Notícias da Força Aérea Brasileira

  • 905 Respostas
  • 248015 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 5208
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 352 vez(es)
  • +3365/-2510
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #900 em: Dezembro 13, 2020, 11:47:16 pm »
Força Aérea Brasileira recebe terceira aeronave SC-105


Citar
Cerimônia de entrega ocorreu em Sevilha, na Espanha

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no dia 09 de dezembro de 2020, a terceira aeronave Casa 295 (SC-105), produzida pela Airbus Espanha. A cerimônia de entrega, ocorrida em Sevilha, na Espanha, foi presida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, acompanhado do Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Madrid, Leandro Zenni Estevão, demais militares e funcionários da Airbus Espanha.


"Força Aérea Brasileira recebe um vetor estratégico que assegura a capacidade de realizar busca e salvamento em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados de responsabilidade do Estado brasileiro, ou ainda realizando missões de evacuação aeromédica, socorro em voo, e outras missões humanitárias em todo território nacional e na América do Sul”, enfatizou o Diretor-Geral do DECEA.

Assim, o Brasil, como estado signatário da Organização de Aviação Civil Internacional, cumpre plenamente as normas e recomendações no quesito de “Busca e Salvamento”.


Segundo o Major-Brigadeiro Valter Borges Malta, “com o mais novo SC-105 Amazonas SAR, as tripulações do Esquadrão Pelicano estarão, 24 horas por dia, sete dias da semana, nos 365 dias do ano, aptas a cumprir a missão de Controlar, Defender e Integrar o espaço aéreo sob a responsabilidade do Clique aqui para baixar a imagem originalBrasil”, destacou.

Configurada para a missão de Busca e Salvamento, a nova aeronave seguirá rumo ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano e contribuirá, sobremaneira, para a robustez operacional da Força Aérea Brasileira nas missões de Busca e Salvamento.


Fotos: COPAC
 :arrow: FAB
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 5208
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 352 vez(es)
  • +3365/-2510
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #901 em: Dezembro 15, 2020, 06:20:30 pm »
FAB vai receber o FAB2856, o quarto KC-390


Citar
Por Guilherme Wiltgen

A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá da Embraer, nos próximos dias, a quarta unidade do avião de transporte multimissão KC-390 Millennium.

O FAB2856 vai se juntar às outras três aeronaves já entregues, que se encontram na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).

 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/fab-vai-receber-o-fab2856-o-quarto-kc-390
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 5208
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 352 vez(es)
  • +3365/-2510
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #902 em: Dezembro 18, 2020, 07:21:32 pm »
Esquadrão Guardião recebe a segunda aeronave E-99 modernizada


Citar
A aeronave decolou de Gavião Peixoto nessa quinta-feira (17) e pousou na Ala 2, em Anápolis (GO)

A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira (17) na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) - Esquadrão Guardião. A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo Capitão Aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.

Clique aqui para baixar a imagem originalO Comandante do 2°/6° GAV ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião. “Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.

A aeronave

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

Fotos: Sargento Leandro/ Ala 2

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 5208
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 352 vez(es)
  • +3365/-2510
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #903 em: Dezembro 18, 2020, 07:38:41 pm »
FAB realiza Campanha de Ensaio em Voo com Link-BR2 embarcado no F-5M


Citar
Sistema permitirá a comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle

Um marco tecnológico para a Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta quarta-feira (16), a FAB realizou uma demonstração da Campanha de Ensaio em Voo do Sistema Link-BR2: projeto de desenvolvimento que vai ampliar a capacidade de comunicação das aeronaves. O evento ocorreu na Ala 3, em Canoas (RS).

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e a empresa AEL Sistemas apresentaram o desenvolvimento do Projeto Link-BR2 ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que estava acompanhado do Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e de outros Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa.

A aeronave F-5M, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, foi preparada com equipamentos e antenas para a instalação do sistema, que permitirá à FAB a comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle.


A comunicação pela qual o sistema é desenvolvido será realizada por meio de protocolo criptografado e com alto grau de segurança, proporcionando o compartilhamento de mensagens e outras aplicações operacionais, permitindo a ampliação da consciência situacional de todos os participantes da rede, no ar e no solo.

O Comandante da Aeronáutica comentou sobre a importância da implantação do Sistema para a FAB. “O Link-BR2 realmente vai ser um divisor de águas nas comunicações mais modernas, de dados e de voz, que muito contribuirá com os exercícios e operações que são realizados pelas nossas Forças: Marinha, Exército e Força Aérea”, informou.

De acordo com o Presidente da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, o Projeto Link-BR2 visa à comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle. "A realização da Campanha de Ensaios em Voo é uma etapa muito importante de todo o projeto, pois concretiza anos de trabalho e desenvolvimento de vários setores da FAB e da Empresa. O sistema Link-BR2 é uma realidade e, futuramente, estará embarcado nos caças F-39 Gripen que atualmente estão sendo desenvolvidos na Suécia e no Brasil", destacou o Oficial-General.

O piloto de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Tenente-Coronel José Ricardo Drozdz, que pilotou o F-5M com o sistema embarcado nesta quarta-feira (16), explicou sobre os avanços trazidos pela nova tecnologia. “Para a Força Aérea, o sistema Link-BR2 trará um ganho operacional inigualável, visto que todas as aeronaves que estiverem no Teatro de Operações terão capacidade de receber informações e também enviar mensagens e dados para as estações de solo, de forma a aumentar a consciência situacional de todos os envolvidos nas operações”, disse.


