Aviação do Exército (AvEx)

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Vitor Santos

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #90 em: Março 21, 2020, 07:50:58 pm »
Simuladores de voo da Aviação do Exército são modernizados


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O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) inaugurou, no dia 12 de março, a sala de simuladores de voo modernizados, com a presença do Comandante Logístico, General de Exército Laerte de Souza Santos. As cinco cabines dos treinadores sintéticos Fennec AvEx foram todas atualizadas. Os painéis, que antes eram analógicos, agora são digitais e totalmente interativos. Cada cabine tem sua estação de controle, que fica na parte de trás, onde também estão o instrutor e ou controlador de trafego aéreo.

Os simuladores, que tiveram sua primeira versão em 2002 e que funcionavam apenas com três computadores e uma cadeira dentro de uma pequena sala adaptada, foram recebendo novas tecnologias ao longo dos anos. Em 2016, com a inauguração da Divisão de Simulação do Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx), um espaço dedicado inteiramente ao desenvolvimento, aprendizado e treinamentos em simuladores, a Aviação já contava com cinco simuladores FTD (Flight Training Device) para os modelo Fennec. Eles foram responsáveis, entre outros benefícios, por aumentar a segurança, padronizar procedimentos e diminuir os gastos com horas de voo nas aeronaves.

Referência em simuladores de voo, a Aviação garante qualidade de ensino, treinamento e aperfeiçoamento e proporciona a aplicação de técnicas e procedimentos avançados de pilotagem, gerenciamento de cabine e tripulação, seja para pilotos, mecânicos de voo ou controladores de tráfego aéreo.


 :arrow:  http://www.cmse.eb.mil.br/index.php/component/content/article?id=426
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #91 em: Março 25, 2020, 07:20:48 pm »
Curso de Formação e Graduação de Sargentos(CFGS)  de Aviação na Operação Cruzeiro


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Os Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos(CFGS) Aviação, participaram entre os dias 11 e 13 de março, da Operação Cruzeiro. Operação essa em que os alunos realizaram diversas atividades voltadas para o combate como tiro de pistola, tiro de fuzil, patrulha, exfiltração aeromóvel e treinamento de helocasting (desova na água) no tanque tático.
Vale destacar que esta foi a primeira operação na qual os alunos realizaram pista de progressão, tiro real e patrulha utilizando o óculos de visão noturna (OVN).

A Operação contou com o apoio primordial do 1º Batalhão de Aviação do Exército, 2° Batalhão de Aviação do Exército e do 6° Batalhão de Infantaria Leve (Caçapava) com apoio de aeronaves, óculos de visão noturna e peças para preparação do parafal para tiro noturno.

 :arrow:http://www.ciavex.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=300





 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #92 em: Março 29, 2020, 04:46:55 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #93 em: Abril 23, 2020, 12:06:14 am »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #94 em: Maio 22, 2020, 04:03:02 am »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #95 em: Maio 22, 2020, 04:05:34 am »
 
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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #96 em: Maio 29, 2020, 11:06:07 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #97 em: Junho 05, 2020, 02:03:34 am »
Bolsonaro autoriza novos horizontes para Aviação do Exército


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O Exército Brasileiro terá agora plena possibilidades de operar aeronaves. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro editou o Decreto Nº 10.396, que permite à Força Terrestre operar todos os tipos de vetores aéreos necessários para cumprir suas missões. A norma revoga um Decreto de 1986, assinado pelo presidente José Sarney, que limitava a Aviação do Exército à operação de helicópteros.

Na prática, a medida é a luz verde necessária para que o Exército opere as aeronaves C-23B+ Sherpa adquiridas usadas dos estoques do Exército dos Estados Unidos. A aquisição das quatro primeiras foi confirmada em 2017. A primeira deve chegar ao Brasil no próximo ano.

Apesar de o Decreto determinar que tanto a Marinha quanto a Força Aérea cooperem para a reestrutuação, o Exército deve firmar contrato com uma escola de pilotagem civil para o treinamento dos militares, não havendo nenhum tipo de cooperação prevista neste momento. Os pilotos serão todos oriundos dos esquadrões de helicópteros da força verde-oliva.


A aquisição dos Sherpas também representa um passo atrás na colaboração entre as Forças. Os aviões C-23 Sherpa devem, todos, ao menos de início, ficar baseados em Manaus (AM) para realizar missões de ressuprimento dos pelotões de fronteira, uma tarefa atualmente realizada em parceria com a Força Aérea Brasileira, que já possui na região aeronaves capazes de realizar o trabalho, como os C-95 Bandeirante, C-98 Caravan e C-105 Amazonas.

Porém, o Exército tem planos ainda maiores. Segundo nossa reportagem pode apurar, a este primeiro lote de quatro aparelhos deve seguir-se a aquisição futura de outras oito aeronaves, todas do mesmo tipo, de modo a compor um inventário de 12 Sherpa na AvEx.

Com capacidade para 18-20 passageiros (ou tropas), o C-23B+ tem comprimento de 17,7m, envergadura de 22,8m e altura de 5,0m; com peso vazio de 7.276kg e máximo de decolagem de 11.610kg. A carga útil máxima é de 3.302kg. Equipado com dois turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-65AR, de 1.062kW cada, tem velocidade máxima de 468km/h e de cruzeiro de 422km/h, com alcance de 1.907km.

