Notícias da Marinha do Brasil

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1200 em: Maio 26, 2020, 07:25:41 pm »
Fragata Independência realiza exercício de tiro real no Líbano


Navio Capitânia da FTM-UNIFIL realiza exercício de tiro com a presença do HoM & Force Commander da UNIFIL

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Em 21 de maio, a Fragata “Independência”, Navio-Capitânia da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) realizou exercício de tiro real com o canhão de 4,5 pol e os canhões de 40mm. O evento contou com a presença do Comandante da Missão, o Major-General Stefano Del Col (Head of Mission & Force Commander – HoM/FC), além do Comandante da FTM-UNIFIL, Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salguerinho.

O exercício foi realizado durante a quinta patrulha do Navio Capitânia, em uma área específica para exercícios, próxima a Área Marítima de Operações, com o propósito de manter o nível de adestramento das equipes e manter a capacidade operativa dos sistemas e do armamento do navio.

Após o exercício, o Maj. Gen. Stefano Del Col visitou o Navio-Capitânia, percorrendo diversos compartimentos da Fragata “Independência”.

A FTM, único componente naval atualmente em operação em uma missão de manutenção de paz da Organização das Nações Unidas, tem como uma de suas tarefas assistir o Governo do Líbano na realização da Vigilância Marítima e nas atividades de Operação de Interdição Marítima, a fim de apoiar as Forças Armadas Libanesas no impedimento da entrada de armamento não autorizado no território do Líbano, por via marítima.

O Brasil assumiu o comando da Força-Tarefa há mais de nove anos, em fevereiro de 2011 e, a partir de novembro daquele mesmo ano, passou a enviar regularmente navios para atuarem como seu Capitânia.

Head of Mission & Force Commander observa o exercício do passadiço

 :arrow:  https://www.naval.com.br/blog/2020/05/26/fragata-independencia-realiza-exercicio-de-tiro-real-no-libano/
 

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P44

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1201 em: Junho 11, 2020, 05:50:29 pm »
11 JUNE 2020 00:00 GMT+0

Limited ice-going capabilities offer mission flexibility for Brazil's new submarine rescue ship
by Vinod Kumar CV

The Brazilian Navy’s new submarine rescue ship NSS Guillobel (ex-Adams Challenge) is able to operate in mild glacial temperatures, which will enable it to support some Antarctic missions, the service told Janes.


NSS Guillobel (ex- Adams Challenge ) (Brazilian Navy)

Unlike its predecessor, NSS Felinto Perry (K 11), the newly commissioned submarine rescue vessel has received a red-white paint scheme, demonstrating its ice-going capabilities.

A Brazilian Navy spokesperson told Janes on 5 June that certain features of the hull design as well as auxiliary machinery will enable the vessel to operate in mild glacial temperatures such as those recorded in the Antarctic summer. These limited features will offer some mission flexibility that will enable Guillobel to support the Brazilian Antarctic Program (PROANTAR) under specific conditions, the spokesperson said.

The materials used for the construction of the vessel enable operations in cold waters up to 5°C and in ambient shade temperatures as low as –10°C, which enabled the navy to adopt the red-white paint scheme that will increase the chances for the vessel to be used in Antarctic missions. The vessel is designed with the classification requirements for side-impact, has a flared bulbous bow, a transom stern, a round bilge hull, and a double plate skeg in the centreline aft.

NSS Guillobel was commissioned into service with the Brazilian Navy on 12 May. It was acquired by Brazil in October 2019 to support its new submarines being built under the PROSUB programme and to replace its existing submarine rescue vessel Felinto Perry. It was built by Spain’s Balenciaga Shipyard in 2009 and previously operated by Bahraini company Adams Offshore under the name Adams Challenge

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/limited-ice-going-capabilities-offer-mission-flexibility-for-brazils-new-submarine-rescue-ship
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1202 em: Julho 15, 2020, 02:58:24 am »
Marinha do Brasil recebe o segundo helicóptero UH-17 para missões antárticas


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A Marinha do Brasil recebeu em 10 de julho de 2020, a segunda aeronave Airbus Helicopter H135 no 1º Esquadrão Geral de Helicópteros de Emprego (HU-1). O helicóptero, número de série N7091, designação local UH-17, foi exibido durante um evento em 29 de agosto na Base Aérea Naval (BAN) São Pedro da Aldeia para marcar o 103º aniversário da Aviação Naval Brasileira. Referido como UH-17 pela marinha, o segundo de três helicópteros a serem entregues sob contrato a partir de 2019 apoiará o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que voa de navios que operam na região.

