizada por meio do programa Foreign Military Sales (FMS) dos Estados Unidos, foi oficialmente aprovada em maio deste ano. A entrega dos novos helicópteros está prevista para 2025.

Os UH-60M Black Hawk são amplamente reconhecidos por sua versatilidade e desempenho em missões variadas, incluindo transporte de tropas, evacuação médica, busca e salvamento, e operações em condições adversas. A incorporação dos novos modelos à frota brasileira representa um avanço estratégico para a modernização da Aviação do Exército.

O Forte Ricardo Kirk, sede da Aviação do Exército em Taubaté, será o ponto de operação principal dessas aeronaves. A localização estratégica do forte, no interior de São Paulo, permitirá uma rápida mobilização para diversas regiões do país.

Com essa aquisição, o Exército Brasileiro reforça seu compromisso com a modernização tecnológica e a ampliação de sua capacidade operacional, alinhando-se a padrões internacionais no uso de equipamentos de última geração para segurança e defesa.

 :arrow: https://www.forte.jor.br/2024/11/17/video-exercito-brasileiro-confirma-aquisicao-de-12-novos-helicopteros-black-hawk/
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #151 em: Novembro 19, 2024, 12:14:29 pm »
UH-60M Black Hawk: Cronograma de entrega dos novos helicópteros do Exército Brasileiro

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Por Guilherme Wiltgen

No último dia 17 de abril, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, confirmou o processo de aquisição de doze helicópteros Sikorsky UH-60M Black Hawk para a Aviação do Exército, durante a sua apresentação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).


Essas aeronaves, novas de fábrica, se destinam a substituir quatro helicópteros Sikorsky UH-60L Black Hawk (HM-2) e oito Airbus Helicopters AS532UE Cougar (HM-3), que estão operando hoje no 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) em Taubaté/SP, no 3° BAvEx em Campo Grande/MS e no 4º BAvEx em Manaus/AM.


Cronograma de entrega


O cronograma de entrega dos doze helicópteros Sikorsky UH-60M deve seguir o seguinte prazo:

2024: Assinatura do contrato de aquisição dos 12 Helicópteros de Manobra HM-2A (UH-60M Black Hawk)
2025: Recebimento do primeiro helicóptero UH-60M Black Hawk
2027 a 2029: Recebimento das demais aeronaves.

Os novos Helicópteros de Manobra HM-2A Black Hawk serão distribuídos entre o 2º, 3° e 4º BAvEx.

 :arrow: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/uh-60m-black-hawk-cronograma-de-entrega-dos-novos-helicopteros-do-exercito-brasileiro
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #152 em: Novembro 21, 2024, 05:05:34 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #153 em: Novembro 27, 2024, 11:49:36 am »
Exército moderniza frota de helicópteros Pantera K2


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Brasília (DF) – O Exército Brasileiro recebeu o último dos 34 helicópteros Pantera K2 modernizados, em cerimônia realizada em Brasília, nessa terça-feira, 26 de novembro. O evento simbólico celebrou o processo de modernização da frota dessas aeronaves, iniciado em 2009, que tem contribuído para o incremento da operacionalidade da Aviação do Exército.

A entrega do último helicóptero modernizado ocorreu em frente ao Quartel-General do Exército, com a presença do Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que destacou a importância da aeronave nas operações. “O Pantera é uma aeronave versátil e que já demonstrou sua capacidade de emprego. Temos observado como a aeronave vem contribuindo em nossas operações. Na Catrimani, em Roraima, levou assistência às comunidades ianomâmis. Na Taquari, foi essencial no resgate de pessoas e transporte de materiais voltados para a missão de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Na nossa fronteira oeste, contribui nas operações como a Ágata, de manutenção da soberania. Não há como cumprirmos as diversas missões de defesa da Pátria, de combate de ilícitos transfronteiriços, de ajuda humanitária, entre outras, sem a versatilidade da Aviação do Exército”.

Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, os oficiais-generais do Alto Comando do Exército, presentes na Capital Federal para a 360ª reunião desse colegiado, e representantes da Helibras, Airbus e Safran, empresas contratadas pelo Comando Logístico para o processo de modernização dos helicópteros. O Presidente da Helibras, Alberto Duek, salientou que “a modernização do Pantera permitirá ao Exército atuar nos ambientes mais inóspitos, sendo capaz de transportar até 13 combatentes armados e equipados, mesmo com a capacidade plena de combustível; para nós, como indústria nacional de defesa, é uma honra muito grande ter recebido essa confiança do Exército Brasileiro para participar desse projeto e poder servir aqueles que servem ao país”.

O escopo da modernização do Pantera envolve melhorias como a substituição do painel analógico por digital; compatibilidade total com o uso de óculos de visão noturna; instalação de novos sistemas de comunicação e gerenciamento de rádios; substituição dos motores por versão mais potente (697 Kw); substituição do rotor de cauda para 10 pás, mais silencioso; e modernização das caixas de transmissão principal e traseira. As intervenções renovaram o ciclo de vida das aeronaves para mais 25 anos de emprego.

 :arrow: EB





 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #154 em: Março 13, 2025, 12:48:37 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #155 em: Abril 14, 2025, 12:15:52 pm »
Aviação do Exército forma novos pilotos para a Marinha e Força Terrestre, brevetando a primeira mulher


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Taubaté (SP) - O Exército Brasileiro viveu uma ocasião marcante no dia 11 de abril de 2025. Nessa data, formou-se a primeira piloto de helicópteros da história da Força, a 1º Tenente Emily Braz. Ela foi uma das 14 integrantes do Curso de Piloto de Aeronaves (CPA) 2024/2025, cuja cerimônia de formatura ocorreu no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté, interior paulista

O evento foi presidido pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, com presença de oficiais-generais do Alto-Comando do Exército, integrantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre outras autoridades.

O Comandante celebrou o momento histórico. “Em primeiro lugar, é preciso comemorar a formação de mais uma turma desse curso, que é bem exigente desde o processo de seleção. Depois, a complexidade do curso em si, que requer abnegação, estudo e superação. E, claro, celebramos a formação da primeira mulher piloto da Aviação do Exército, sem dúvida um marco, que prova a integração das mulheres em todas as linhas do Exército”, ressaltou.

A Tenente Emily Braz é pioneira não só da especialidade de piloto da Aviação do Exército, mas também da primeira turma de oficiais femininas formadas na Academia Militar das Agulhas Negras, em 2021. Gaúcha de Santana do Livramento, a oficial de 24 anos de idade fala que o desejo de atuar como piloto de helicópteros surgiu já como aluna da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em 2017. “Esse desejo se reforçou em uma missão de suprimento aéreo, em 2020, quando o piloto perguntou quem gostaria de servir na Aviação. Depois, meu Comandante de Companhia entregou um distintivo de Aviação que esse mesmo piloto lhe deu, pedindo que o devolvesse aqui em Taubaté. Desde então, fiz de tudo para entrar nesse curso”, revelou.

A mais nova piloto da Aviação do Exército salienta que o CPA exige bastante em termos de dedicação e esforço, tendo colaborado para desenvolver sua autoconfiança e equilíbrio emocional, características essenciais na pilotagem. Ela espera que seu pioneirismo abra portas para que novas oficiais também busquem essa especialidade. “É uma grande honra e também uma  responsabilidade enorme ser a primeira piloto da Aviação do Exército e representar o sonho de tantas mulheres que desejam se tornar pilotos”, comentou Emily Braz, que passará a servir na Base de Aviação de Taubaté.

Entre os 14 formandos, constam 12 tenentes do Exército e dois tenentes da Marinha do Brasil. O primeiro colocado do curso foi o 1º Tenente Rauber, oficial de Cavalaria da turma de 2020 da AMAN, que passará a servir no 2º Batalhão de Aviação do Exército, também em Taubaté.