Porém, para as missões da Aviação do Exército, são particularmente atraentes as capacidades de decolagem e pousos curtos (STOL) do C-23B+. Com peso máximo é possível decolar com apenas 564m de pista, e, superando um obstáculo vertical de 15m, em 802m; enquanto a distância de pouso (passando sobre um obstáculo vertical de 15m) é de parcos 586m.

A versão militar C-23B+ é baseada no Short 360, desenvolvido pela fabricante britânica Short Brothers e colocado em serviço em 1982, sendo mantido em produção até 1991, num total de 165 exemplares entregues. Era baseado no Short 330, que voou pela primeira vez em 22 de agosto de 1974 (e cujas versões militares são os C-23A/B).

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/bolsonaro-autoriza-novos-horizontes-para-aviacao-do-exercito/
 

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mafets

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #98 em: Junho 09, 2020, 07:43:50 pm »
Ups...  :-P :-P

https://www.cavok.com.br/bolsonaro-revoga-decreto-que-permitia-exercito-brasileiro-retornar-operacoes-com-aeronave-de-asa-fixa?fbclid=IwAR17TfK7AePq37JXBn_mxen5BzVjfjtfHWR5s0yNcCuZF1g_ChtA5LYvib8

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Depois da reação de integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) o presidente da República, Jair Bolsonaro, resolveu revogar o Decreto 10.386, da semana passada, que permitia ao Exército Brasileiro (EB) voltar a ter aeronaves de asa fixa.

A assinatura da revogação está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 8. O mesmo ato restaura a vigência do Decreto 93.206/1986, que dava ao EB a permissão para operar apenas helicópteros.



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #99 em: Junho 09, 2020, 09:32:50 pm »
Ups...  :-P :-P

https://www.cavok.com.br/bolsonaro-revoga-decreto-que-permitia-exercito-brasileiro-retornar-operacoes-com-aeronave-de-asa-fixa?fbclid=IwAR17TfK7AePq37JXBn_mxen5BzVjfjtfHWR5s0yNcCuZF1g_ChtA5LYvib8

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Depois da reação de integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) o presidente da República, Jair Bolsonaro, resolveu revogar o Decreto 10.386, da semana passada, que permitia ao Exército Brasileiro (EB) voltar a ter aeronaves de asa fixa.

A assinatura da revogação está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 8. O mesmo ato restaura a vigência do Decreto 93.206/1986, que dava ao EB a permissão para operar apenas helicópteros.



Cumprimentos

Não vá assim tão depressa...

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Ministério da Defesa esclarece mudança na Aviação do Exército


Se no dia 2 de junho um decreto presidencial permitiu que a Aviação do Exército operasse todos os tipos de aeronaves, não apenas helicópteros, um novo decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado hoje no Diário Oficial da União deu a contraordem. E, segundo o Ministério da Defesa, o que houve foi um problema de redação do texto normativo.

Hoje, está em vigor o Decreto 92.206, de 1986, que no seu Artigo 1º diz que Aviação do Exército é destinada à “operação de helicópteros necessários ao cumprimento da missão da Força Terrestre”. Por outro lado, o decreto Decreto Nº 10.386, publicado em 2 de junho e revogado hoje, diz que a Aviação do Exército é destinada à “operação de vetores aéreos necessários ao cumprimento das missões do Exército Brasileiro”.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério, este novo decreto já revogado não transmitiu uma informação precisa. “A redação utilizada permitia entendimentos diversos e não desejados na proposição da medida”, afirmou o Ministério em nota à Revista ASAS.

Dessa forma, na sexta-feira passada o próprio Ministério solicitou a revogação do Decreto. O assunto não foi encerrado: o Ministério da Defesa deve promover agora um “reestudo da proposta”.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/ministerio-da-defesa-esclarece-mudanca-na-aviacao-do-exercito/

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« Última modificação: Junho 09, 2020, 09:34:14 pm por Vitor Santos »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #100 em: Junho 17, 2020, 07:56:14 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #101 em: Julho 15, 2020, 02:36:38 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #102 em: Agosto 03, 2020, 07:13:15 pm »
Helibras entrega 11º helicóptero H225M para o Exército Brasileiro


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Na última terça-feira (28/07), a Helibras entregou o 36º helicóptero militar modelo H225M para as Forças Armadas Brasileiras, que foi entregue ao Comando de Aviação do Exército.

A aeronave, na versão operacional, ficará baseada no 1º Batalhão de Aviação (BAvEx), em Taubaté, juntando-se a outras 10 aeronaves H225M já entregues à força.

A aeronave faz parte do programa H-XBR, firmado em 2008 com o Ministério da Defesa para fornecimento de 50 helicópteros do modelo.

O H225M Super Cougar (Eurocopter EC725 Caracal ou Jaguar) é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, desenvolvido a partir dos modelos da família Super Puma/Cougar, para fins militares. Com poderosos motores, ele pode carregar até 29 militares, junto com uma tripulação de dois pilotos e um/dois mecânicos.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/helibras-entrega-11o-helicoptero-h225m-para-o-exercito-brasileiro
 

 

Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro

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