Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #840 em: Dezembro 22, 2019, 07:02:39 pm »
Novo avião de transporte leve: FAB e Embraer assinam memorando


A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer Defesa e Segurança (EDS) assinaram Memorando de Entendimentos para desenvolverem uma aeronave leve de transporte de carga e passageiros – ideia é de um avião com propulsão híbrida e capacidade para operar em pistas curtas e 3 toneladas de carga

Força Aérea participará de desenvolvimento conceitual de novo vetor de transporte leve
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quinta-feira (19/12), o Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, para celebrar um Memorando de Entendimentos com o objetivo de formalizar a intenção da Embraer em desenvolver uma aeronave leve para transporte de carga e passageiros, contando com a contribuição da Força Aérea Brasileira (FAB) no que tange ao compartilhamento de expertises e necessidades militares globais para aeronaves dessa classe.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Bermudez, a contribuição da FAB no projeto será na área de desenvolvimento conceitual. “O objetivo desse memorando foi formalizar a intenção da Embraer em desenvolver uma aeronave leve para transporte de carga e pessoal. Esse projeto conta com a participação da Força Aérea no que tange, principalmente, ao compartilhamento de expertises, do que nós já desenvolvemos em parceria, em atendimento às necessidades operacionais da Força Aérea”, afirmou.

Também estiveram presentes na ocasião o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, o Chefe da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida e o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. O Presidente da Embraer Defesa e Segurança falou sobre o projeto a ser desenvolvido em cooperação com a FAB. “É mais um passo nessa longa história de relacionamento fraterno entre a FAB e a Embraer, que nasceu dentro da FAB e continua extremamente ligada à FAB. Essa assinatura de hoje é extremamente importante para a Embraer”, disse.

Características do projeto a ser desenvolvido pela Embraer

Voltado para servir localidades remotas com pistas curtas, estreitas e não pavimentadas, o novo vetor levará em consideração diversas necessidades operacionais, como transporte de carga e pessoal  em áreas de selva, alcance a principais aeroportos da América do Sul, lançamento de paraquedistas, extração de pallets e transporte de enfermos. Algumas características da aeronave são a capacidade de decolar com carga máxima útil de ao menos 3 mil quilos, a partir de uma pista de até 1,2 mil metros, e operar em ambiente amazônico.

A aeronave é conceitualmente híbrida incorporando motores de características turboélice e elétricos, deve ser resistente, econômico e vanguarda tecnológica.

Aeronave híbrida

Um dos conceitos a serem implantados no desenvolvimento da aeronave é o da sustentabilidade, como explica o Tenente-Brigadeiro Amaral. “Será um produto moderno, disruptivo, uma vez que se pretende utilizar dessas tecnologias de sustentabilidade, que hoje estão tão em voga, trabalharmos com o meio ambiente. Uma aeronave que atenda a operação nesses diversos ambientes que temos no nosso país, desde pistas não preparadas até pistas totalmente equipadas.”


Embraer e Força Aérea Brasileira estudam desenvolvimento conjunto de nova aeronave leve de transporte militar

Brasília, 19 de dezembro de 2019 – A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram hoje um memorando de entendimento que permite viabilizar o estudo de um potencial desenvolvimento para uma nova aeronave leve de transporte militar. O estudo busca identificar alternativas e soluções para atender às necessidades operacionais da FAB, especialmente na região Amazônica, em pistas extremamente curtas, estreitas, não pavimentadas, desprovidas de infraestrutura e em localidades remotas.

Utilizando-se do alto grau de inovação e competência tecnológica da Embraer, o estudo buscará também explorar alternativas na aplicação de novas tecnologias que trarão respostas ainda mais eficientes às demandas extremas da FAB, como diferentes arquiteturas de sistemas, soluções inovadoras de plataforma, propulsão hibrida-elétrica, entre outras.

