Uma corveta decente e uma fragata "multifunções" têm custos muito idênticos, não tendo a corveta a mesma capacidade "oceânica", que o nosso mar necessita - a chapa não é cara, é o resto e isso é igual.
Fragatas "MF", AAW se houvesse "cabedal", NPO... deste últimos 2 tipo "BAM" para irem ao Golfo da Guiné.
A corveta tem lógica para marinhas tipo Israel / mares fechados.
Vai-me desculpar mas há muitas marinhas que utilizam corvetas para patrulha oceanica, Brazil,china,korea do sul,india,indonesia e até a russia operam corvetas. E alem do mais, se não servem esse propósito para que razão as tinhamos antes!? É preferivél NPO´s completamente desarmados e sem capacidade de combate para a mesma função?
LM desculpa perguntar mas golfo da Guiné porquê
Na minha opinião o sistema Naval Corveta tem lógica também para quem ou não tem muito dinheiro, e/ou também tem limitações em termos de efectivos Navais para operar Navios de maior Porte/Guarnição podendo ao adquirir Navios tipo corveta ter mais navios com menos numero de pessoal.
É que as limitações que acabei de mencionar, por acaso, ou talvez não, encaixam-se muito bem no Perfil da nossa MdG, mas, como continuamos com a mania das grandezas em termos de aquisições de Fragatas e não só............... vamos acabar por
nem ter fragatas novas, nem em numero suficiente, nem equipadas como deve ser, nem outro meio naval, que mesmo com algumas limitações, as possa ir substituindo como unidadeas navais de combate de superficie, mas é a minha opinião de leigo na matéria apenas isso.
Alemanha, Marrocos, Suécia também as tem e de certeza que não é para Inglês ver no Mediterrâneo.
Assim houvesse vontade politica que á falta de melhor, se tivessemos algumas corvetas de 2000/2500 tons, com armamento e sensores adequados/actualizados, no inventário da nossa MdG era uma mais valia como complemento das numerosas e melhoradas Fragatas que vamos possuindo !
Mas é melhor irmo-nos preparando porque, a continuar com o plano de
Des-modernização que está a ser implementado para a nossa MdG, daqui a uns anos nem Fragatas nem Corvetas teremos, serão os NPO's os nossos maiores Navios de superficie no activo e aí sim vamos ter uma
excelentemente bem equipada Guarda Costeira Lusitana !!
Abraços