Quanto é que custaria "modernizar" as linhas existentes, e criar novas ligações, que permitissem aos comboios atingir essas velocidades? É que este talvez seja um bom "meio termo", e as distâncias que envolvem Portugal-Espanha não são assim tão grandes para justificar um TGV. Além de que, nós sendo um país de vocação marítima, provavelmente ganhavamos mais em reforçar a nossa capacidade de transporte por esta via.
Vamos pegar só na linha mais importante do país e para vermos a complexidade dos problemas, a linha do norte que liga Lisboa ao Porto (336km de linha férrea):
- Grande parte destes troços de linha foram construídos à mais de 150 anos!!!!! (obviamente os carris não, mas os declives, afastamentos, estações bem no centro das localidades, etc);
- Só para ter uma ideia, deixo apenas 2 artigos, da wikipédia e de um adepto da Alta Velocidade, para tirar você mesmo as suas conclusões:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_Nortehttps://portugalferroviario.net/politicas/2019/09/08/alta-velocidade-em-portugal-ja/Actualmente você tem ou tinha 720 comboios por dia a percorrerem uma parte ou a totalidade da linha;
As linhas são duplas e apenas num pequeno troço são quadruplas;
As linhas são percorridas por comboios de mercadorias e comboios de passageiros, com apenas 1 linha em cada sentido (linha dupla, é bom recordar);
Existem muitos limites de velocidade ao longo da linha como pode comprovar e que vão desde os 50km/h aos 220Km/h:
- Limites de velocidades nos comboios convencionais:

- Limite de velocidade nos Alfa/Intercidades:

O TGV não permite declives superiores a 1,5%, quando a actual linha chega a ter declives de 3,5%, ou seja, mais pontes, túneis, aterros gigantescos........
O TGV exige afastamentos superiores entre linhas, devido à velocidade, já para não falar de que usa uma bitola incompatível com a actual
O que é que acho que deveria ser feito, em vez de gastarmos 20 milhões de € por km de linha de TGV, que mais nenhum comboio pode utilizar, mais valia quadruplicar as linhas, com um custo de apenas 5 milhões de € por km, aproveitando todas as locomotivas actuais e reforçando os serviços.
Caso contrário vamos quadruplicar a linha do norte, mas 2 das linhas só funcionam para o TGV (20 milhões €/km) e as outras 2 linhas para tudo o resto.
Vamos passar a ter 2 sistemas incompatíveis, quer no material circulante quer nas próprias linhas, uns ao lado dos outros!!!!!
A fazerem o TGV que seja apenas para ligar a Europa, especialmente mercadorias!!!!!!
Mas façam lá as contas e vejam os prós e contras de usar 2 sistemas incompatíveis ou 1 só sistema!