Novidades da VDG...
https://www.facebook.com/share/1DQWMM2Hnr/
Os comentários dos otários do costume.

Sabe-se qual a fase seguinte? Parece que removeram muita cosia. O que vem a seguir?
Parece que os trabalhos preparatórios (desmontagem dos antigos sistemas SEWACO, remoção de mastros e cabos, etc. estão completos. A VdG está
despida

O programa visa modernizar completamente até dois navios, enquanto o terceiro poderá receber atualizações mais limitadas (por exemplo, para servir de navio de comando e treino).
Provavelmente a NRP Vasco da Gama, que passou por trabalhos preliminares de desmantelamento/preparações na doca seca será alvo de inspeções do casco/estrutura, manutenção e trabalhos preparatórios,? A seguir a instalação/pré-cablagem de sistemas (não requer condições secas), integração de atualizações, instalação no cais de equipamentos novos ou em armazém, testes de aceitação no porto e, possivelmente, testes de mar para sistemas básicos?
O navio regressará à doca seca por volta de maio para os principais trabalhos estruturais de modernização ao abrigo do contrato NSPA, como a instalação de novos sensores, interfaces de armas (por exemplo, integração do ESSM Block 2), melhorias de ASW e revisões do sistema de combate.
Note-se que o programa enfrentou atrasos (por exemplo, a adjudicação do contrato não foi finalizada até meados de 2025, segundo os relatórios), e o calendário geral prevê a entrega do primeiro navio modernizado por volta de 2026-2027, com a segunda a seguir. Esta modernização das VdG é uma medida provisória para servir de ponte até que novas fragatas multifuncionais (recentemente selecionadas FREMM EVO) substituam a classe nos próximos anos.