A FAB, que recebeu em 2019 as primeiras unidades do moderno KC-390 Millennium, avião de transporte militar tático multimissão, busca com este estudo complementar e modernizar sua capacidade de transporte nos segmentos inferiores, visando atender de forma abrangente e completa as necessidades do país. Baseado no forte histórico de cooperação que une a capacidade de execução com excelência da Embraer e a elaboração de requisitos inovadores e de alto desempenho da FAB, o estudo buscará cobrir também o atendimento às demandas atuais do mercado global.

Pelo acordo firmado, a Embraer realizará os estudos de mercado para desenvolvimento da nova aeronave enquanto a FAB compartilhará a vasta experiência que possui na operação de aviões nesse segmento. “Estamos certos de que a experiência da Força Aérea Brasileira nos ajudará a estabelecer os requisitos mais adequados para esse estudo, resultando em um avião extremamente capaz”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Embraer está mais do que à altura do desafio. Nosso mais novo produto, o avião de transporte multimissão C-390 Millennium, está entrando em operação e esse novo projeto será de grande importância para manter e aprimorar as capacidades de engenharia e tecnologia da Embraer para atender às desafiadoras demandas da FAB e de seus demais clientes em todo o mundo”.

“O objetivo desse memorando foi formalizar a intenção da Embraer em desenvolver uma aeronave leve para transporte de carga e pessoal. Esse projeto conta com a participação da Força Aérea no que tange, principalmente, ao compartilhamento de expertises, do que nós já desenvolvemos em parceria, em atendimento às necessidades operacionais da Força Aérea”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Moretti Bermudez.

FOTOS: FAB (Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER) - https://www.aereo.jor.br/2019/12/20/novo-aviao-de-transporte-leve-fab-e-embraer-assinam-memorando/
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #841 em: Janeiro 07, 2020, 01:19:32 pm »
Retrospectiva 2019


Alguns dos avanços tecnológicos, incorporação de sistemas de armas, desenvolvimentos e aquisições de tecnologias para a FAB e a indústria aeroespacial brasileira

Projeto de aeronave I-X

Último dos quatro aviões certificados na versão de inspeção de vôo. Os dois primeiros foram recebidos em 2016 e o terceiro em 2018. Até novembro de 2021, ainda está planejado o prazo para rescisão do contrato, catalogação, treinamento da tripulação e atualização do Treinamento Baseado em Computador (CBT). . no treinamento da tripulação.

A aeronave de registro IU-50 FAB 3604 será operada pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo localizado no Rio de Janeiro (RJ).



Phenom EV U-100

Recepção de dois aviões modelo Phenom EV U-100 pelo 6º Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), conhecido como Esquadrão Guará, em Brasília (DF).

A aeronave oferece tecnologia avançada, antecipa necessidades, minimiza a carga de trabalho e aumenta a conscientização situacional. O modelo representa um novo nível estratégico que se encaixa no 6º ETA, uma unidade que cumpre mais de 40% das missões da FAB de equipamentos de transporte de órgãos e transplantes médicos.




Avião multi-missão KC-390

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu (09/04), na Asa 2, em Anápolis (GO), a primeira aeronave multi-missão KC-390. O 1º GTT será o esquadrão de operadores KC-390.

A aeronave, resultado de uma parceria entre a FAB e a Embraer, foi estabelecida como um novo padrão de aeronave para emprego militar no cenário mundial. O presidente da Embraer, Jackson Schneider, fez o ato formal de entregar o avião à FAB. O executivo destacou os resultados positivos da cooperação entre as duas instituições, que já dura mais de 50 anos. “Uma interação longa e proveitosa. Temos orgulho da Embraer, da Força Aérea e, acima de tudo, temos orgulho do Brasil ", afirmou.

O comandante da Força Aérea, tenente-general da Brigada Bermúdez, elogiou as capacidades operacionais da nova aeronave multi-missão. "Hoje, a FAB possui a maior aeronave militar produzida no Brasil, o KC-390. Representa um marco na excelência do processo da FAB e certamente impulsionará a Base de Defesa Industrial do Brasil", afirmou.