Os H135s estão substituindo os atuais AS355s de dois motores leves em serviço pela Marinha do Brasil. O helicóptero vem com duas opções de motores equipados com o FADEC, o Arrius 2B2plus da Safran Helicopter Engines e o 206B3 da Pratt & Whitney Canada, e está equipado com um rotor principal sem rolamentos, rotor de cauda encoberto Fenestron, modificações no software do motor e nova entrada de ar lateral. duas aeronaves, N-7090 e N-7091, possuem kits e equipamentos aeromédicos, enquanto as três unidades possuem um gancho de carga, um sistema de flutuação de emergência, um guincho e radar meteorológico. Eles apoiarão uma variedade de missões, como operações especiais, transporte de tropas e mercadorias, inspeção naval, busca e salvamento e evacuação médica. Os helicópteros estão equipados com um gancho de carga, sistema de flutuação de emergência e radar meteorológico;


O Airbus Helicopters H135 (Eurocopter EC135) é um helicóptero utilitário bimotor civil produzido pela Airbus Helicopters (anteriormente conhecido como Eurocopter). É capaz de voar sob as regras de vôo por instrumentos (IFR) e é equipado com um sistema de controle automático de vôo digital (AFCS). Primeiro vôo em 15 de fevereiro de 1994, entrou em serviço em 1996 e 1.300 foram entregues até janeiro de 2018 para 300 operadoras em 60 países, acumulando mais de 4,5 milhões de horas de vôo. É usado principalmente para serviços médicos de emergência em helicópteros, em seguida, para transporte corporativo, aplicação da lei, treinamento eólico offshore e voo militar. Metade deles estão na Europa e um quarto na América do Norte.

O EC135 é um helicóptero bimotor. Como alternativa, ele pode ser alimentado por um par de motores Turbomeca Arrius 2B ou Pratt & Whitney Canada PW206B, dependendo da preferência do cliente (que fornece um T ou um P, respectivamente, no nome da variante). [3] [2] O rotor principal possui um design de compósito de fibra com quatro lâminas e dobradiças; melhorias progressivas no rotor principal aumentaram seu desempenho e reduziram os custos de manutenção desde a introdução do tipo. O novo modelo H135 pode ser equipado com um piloto automático de quatro eixos, incluído como parte do pacote de aviônicos Helionix; essa suíte oferece ao H135 um maior nível de semelhança com vários outros helicópteros produzidos pela Airbus Helicopters, incluindo o H145, H160 e H175.

 :arrow:  https://militaryleak.com/2020/07/13/brazilian-navy-receives-second-uh-17-helicopter-for-antarctic-missions/
 

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Turlu

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1203 em: Agosto 05, 2020, 10:15:59 am »
« Última modificação: Agosto 05, 2020, 10:30:47 am por Turlu »
Com gente tola e toiros, paredes bem altas! - ditado popular da Ilha Terceira
 
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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1204 em: Agosto 05, 2020, 06:02:01 pm »
Fragata brasileira escapa de explosão no porto de Beirute


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Por Alexandre Galante

A fragata Independência – F44 da Marinha do Brasil ficava atracada rotineiramente no cais do porto de Beirute, no Líbano, ao lado do armazém que explodiu no final da tarde de ontem.

Por sorte, o navio brasileiro desatracou às 10h da manhã para mais uma missão da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) e a explosão ocorreu por volta das 18h.

O armazém continha 2.750 toneladas de nitrato de amônio (NH4NO3) que estava armazenado há seis anos.

