bom dia,
E verdade que oficialmente não existe nada sobre o Japão e os outros sobre o SAFE, mas existem acordos de cooperação militar assinados em 2024.
Provavelmente a Sra é uma jornalista da CNN ( bastante conceituada ), esta teorizar sobre o assunto com base, em informações recolhidas "off de record", e pelo facto Canada efetivamente ser um parceiro no Safe.
Eu quando vi o video (se não for produto de IA), que não passa de uma analise/exercício teórico sobre o assunto. Igual a tantos outros comentadores por ai fora.
Se for aos detalhes do canal está expresso que é anti-Trump e que contém IA.
O objectivo do vídeo é claramente propagandista e espalhar contra-informaçao. Ao contrário de vídeos de outros maluquinhos, o autor do vídeo esconde-se atrás de um modelo IA e o próprio
script foi feito por IA, repare que está constantemente a repetir o mesmo por palavras diferentes, no entanto a cada repetiçao adiciona mais um bocado de informaçao complementar; tudo isto acompanhado de palavras muito fortes como "catastrofico".
Estas sao as piores fake news, pois usam 50% de matéria factual e 50% de mentiras ou
wishful thinking mencionando fugas de informaçao ás quais apenas meios de comunicaçao reputados tiveram acesso; tudo misturado parece verdade e a forma como o vídeo é construído implantada essas ideias no visualizador.
Convém estar atento a estes vídeos,o Sivispacem no tópico
F-35A Lightning II na FAPcolocou um semelhante sobre a Lockheed estar em panico por o Canada tencionar adquirir o Gripen em vez de mais F-35, o que acredito que possa ser verdade. Porém o vídeo diz que o Brazil rejeitou o F-35, o que é mentira, pois o F-18 foi o concorrente americano do Programa F-X2. Também diz que a Chéquia rejeitou o F-35 em prol do Gripen, mas a verdade é que escolheu o F-35. Nos comentários é só ver a quantidade de Canadianos a quererem o Gripen e assim se manipula a opiniao pública.