Além da COPAC, o Projeto Link-BR2 conta com as gerências temáticas do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE); do Comando-Geral de Apoio (COMGAP); do Comando de Preparo (COMPREP); do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER); do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER); e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Visita às instalações da AEL

Antes do voo de demonstração, na manhã desta quarta-feira (16), a comitiva visitou as instalações da Empresa AEL Sistemas, em Porto Alegre, onde é desenvolvido o Projeto Link-BR2. Representantes das Forças Armadas conheceram de perto áreas de desenvolvimento e produção de aviônicos e sistemas, bem como assistiram à uma demonstração de interoperabilidade entre equipamentos de comunicação utilizados pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, a exemplo do Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa).

O Diretor de Programas da AEL Sistemas, Leonardo Martins Vegini, comentou sobre o evento. “A visita do Comando da Aeronáutica, juntamente com representantes do Ministério da Defesa, representa muito para a empresa AEL Sistemas, pois a gente pôde apresentar todos os desenvolvimentos que temos junto à Força Aérea, como o Gripen, o KC-390, o Link-BR2, as aeronaves remotamente pilotadas e a parte de comunicação. Então, foi algo muito relevante, que culminou com a demonstração em voo do sistema do Link-BR2, que trará muitas capacidades adicionais e operacionais para a Força Aérea Brasileira e que nos orgulha muito como brasileiros”, declarou.

Campanha de Ensaios em Voo

Após um extenso período de preparação e planejamento, no dia 1º de dezembro, na Ala 3, ocorreu o primeiro voo de uma aeronave da FAB como participante da Campanha de Ensaio em Voo do Projeto Link-BR2, marcando o seu início.



Durante o mês de novembro, equipes da FAB estiveram no Rio Grande do Sul a fim de verificar as fases de desenvolvimento do projeto e realizar as atividades preparatórias para o início da Campanha de Ensaios em Voo. O voo foi realizado por equipagem do IPEV que, em coordenação com a empresa e com representantes do COMPREP e COPAC, cumpriu as primeiras avaliações do sistema.

O Piloto de ensaio da FAB e Diretor do IPEV, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, realizou o primeiro voo no F-5M, com o sistema Link-BR2 embarcado. “A integração do sistema mostrou-se muito robusta, não havendo problemas de interferência com os sistemas já incorporados na aeronave F-5M. É uma grande satisfação poder voar pela primeira vez um sistema concebido por inúmeras pessoas da FAB, desenvolvido por empresa brasileira e que vai contribuir de forma definitiva para prover consciência situacional no Teatro de Operações e geral vantagem tática no combate aéreo”, destacou o Oficial.

A previsão é que o projeto seja finalizado em 2021. O mesmo sistema será aplicado no novo caça da FAB, o F-39 Gripen, e, de forma estratégica, nas demais aeronaves operacionais.

Texto: Tenente Flávia Rocha e Tenente Letícia Faria/CECOMSAER

Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 5208
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 352 vez(es)
  • +3365/-2510
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #904 em: Dezembro 18, 2020, 07:42:28 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 5208
  • Recebeu: 492 vez(es)
  • Enviou: 352 vez(es)
  • +3365/-2510
Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #905 em: Dezembro 21, 2020, 07:18:48 pm »
FAB recebe quarta aeronave KC-390 Millennium


Citar
Chegada na Ala 2, em Anápolis (GO), ocorreu neste sábado (19)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (19), o quarto avião de transporte multimissão KC-390 Millennium. Assim como as unidades já entregues, esta será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) - Esquadrão Zeus, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O FAB 2856 decolou da sede da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 12:40h, e pousou em sua nova casa às 13:55h.

“Recebemos, com grande satisfação, mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em um trabalho conjunto com os Grupos Acompanhamento e Controle (GAC), é responsável por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves e equipamentos. Nesse contexto, uma equipe de especialistas participou de todo o processo de recebimento da aeronave FAB 2856, nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, corroborando para o êxito alcançado e a entrega de mais um KC-390 para o Comando da Aeronáutica.

Para o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, receber mais uma aeronave coroa um esforço conjunto. "É o resultado do empenho de todas as Organizações envolvidas. É um momento de júbilo, pois sabemos da dedicação de muitos para a entrega dos aviões no calendário previsto. Esta aeronave certamente contribuirá ainda mais com ações voltadas para o apoio ao povo brasileiro”, declarou.


Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de Transporte Aéreo Logístico, movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves na missão de Assistência Humanitária à República do Líbano, em agosto deste ano.

KC-390 Millennium

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. O vetor exige menos inspeções e passa por manutenção sob demanda, combinando sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.

Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, este é mais um incremento naClique aqui para baixar a imagem original capacidade logística da Força Aérea. "Com a implantação e operação das aeronaves KC-390 Millennium, a Força Aérea amplia cada vez mais a sua gama de atuação", disse.

Em outubro de 2020, a aeronave recebeu da revista Aviation Week o prêmio Grand Laureate de Defesa. A premiação reconhece as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação Executiva.

Fotos: Maj Kosaka e SO Agacy / 1º GTT