Capacidade operacional

A maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no hemisfério sul, o KC-390 é capaz de realizar transporte aéreo logístico, reabastecimento de vôo (REVO), evacuação, busca e salvamento aéreo, busca e resgate, ajuda humanitária e missões de combate a incêndio, entre outros.

O KC-390 foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, proporcionando mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. As primeiras unidades da nova aeronave multi-missão serão baseadas na asa 2 em Anápolis (GO). Segundo o comandante da ala 2, o coronel da aviação Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, o recebimento do novo vetor será um marco na FAB. “Este momento é um marco para a Força Aérea. O KC-390 nos dará maior velocidade, maior carga útil e maior alcance ", afirmou.




Segunda unidade da aeronave multi-missão KC-390 Millennium

A Força Aérea Brasileira recebeu (13/12) a segunda unidade da aeronave multi-missão KC-390 Millennium. A aeronave de registro FAB 2854 na asa 2, Organização Militar da FAB com sede em Anápolis (GO)

"Hoje, recebemos o segundo avião KC-390, FAB 2854. Com dois aviões, podemos acelerar o treinamento de nossos pilotos e mantenedores na operação do novo vetor.

É importante destacar o aumento da capacidade logística que teremos na Força Aérea com a ativação e operação das aeronaves KC-390 Millennium recebidas ", afirmou o tenente-coronel Ferraz.


SC-105 se junta ao pelotão FAB Pelican

A nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo SC-105, FAB 6551, ingressou oficialmente no 2º / 10º Grupo de Aviação, Pelicano Squadron. A cerimônia ocorreu no domingo (24/11), na ala 5, em Campo Grande (MS).

O FAB 6551 é a primeira aeronave do projeto entregue com o sistema de reabastecimento em voo, o que permitirá que seja reabastecido em pleno voo e amplie sua capacidade operacional.

E-99M

A aeronave E-99M fez, nesta sexta-feira (16/08), em Gavião Peixoto (SP), o primeiro vôo após o processo de modernização iniciado pela Embraer. Este é um vôo experimental que marca a conclusão de outra etapa do projeto.

O E-99M será operado pelo Guardian Squadron (2º / 6º GAV) na asa 2 em Anápolis (GO). Segundo o comandante da esquadra, tenente-coronel aviador Felipe Francisco Espinha, o lucro operacional será relevante.

"A modernização permitirá uma melhor visualização do tráfego, captura mais informações, um aumento na capacidade de agir em um ambiente de guerra eletrônica, além de uma melhoria na coordenação de sistemas integrados", diz ele.



Missão

A aeronave E-99 é capaz de detectar alvos aéreos e transmitir informações de detecção para os centros de controle em terra. Além disso, realiza missões de controle de vôo e alarme, com a participação de aviões de combate em defesa aérea, vôos de busca e salvamento e vigilância e controle do espaço aéreo.
"O E-99M expandiu sua capacidade de integração com as novas plataformas da FAB, como o F-39 Gripen e o KC-390", conclui o coronel Wilson.


Míssil A-Darter de quinta geração

O míssil A-Darter de quinta geração acaba de passar na fase final de teste para certificação, que o preparará para a comercialização. Neste mês, testes decisivos e bem-sucedidos foram realizados na África do Sul, país que desenvolve o projeto em cooperação com o Brasil.

O sistema ar-ar A-Darter tem a capacidade de identificar autonomamente um alvo após o lançamento (LOAL); contramedidas eletrônicas (capazes de identificar e negar explosões); longo alcance para esta categoria de mísseis (8-12 km); e identificação e lançamento bem-sucedido de objetivos em uma posição relativa de 90 graus. Todas as versões demonstraram conformidade do produto com seus requisitos.


A missão técnica do projeto A-Darter foi concluída em 20 de novembro de 2019, a análise dos testes de queima de banco dos protótipos de motores de mísseis A-Darter desenvolvidos pela Avibras.