O nitrato de amônio é um fertilizante químico e também é um componente de explosivos.

Morreram mais de 100 pessoas e mais de 4.000 ficaram feridas.

Equipes de resgate buscam nesta quarta-feira (5) mais de 100 desaparecidos, segundo a Cruz Vermelha libanesa.

Imagens de drones mostram que a explosão atingiu silos de trigo que ficavam no porto. Estimativas iniciais indicam que cerca de 85% dos grãos do país, que são majoritariamente importados, estavam armazenados nos armazéns que foram destruídos.

O governo do Líbano ordenou a prisão domiciliar de todos os funcionários do porto de Beirute, responsáveis por segurança e armazenamento desde 2014, até que sejam apuradas responsabilidades pelas duas explosões.


 :arrow:  https://www.naval.com.br/blog/2020/08/05/fragata-brasileira-escapa-de-explosao-no-porto-de-beirute/
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1205 em: Setembro 11, 2020, 04:31:57 pm »
Plano Estratégico da Marinha do Brasil – 2040


O Plano Estratégico da Marinha – 2040 apresenta os elementos conceituais e doutrinários de alto nível da Marinha do Brasil e respectivas Ações Estratégicas Navais que informam e consolidam o seu Plano Estratégico (PEM 2040).

O Capítulo 1 disserta o ambiente marítimo e fluvial, sua importância e conceitos político-estratégicos que salientam a contribuição desse ambiente para a sobrevivência e prosperidade do Brasil.

No Capítulo 2 constam as principais ameaças no mar e em águas interiores que poderão comprometer a Sobrevivência e a Prosperidade do Brasil.


Na sequência, o Capítulo 3 elabora um conceito estratégico marítimo-naval que fornecerá elementos para a atualização da Doutrina Militar Naval, do Planejamento de Forças e dos planos setoriais decorrentes.

No Capítulo 4 está o Mapa Estratégico da Marinha e respectivos Objetivos Navais, instrumento visual da orientação de alto nível, para que a Marinha, no cumprimento de sua Missão, alcance sua Visão de Futuro no horizonte de vinte anos (2020-2040). Por fim, o Capítulo 5 apresenta as Ações Estratégicas Navais decorrentes.

Clique na imagem abaixo para acessar o documento.:
 :arrow:   https://www.marinha.mil.br/sites/all/modules/pem_2040/book.html
 

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1206 em: Setembro 22, 2020, 10:11:38 am »
18 SEPTEMBER 2020

Brazilian Navy releases new 20-year plan
by Victor Barreira

The Brazilian Navy is looking to acquire medium-sized general-purpose helicopters and attack, anti-submarine (ASW) and reconnaissance helicopters according the recently released Brazilian Navy latest Strategic Plan, the Plano Estratégico da Marinha 2040 (PEM 2040).

The Strategic Plan which was publicly released on 10 September, calls for a host of other new measures to be implemented over the next 20 years.

For example, the navy wants to significantly increase research-and-development (R&D) to develop shipboard systems, such as communications, detection, navigation, and electronic warfare. The R&D increases are also meant to help boost the country's Defence Technological and Industrial Base (DTIB).

The navy also wants to achieve a minimum of 65% of ships and aircraft operational availability, update the service’s leadership organisational structure, create a cyber-warfare squadron, and bolster its satellite ability to intercept maritime communications, according to the plan.

The navy is now going to focus more heavily on operations in the Southern Atlantic Ocean, paying particular attention to threats such as piracy, illegal fishing, organised crimes, urban conflicts, natural resources dispute, cyber warfare, terrorism, the illegal access to knowledge, pandemics, natural disasters, and environmental issues, according to PEM 2040. The idea is to control the maritime access to Brazil.

The document, which does not describe exact schedules, also covers a range of modernisation projects that were previously planned or initiated but not yet effectively implemented or concluded such as acquiring mine-hunting ships, escort ships, aircraft carriers, a logistics support ship, coastal, and offshore patrol ships, Antarctic support ship, training ships, survey ships, unmanned aerial vehicles (UAVs), fighter jets, and lightweight training and utility helicopters; enlarge and modernise equipment of the Marines Corps; developing the Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP) and Míssil Antinavio Aéreo (MANAER) anti-ship missiles; and the local construction of the country’s first nuclear-powered submarine SN Álvaro Alberto.

