Deputados de todos os partidos entregam petição por um segundo referendo ao BrexitDeputados de todos os partidos, entregaram uma petição para ser feito um segundo referendo com mais de um milhão de assinaturas em Downing Street, residência oficial da primeira-ministra britânica.

Partidários de um segundo referendo sobre o ‘Brexit’, entre os quais deputados de todos os partidos, entregaram esta segunda-feira uma petição com mais de um milhão de assinaturas em Downing Street, residência oficial da primeira-ministra britânica.
“Queremos ter a certeza de que os britânicos têm uma palavra a dizer sobre as opções que se nos apresentam”, disse a deputada conservadora Justine Greening, citada pela agência France-Presse (AFP).
O partido conservador da primeira-ministra britânica exclui a opção de um segundo referendo e Theresa May tem defendido arduamente o acordo de divórcio negociado durante meses com a União Europeia.
O acordo, que deverá ser votado no parlamento a 11 de Dezembro, é rejeitado tanto por adeptos do ‘Brexit’, que consideram manter uma excessiva ligação entre Londres e Bruxelas, como pelos que se opõem à saída e preferiam ficar na União Europeia.
A campanha por um segundo referendo tem vindo a juntar partidários da esquerda e da direita.
Na presente segunda-feira, o líder dos Liberais Democratas, Vince Cable, a co-dirigente dos Verdes Caroline Lucas, o deputado trabalhista Chuka Umunna e Justine Greening entregaram juntos a petição.
“Quer tenham votado ‘ficar’ ou ‘sair’ (da União Europeia no referendo de junto de 2016 sobre o ‘Brexit’), ninguém votou nesta bagunça”, escreveu Chuka Umunna numa mensagem na rede social Twitter.
Ao entregar a petição em Downing Street, o deputado trabalhista manifestou-se “mais positivo e confiante do que nunca”.
Cerca de cem manifestantes anti-‘Brexit’ reuniram-se segunda-feira perto de Downing Street.
“Estou aqui pelos meus netos”, disse à AFP Glenys Rampley, 74 anos, que se manifesta todos os sábados porque considera “injusto que os jovens do país sejam privados das oportunidades que oferece a União Europeia”.
À mesma hora, perto do Parlamento, eurocépticos do grupo ‘Leave’ (‘sair’ em inglês), manifestavam-se a pouca distância de militantes anti-‘Brexit’, que agitavam bandeiras europeias.
Os deputados “devem ouvir as vozes dos 17,5 milhões que votaram pela saída da UE”, disse à AFP Harry Todd, do grupo ‘Leave means Leave’ (‘Sair significa sair’).
“Estão a tentar vender-nos um ‘Brexit’ que não é um ‘Brexit'”, lamentou, apelando a uma rutura mais forte com a UE.
https://observador.pt/2018/12/03/deputados-de-todos-os-partidos-entregam-peticao-por-um-segundo-referendo-ao-brexit/