Constante evolução

O Curso de Piloto de Aeronaves tem a duração de 63 semanas, dividido em diferentes etapas. Após uma fase teórica, com instruções como aerodinâmica, controle do espaço aéreo e meteorologia, os alunos passam para a fase prática. São 1400 horas de voo real e 426 horas em simuladores, desenvolvendo a liderança e a tomada rápida e segura de decisão. Os oficiais realizam Estágio Prático de Pilotagem Básica, Viagem de Navegação Tática, Estágio Prático de Pilotagem Tática, Estágio de Voo por Instrumentos, Estágio de Voo com Óculos de Visão Noturna e o Voo Solo, coroando o período de instruções.

O Instrutor-Chefe do CPA, Major Cadime, destaca que os pretendentes ao curso passam por rigorosa seleção psicológica e de saúde, tendo um nível de dificuldade que vai aumentando com o decorrer das instruções. Segundo o instrutor, a formação de uma nova turma de pilotos é um motivo de realização para os integrantes do CIAvEx. “É uma satisfação e orgulho entregar ao Exército recursos humanos altamente especializados.

A Aviação do Exército está sempre buscando evoluir não só os equipamentos, mas também a doutrina e recursos humanos. Então, é de suma importância a renovação dos nossos quadros, incutindo a mentalidade de constante aprimoramento pessoal”, afirmou.

 :arrow: https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/924-aviacao-do-exercito-forma-novos-pilotos-para-a-marinha-e-forca-terrestre-brevetando-a-primeira-mulher









 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #156 em: Setembro 13, 2025, 12:21:47 pm »
Exército planeja comprar helicópteros Airbus H145M, que deverão ser fabricados no Brasil
...
Entre suas capacidades destacam-se o transporte de até 10 soldados, autonomia de voo de 3h35 e alcance de 650 km. Com o sistema HForce, pode ser armado com metralhadoras 7.62×51 mm, .50 BMG e canhões de 20 mm, além de foguetes de 70 mm (guiados ou não) e mísseis ar-ar ou ar-terra guiados, incluindo o israelense Spike, já em uso pelo Exército Brasileiro.

https://aeroin.net/exercito-planeja-comprar-helicopteros-airbus-h145m-que-deverao-ser-fabricados-no-brasil/



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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #157 em: Setembro 14, 2025, 05:12:55 pm »
Boeing C-17 da Força Aérea dos EUA deverá transportar novo helicóptero Black Hawk para o Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro receberá em breve o seu primeiro helicóptero Sikorsky UH-60M Black Hawk, que será transportado a bordo de um Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Os novos helicópteros serão empregados na Amazônia, substituindo os atuais UH-60L adquiridos no final da década de 1990. Com motores aprimorados e painel totalmente digital, os Black Hawks ficarão sediados em Manaus, integrando o 4º Batalhão de Aviação do Exército.

...

https://aeroin.net/boeing-c-17-da-forca-aerea-dos-eua-devera-transportar-novo-helicoptero-black-hawk-para-o-exercito-brasileiro/

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #158 em: Novembro 08, 2025, 03:38:16 pm »
Um novo helicóptero para as Forças Armadas?


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Durante sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, em 9 de setembro de 2025, o Exército Brasileiro (EB) anunciou a intenção de adquirir entre 10 e 12 helicópteros Helibras H145, caso sejam aprovados novos recursos para as Forças Armadas, especialmente por meio do orçamento mínimo, que garante a previsibilidade dos investimentos na Defesa.

Segundo a apresentação feita pelo General de Divisão Everton Pacheco da Silva, chefe do Escritório de Projetos do Exército, os dois primeiros H145 seriam entregues em 2028, seguidos por quatro em 2029, quatro em 2030 e dois em 2031.

A notícia causou surpresa, já que a Aviação do Exército (AvEx) que será a operadora das aeronaves caso o projeto avance, não previa em seus planos de modernização e aquisição um novo helicóptero de manobra, além dos 12 Sikorsky UH-60M Black Hawk atualmente em produção, com entregas previstas a partir de 2026.

Como parte do Programa Estratégico do Exército – Aviação, que busca garantir o fluxo de recursos para os projetos de modernização e aquisição, a AvEx está inserida em um conjunto de seis programas principais.