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/brazilian-navy-releases-new-20-year-plan
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Vitor Santos

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Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Responder #1207 em: Outubro 08, 2020, 08:15:43 pm »
Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas participa de treinamento com helicópteros


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Brasília (DF), 08/10/2020 - Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica prosseguem o adestramento para o emprego de helicópteros em embarcações da Força Marítima. A atividade acontece entre os dias 5 e 9 de outubro, no Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”, que se encontra fundeado no litoral sul do Rio de Janeiro. O objetivo da missão é aprimorar o emprego conjunto e a interoperabilidade das Forças Armadas.

Nessa quarta-feira (7), o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, embarcou no navio, junto à comitiva, e ressaltou a importância das atividades executadas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica. “A integração das três Forças só se dá por intermédio de exercícios e operações conjuntas, de modo que nós identifiquemos quais são os aperfeiçoamentos que podemos realizar no futuro. Nós acreditamos que a entrega para o nosso País, para a sociedade brasileira, se faz por intermédio de estarmos sempre preparados para qualquer demanda. Acreditamos, ainda, que defender a Pátria é garantir a soberania nacional, e isso depende de Forças Armadas bem capacitadas”, concluiu. O Tenente-Brigadeiro do Ar também acompanhou os exercícios de qualificação realizados no PHM “Atlântico”, e parabenizou o trabalho desempenhado.

Fazem parte da comitiva do CEMCFA o General de Exército Luiz Dias Freitas, Comandante de Operações Terrestres (COTER), o Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante de Operações Navais, e o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA (CHOC).

De acordo com o Comandante de Operações Terrestres (COTER), a interoperabilidade entre as Forças Armadas é um fator importante: “Nós precisamos saber como as [Forças] coirmãs operam, para trabalharmos juntos. Esse exercício faz com que possamos potencializar os trabalhos uns dos outros”, disse.

O Comandante de Operações Navais ressaltou que a realização do adestramento conjunto é positiva para o setor operativo da Marinha. O Almirante de Esquadra ainda destacou a importância da missão para o País: “Essa atividade marca a preparação das Forças Armadas não só para a defesa da Pátria, mas, também, para estarmos prontos para contribuir no desenvolvimento do Brasil”, finalizou.

Operações Conjuntas

Cerca de 60 homens especializados em Operações Especiais participam do adestramento. Na terça-feira (6), pela primeira vez, as aeronaves HM-4 JAGUAR, do Exército, e a H-36 CARACAL, da Força Aérea, pousaram no PHM “Atlântico”. Nessa fase do exercício, os militares treinaram a “Qualificação de Pouso a Bordo”, que capacita os pilotos para aterrissarem as aeronaves no convés de voo. Uma vez qualificados, eles também podem ministrar instruções.

Na tarde de ontem (7), os militares realizaram o “Adestramento Conjunto de Emprego de Helicópteros na Infiltração de Forças de Operações Especiais”, que treina o processo de infiltração e retirada de homens por terra. Também foram executados o processo de infiltração por Fast Rope, em que os homens descem do helicóptero por uma corda, o “tiro de aeronave” e o “tiro de caçador na aeronave”.

Covid-19

Durante todo o período do exercício, têm sido observados os protocolos regulamentares de medidas profiláticas no combate à Covid-19, tais como: realização de teste em todos que estão a bordo, medição de temperatura, utilização de máscara de proteção, disponibilização de álcool gel 70% e higienização constante das áreas.

Por Laylla Santos
Fotos: Tenente-Coronel André e Soldado Igor Soares

 :arrow: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/noticias/chefe-do-estado-maior-conjunto-das-forcas-armadas-participa-de-treinamento-com-helicopteros






 

 

Acidente durante exercício de tiro entre Brasil e Argentina

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