dc a BrigMec na prática é o GCC, o BIMec e restantes unidade de apoio (todas elas com falta endémicas de pessoal de material).
Por isso mesmo é que não faz sentido continuar a existir como Brigada nos módulos actuais. Faz muito mais sentido haver uma Brigada Mista, com essa componente de lagartas inserida nela, do que sonhar com uma BrigMec bem composta, que dificilmente irá acontecer nos próximos 15/20 anos.
Manter a BrigMec enquanto unidade independente como se fosse uma verdadeira brigada, tem os seus custos, e leva a duplicação de valências sem necessidade. Antes prefiro investir numa força mista mais completa e capaz, do que manter 2 brigadas separadas, com limitações em ambas. Isto claro, num contexto em que há tanta coisa onde investir nas FA. Se tudo o resto estivesse despachado, a conversa seria outra.
Por isso, a substituição dos M-113 não dá para ser simplificada com a compra de 3/4 dezenas de IFVs, até porque a vinda de uns hipotéticos IFVs, sejam eles novos ou Bradleys usados, implica que o resto da brigada continue a ter como viaturas de apoio variantes do M-113, logo parte do problema mantém-se.
Portanto, eu em primeiro lugar, optava pelos Bradley em segunda-mão, e pela aquisição das variantes de Engenharia, Recuperação e Lança-Pontes dos Leo 2.
Depois, mediante uma fusão das duas brigadas, optava por uma destas opções:
-um lote adicional de Pandur II 8x8, ou em alternativa, Pandur EVO 6x6, particularmente nas variantes que faltam;
-Boxer 8x8, mais robusto e capaz que o Pandur. Podíamos inclusive optar pela variante PM com torre NEMO e até uma variante de 105mm, além das variantes expectáveis;
-pegando no tema "Macron", Griffon + Serval + Jaguar. Jaguar substituía definitivamente as V-150, Serval e Griffon complementavam os Pandur enquanto APCs, permitindo depois a conversão de um maior número de Pandur APC actuais, para variantes PM, VSHORAD, AC e IFV;
-por fim, teríamos a opção do novo ACV ou SuperAV. Isto permitia dar ao Exército, e Fuzileiros, uma viatura anfíbia dedicada, nas várias versões necessárias, acabando também por complementar os Pandur.
A opção mais barata é capaz de ser a compra de Pandur adicionais. Já a opção que oferece mais capacidades, a um preço ainda assim interessante, é capaz de ser o Boxer.