De acordo com o site do Escritório de Projetos do Exército, eles são:

Capacidade de Manobra, que abrange a compra já realizada dos novos Black Hawk;
Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) de categoria 3, voltado para missões de inteligência, vigilância, reconhecimento, designação de alvos e ataque (a AvEx já opera um SARP de categoria 2);

Sistema de Armamento Axial e Imageamento para Helicóptero (SiAAIH), aplicável aos modelos Fennec e Pantera, incluindo mísseis guiados, sensores de aquisição de alvos e capacetes com mira montada;
Capacidade de Ataque, que prevê a aquisição de novos helicópteros de ataque a partir de 2031;
Capacidade de Transporte Logístico, com a compra de uma aeronave de asa fixa.
Além disso, há três Ações Complementares, que contemplam:

a Modernização dos Helicópteros Fennec e Pantera (já concluída);
o Comando e Controle;
e Infraestrutura.

Segundo a AvEx, “a possível aquisição da aeronave H 145M está sendo tratada no âmbito do Ministério da Defesa, por meio de uma proposta de acordo “Gov to Gov” entre Brasil e França caso a iniciativa prospere. Assim, a AvEx não participou diretamente do processo de planejamento inicial e escolha de modelo.

A Aviação do Exército visualiza o emprego da nova aeronave em substituição aos HA-1A Fennec das OM operacionais (1º e 3º BAvEx), sendo destinada, portanto, a cumprir o papel de aeronave multimissão com capacidade de ataque leve.

A AvEx intenciona que o sistema de armas que equipará o helicóptero seja dotado de metralhadora, canhão 20mm, foguete guiado e míssil, além de Sistemas de Autoproteção de Guerra Eletrônica (APGE).”

Desde 2024, há um movimento para a aquisição do H145M em um pacote amplo que abrangeria as três Forças além de outros órgãos e ministérios federais.

De acordo com notícia da Agência Gov, publicada em 3 de julho de 2025, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores da França (MEAEF) manifestaram a intenção de transformar a Helibras em um polo de produção e exportação do H145.

Os países assinaram uma carta de intenções após reunião entre o ministro Geraldo Alckmin (MDIC) e o ministro Laurent Saint-Martin (MEAEF), em Brasília.

Segundo a notícia, está previsto o investimento de cerca de R$ 1 bilhão na produção do H145, com a fabricação de até 200 unidades ao longo dos próximos 15 anos, destinadas aos mercados nacional e internacional. Cada helicóptero tem valor de mercado estimado em US$ 15 milhões.

Já o jornal francês La Tribune, em 4 de novembro de 2025, destacou que a viagem presidencial à COP30 tem também como objetivo selar um acordo binacional para a produção do H145 em Itajubá (MG).
Segundo o jornal, os países negociam há meses um pedido entre 50 e 100 unidades, operação que permitiria retomar a linha de produção da Helibras.

O La Tribune informou ainda que o Exército Brasileiro deve adquirir, em um primeiro momento, oito helicópteros, com metade das entregas previstas para 2028 e o restante em 2030.
Além disso, os ministérios da Defesa, Justiça e Segurança Pública, e Meio Ambiente e Mudança do Clima manifestaram interesse conjunto em outros dez H145.

Recentemente, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a compra de 11 helicópteros Sikorsky UH-60L Black Hawk, usados dos Estados Unidos e que serão modernizados, juntamente com outros 13 já em operação, para um padrão semelhante ao S-70M.

Somados aos 12 novos H125, atualmente em recebimento e destinados à formação de novos pilotos de asas rotativas, substituindo os Esquilo adquiridos nos anos 1980, surge a dúvida: a FAB realmente possui demanda para uma nova plataforma dessa categoria?

Por outro lado, aproximadamente em 2010, a Marinha do Brasil (MB) deu início ao Projeto UHP (Helicóptero de Emprego Geral de Pequeno Porte), no qual concorriam modelos como o Bell 429, o Leonardo AW109 Power, o EC635 (atual H135) e o EC145 (atual H145).
A Aviação Naval possui grande capilaridade em todo o território nacional e faz dos helicópteros a espinha dorsal de suas operações.