Foram realizadas 26 queimaduras bancárias dos protótipos, 10 dos quais relacionados à fase de desenvolvimento e 16 à fase de qualificação do motor. Ao final dessas 26 queimaduras, foi demonstrado que a Avibras, que representa a indústria nacional, é capaz de produzir motores de foguete compatíveis com os requisitos dos mísseis da categoria A-Darter, ou seja, mísseis de quinta geração. O resultado materializa o processo de transferência de tecnologia realizado durante o contrato de desenvolvimento do A-Darter com a Denel South Africa.


CONTINUA...
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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #842 em: Janeiro 07, 2020, 01:31:49 pm »
FX-2

A empresa sueca Saab entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro dos 36 caças Gripen comprados pelo governo brasileiro em 2014 para modernizar a frota da Força Aérea Brasileira. A cerimônia de entrega ocorreu nesta manhã (10/09), na cidade de Linköping, na Suécia, e contou com a presença do ministro da Defesa Fernando Azevedo, comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermúdez e as autoridades. Brasileiro e sueco.


Embora já esteja nas mãos da aeronáutica, o F-39 Gripen deve chegar ao Brasil até 2021, já que, a partir de hoje, o caça começa a passar pelo programa de testes na Suécia. Durante os próximos dois anos, a caçada será submetida a uma série de testes para provar que atende às expectativas contratuais. Um primeiro voo experimental ocorreu em agosto deste ano. Foi um vôo inaugural de aproximadamente uma hora que serviu aos engenheiros para avaliar o manuseio básico, o comportamento do lutador em diferentes altitudes e velocidades e a operação dos sistemas ativos.



O contrato inicial prevê um pagamento de 39,3 bilhões de coroas suecas (cerca de US $ 4.050 milhões a preços atuais) para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves e inclui um programa de transferência de tecnologia para permitir que a indústria aeroespacial brasileira domine o mercado. tecnologia e conhecimento necessários para manter e desenvolver o Gripen no Brasil no futuro.

Segundo a Saab, este foi "o maior negócio da história da empresa". Segundo a Saab, na prática, o programa de transferência de tecnologia começou em outubro de 2015, quando os 50 primeiros engenheiros brasileiros, funcionários das empresas associadas da Saab no Brasil, se mudaram para a Suécia para passar uma temporada de treinamento.


Projeto IFFM4BR

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) enviou a SAAB AB em Linköping (Suécia), entre 16 de dezembro de 2019, membros da equipe de desenvolvimento do Projeto IFFM4BR, que visa fornecer uma capacidade de classificação segura do IFF para as plataformas militares das Forças Armadas, incluindo os navios da Marinha do Brasil e as baterias antiaéreas do exército brasileiro. No entanto, a primeira plataforma capaz de operar o Sistema Nacional da IFF será o Gripen E / F, desenvolvido pela SAAB.

O protótipo testado na Suécia foi totalmente desenvolvido no IAE (São José dos Campos) usando a última geração de tecnologia de comunicação segura. Os resultados apresentados pela equipe brasileira foram muito acima do esperado e impressionaram os engenheiros da SAAB pela maturidade tecnológica apresentada. O IAE é estabelecido como a primeira instituição pública brasileira a desenvolver equipamentos aviônicos, que deve passar por uma rigorosa campanha de testes para receber um certificado de produto aeronáutico pelo IFI (Instituto de Coordenação e Desenvolvimento Industrial).


MICLA BR (míssil de cruzeiro de longo alcance)

A Força Aérea Brasileira confirmou o desenvolvimento do míssil de cruzeiro de longo alcance em associação com a Avibras durante uma sessão especial da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Congresso Nacional em Brasília (DF).

O MICLA-BR terá um alcance esperado de 300 quilômetros e pode ser lançado a partir de aviões e plataformas de superfície. O prazo para concluir este programa estratégico da Força Aérea não foi divulgado, mas sabe-se que está em andamento desde o final de 2018. Este míssil de cruzeiro aéreo terá um guia composto usando sinal GPS, sensor infravermelho e radar de rastreamento do solo.



Saab inaugura o simulador de desenvolvimento Gripen no Brasil

Em 25 de novembro, foi inaugurada a chamada S-Rig, abreviação de Systems-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento Gripen fora da Suécia, na Rede Gripen de Design e Desenvolvimento (GDDN), planta da Embraer em Gavião Peixoto, Estado de São Paulo. A implantação faz parte do programa de transferência de tecnologia do novo caça brasileiro, em parceria entre Saab, Embraer, Atech, AEL Sistemas e Força Aérea Brasileira (FAB).


A inauguração do S-Rig é um marco importante no Programa Gripen, pois confere ao GDDN maior autonomia para realizar mais projetos de desenvolvimento no Brasil. O simulador será usado para testes de desenvolvimento e verificação de sistemas, subsistemas e funcionalidades do Gripen no Brasil, especialmente sistemas desenvolvidos pelos parceiros Saab, Embraer, Atech e GDDN, mas também pode ser usado para testar a funcionalidade produzida em outros lugares por outras empresas. Parceiros brasileiros do programa. O S-Rig também apoiará as atividades do Gripen Flight Test Center (GFTC), que será instalado no GDDN em 2020.

“Ou o S-Rig é um simulador completo de uma aeronave que permitirá ao Brasil ou ter capacidade total para testar todos os sistemas Gripen. Ou o Brasil é o único país com essa capacidade para a Suíça. Esse é um grande diferencial para a indústria de defesa brasileira ”, diz Mikael Franzén, vice-presidente e chefe da unidade de negócios Gripen Brasil da Saab Aeronautics.

Torre de controle remoto de aeródromo

A Torre de Controle do Aeródromo Remoto entrou em operação na asa 12 em 18 de outubro deste ano, sendo a primeira da América Latina. A apresentação da nova estrutura ocorreu durante a cerimônia em referência ao Aviator Day e à Força Aérea Brasileira, realizada em Brasília (DF).


Com a Torre de Controle Remota de Aeródromo, a visão do Controlador de Tráfego Aéreo da torre convencional pode ser substituída por monitores de rastreamento que reproduzem imagens de um conjunto de câmeras localizadas perto da pista, o que dá ao agente de controle visualização completa

A estrutura instalada em Santa Cruz é composta por 16 câmeras fixas, duas delas com a tecnologia Pan Tilt Zoom (PTZ), a partir das quais é possível ampliar a imagem até 24 vezes, para focar em objetos localizados a quilômetros de distância. . As câmeras externas são interconectadas com 14 monitores de alta definição de 55 polegadas, que fornecem uma visão de 360 ​​graus da área a ser controlada.

As câmeras PTZ também podem rastrear automaticamente aviões ou bandos de pássaros e animais em pistas de taxi e pista de pouso, o que ajuda a reduzir o risco de colisão de animais selvagens. O sistema também permite rastrear pesquisas, bem como posições estratégicas como pontos de espera.

Projetos Estratégicos da FAB


Conclusão, além da aquisição de sistemas de armas de ponta pela FAB, a indústria aeroespacial brasileira também avançou significativamente no desenvolvimento, teste e conclusão de vários projetos estratégicos, como evidenciado pelas notícias anteriores.

Os principais projetos estratégicos continuaram avançando, dando à indústria aeroespacial brasileira por meio de centros de pesquisa e desenvolvimento acadêmicos como ITA, DCTA, IAE, IPEV e o robusto Parque Industrial Aeronáutico Nacional, com empresas poderosas como Embraer, Avibras, AEL, entre muitas outras que elas se refletem nas capacidades e tecnologias com um alto grau de independência tecnológica disponível para a Força Aérea Brasileira.