Independentemente da necessidade real de um novo vetor para as Forças Armadas e outros órgãos federais, fica o questionamento sobre os motivos que levaram à escolha do H145 como principal solução.
Outras alternativas possíveis seriam o Bell 429, o AW109 — que vem ganhando espaço no mercado brasileiro, sobretudo no segmento de segurança pública — e o AW169.
Sobre todos eles, publicaremos artigos específicos com suas características técnicas e operacionais.
A seguir, iniciamos pelo H145.

O H145

O H145 é um helicóptero multimissão, da categoria de quatro toneladas, bimotor, cujo primeiro voo ocorreu em 1999, entrando em serviço em 2002.

Desenvolvido a partir do bem-sucedido BK117, o H145 passou por diversas evoluções desde então — uma das mais significativas foi a incorporação do rotor de cauda do tipo fenestron, que carena as pás do rotor e aumenta a segurança no solo.

A aeronave é equipada com dois motores Safran Arriel 2E, de 894 shp cada, certificados em dezembro de 2012, com entrada em serviço em agosto de 2014.

O cockpit conta com aviônica Helionix, composta por três telas digitais coloridas de 10,4 polegadas, piloto automático de quatro eixos e homologação para operação com um ou dois pilotos.

Os assentos utilizam tecnologia de absorção de impacto, enquanto o compartimento de cargas — de 6,03 m³ — se destaca pelo amplo vão livre e pelo acesso facilitado por meio de portas corrediças de 216 x 113 cm (laterais) e duas portas traseiras tipo concha de 140 x 99 cm.

Internamente, o compartimento tem 3,44 m de comprimento e 1,57 m de largura máxima.

O modelo é versátil, podendo transportar até 10 soldados equipados, ou duas macas e dois profissionais de saúde, além de outras configurações possíveis.

Versões armadas e desempenho

A Airbus Helicopters oferece o sistema HForce, que transforma o H145 em uma plataforma apta para apoio de fogo, escolta e ataque leve.

Os armamentos disponíveis incluem canhão de 20 mm, pods de metralhadora calibre 12,7 mm, sensores eletro-ópticos, mísseis ar-solo e ar-ar, além de foguetes guiados.

Os pilotos têm acesso às informações táticas por meio de um capacete com visor integrado (Helmet-Mounted Sight & Display).

O H145 possui 11,69 m de comprimento, rotor principal de 10,8 m, altura de 3,98 m, largura de fuselagem de 2,72 m e distância do solo de 0,45 m.

Seu peso vazio é de 1.792 kg, o peso máximo de decolagem (MTOW) é de 3.700 kg, e o peso máximo com carga externa chega a 3.800 kg, com capacidade de carga externa de 1.600 kg e útil interna de 1.905 kg.

O helicóptero atinge velocidade máxima de 129 nós (cerca de 240 km/h), alcance de 638 km, autonomia de 3h32 (ou 4h20 com tanque externo) e teto operacional de 20.000 pés.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/um-novo-helicoptero-para-as-forcas-armadas/
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #159 em: Hoje às 04:09:16 pm »
CAVEX INICIA RECEBIMENTO TÉCNICO E LOGÍSTICO DO UH-60M BLACK HAWK


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No último sábado, 22 de novembro, chegou ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx) a primeira aeronave UH-60M Black Hawk. O helicóptero integra um lote de 12 unidades adquiridas pelo Brasil diretamente do governo dos Estados Unidos, por meio do Programa de Vendas Militares (Foreign Military Sales – FMS).

Inicialmente, a aeronave foi acolhida pelo 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), em Taubaté (SP). A previsão é que os trabalhos de recebimento técnico e logístico sejam concluídos até a metade de dezembro. Na sequência, ocorrerá o recebimento definitivo pelo CAvEx, quando o helicóptero será oficialmente incorporado ao patrimônio do Exército Brasileiro.

 :arrow: https://estrategiaglobal.blog.br/2025/11/cavex-inicia-recebimento-tecnico-e-logistico-do-uh-60m-black-hawk