Citar
FONTES:

http://www.iae.cta.br/index.php/slideshow/616-queima-em-banco-do-missil-a-darter

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ger...imeiro-dos-36-cacas-gripen-comprados-para-fab

http://www.iae.cta.br/index.php/sli...-do-projeto-iff-nacional-superam-expectativas

https://www.infodefensa.com/latam/2019/10/02/noticia-brasil-prueba-miclabr-avibras-tiger.html

https://www.aereo.jor.br/2019/11/25/saab-inaugura-simulador-de-desenvolvimento-do-gripen-no-brasil/
« Última modificação: Janeiro 07, 2020, 01:33:46 pm por Vitor Santos »
 

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« Responder #843 em: Janeiro 08, 2020, 11:50:31 am »
Militares da FAB participam do Exercício Silver Flag nos Estados Unidos

Treinamento possibilita uma visão mais ampla sobre a atuação operacional dos engenheiros em diferentes cenários de combate


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Militares da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) participaram, no período de 07 a 13 de dezembro, do Exercício Silver Flag na Base Aérea de Tyndall, na cidade de Panama City, Flórida, nos Estados Unidos da América. O Major Engenheiro Ricardo Miranda Cordovil e o Capitão Engenheiro Iran Rosa Xavier participaram como observadores, representando a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Exercício Silver Flag consiste em um treinamento organizado pelo Centro de Engenharia da Força Aérea dos Estados Unidos (Air Force Civil Engineer Center) para engenheiros da Força Aérea do país e Forças Aéreas aliadas que precisam operar em situações de contingência, tais como operações bélicas, de calamidade pública ou de desenvolvimento de bases desdobradas.

Foram realizados treinamentos práticos sobre comando e controle; combate a incêndio; gerenciamento e resposta a ataques químico, biológico, radiológico e nuclear; descontaminação de explosivos em pista de pouso; reparos rápidos em pavimentos; sinalização luminosa de emergência para aeródromo e barreira móvel de retenção de aeronaves.


“Participar de um treinamento como esse nos possibilita uma visão mais ampla sobre a atuação operacional dos engenheiros em diferentes cenários de combate. As estratégias e técnicas que identificamos aqui serão muito úteis para aperfeiçoar a Engenharia de Campanha no âmbito da FAB”, destacou o Major Engenheiro Cordovil.

No ano passado, militares da Força Aérea dos Estados Unidos visitaram a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) para compreender como os engenheiros da FAB atuam na construção de aeródromos em regiões isoladas e inóspitas do território nacional.


Foto: DIRINFRA
 

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« Responder #844 em: Fevereiro 16, 2020, 04:00:52 pm »
Os Mi-35 da FAB podem estar a Caminho de Benghazi


Publicação francesa Intelligence Online dá nota que os helicópteros AH-2 Sabre (Mi-35) podem estar sendo vendidos para a Líbia em uma operação triangular com os Emirados Árabes Unidos

Segundo a publicação francesa Intelligence Online, em informe datado, de 12FEV2020, está em negociação uma operação triangular para que as forças do General Khalifa Haftar (Libyan National Army), recebam um número não especificado dos helicópteros russos Mi-35 (AH-2 Sabre), operados pela Força Aérea Brasileira.


10 helicóteros de ataque AH-2 Sabre (MI-35) do Esquadrão Poti (2º/8º GAV), em 2015

A nota fala nos mais antigos, provavelmente pode ser os seis primeiros Mi-35, que vieram dos estoques da Federação Russa. As aeronaves foram recebidas para equilibrar a balança comercial entre os dois países, amplamente favorável ao Brasil pela exportação de commodities agrícolas. Foram recebidos em linhas gerais dois lotes de 6 helicópteros cada e são operados pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV), baseado em Porto Velho, Rondônia, pela nova denominação ALA6.

A operação seria conduzida pela Corporação russa  Rosoboronexport e financiada de forma generosa pelos Emirados Árabes.

O general rebelde tem adquirido grande lote de material militar na sua luta contra o rival Governo de Trípoli. Recentemente foi adquirida uma frota de drones chineses CH-4 da Força Aérea da Jordânia.

A negociação pode ser de interesse da FAB em se ver livre do Mi-35 que sofrem com um apoio logístico deficiente por parte da Rússia. E um custo operacional muito alto. Para os líbios e russos o interesse é que a parte de manutenimento da FAB é excelente o que possibilitaria coloca-los em capacidade operacional em curto espaço de tempo.

Porém, mesmo com uma disponibilidade operacional baixa, devido a crônica falta de peças, eles são os únicos helicópteros de ataque do Inventário Militar do Brasil.

Além da complexidade da concretização do negócio, visto as relações internacionais e comerciais envolvidas (Observar que os motores dos Mi-35 da FAB são produzidos pela Motor Simch da Ucrânia). A perda de uma plataforma como o Mi-35 (mesmo com a incerteza da disponibilidade), pode bloquear a negociação.

O governo brasileiro formalizou, em 13FEV2020, com a publicação no Diário Oficial, Acordo de Parceria Estratégica com os Emirados Árabes Unidos.

Este acordo prevê em vários artigos a possibilidade legal de abrigar uma negociação como esta anunciada pela publicação francesa.


O presidente Jair Bolsonaro e o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe de Abu Dhabi, concordaram em expandir o comércio entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos e ampliar parcerias envolvendo fundos de investimentos em setores como agronegócio, infraestrutura, energia e defesa, de acordo com declaração conjunta divulgada neste domingo. Os países assinaram acordos nos campos de inteligência artificial, meio ambiente, defesa, comércio e cooperação aduaneira. Outubro 2019

A alternativa de os helicópteros Mi-35, que forem repassados para o LNA  serem substituídos na FAB, por mais modernos, financiados pelos Emirados / Rússia é incerto nas atuais condições geopolíticas em especial da América Latina.

Nota DefesaNet

Na FAB os AH-2 Sabre realizam missões inéditas, graças a sua grande velocidade conseguem relizar interceptações de aeronave a baixa altura.

O Esquadrão Poti (2º/8º GAV) encerrou na quarta-feira (07OUT2015) o Exercício Operacional Zarabatana VI após 17 dias de atividades no estande de tiros do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV). Os militares empregaram pela primeira vez os armamentos reais míssil, canhão e foguete. A unidade aérea também realizou a manutenção operacional dos seus pilotos em todas as modalidades de emprego armado.

 :arrow:   http://www.defesanet.com.br/br_arabia/noticia/35777/Exclusivo-%E2%80%93-Os-Mi-35-da-FAB-podem-estar-a-Caminho-de-Benghazi/
 

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« Responder #845 em: Fevereiro 17, 2020, 01:24:16 pm »
Helicópteros Mi-35 da FAB não estão à venda


Citar
A publicação francesa Intelligence Online informou que os helicópteros AH-2 Sabre (Mi-35) estariam sendo vendidos para a Líbia em uma operação triangular com os Emirados Árabes Unidos.

Os seis helicópteros Mi-35 mais antigos da FAB seriam destinados às forças do General Khalifa Haftar (Libyan National Army).

A operação seria conduzida pela agência russa Rosoboronexport e financiada pelos Emirados Árabes Unidos.

Os AH-2 Sabre são os primeiros helicópteros de ataque genuínos em operação nas Forças Armadas brasileiras e começaram a ser utilizados em 2009. Em novembro de 2014, o esquadrão recebeu os três últimos exemplares da sua frota de doze helicópteros.

Cada AH-2 conta com um canhão de 23 mm capaz de disparar até três mil tiros em um minuto. Para se ter uma ideia, cada tiro de 23mm causa o mesmo impacto de quase 100 tiros de uma arma calibre 7,62mm, como os fuzis utilizados por tropas no solo.

Com peso de 12 toneladas, os helicópteros têm blindagens em partes essenciais, como no tanque de combustível. A cabine dos pilotos, além de blindada, também é vedada para o caso de contaminação química ou biológica.

A possível venda foi negada ontem pelo brigadeiro Baptista Junior no Twitter:

:arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/02/17/helicopteros-mi-35-da-fab-nao-estao-a-venda/
 


 

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