Ainda relativamente à construção e prazos, ter em conta o seguinte.
Há dois estaleiros onde está previsto a construção de FREMM's. Muggiano e Riva Trigoso.
Com vários pontos de fabricação e montagem de blocos, bem como cais de aprontamento para vários navios em simultâneo.
Já quanto aos blocos, o seu fabrico tanto pode ser local, como noutros pontos de onde depois são transportados para a montagem.
Inclusivamente, poderemos ter blocos fabricados em Portugal, o que seria óptimo.
Para as FDI's gregas, por exemplo, foram fabricados alguns blocos na Grécia.
Por isso não é irrealista a possibilidade das fragatas portuguesas serem as construções 2, 3 e 4, e mesmo assim podermos contar com elas nos próximos 4 anos.
A primeira, que inclusivamente já terá nome, não me parece que seja para nós, até porque já estará num estado de fabrico tal que alterar para os requisitos portugueses seria complicado.
Até pode acontecer, porque não conheço bem as capacidades de ambos os estaleiros da Fincantieri, mas de certeza que se ocorrer (do que continuo a duvidar, porque não se passam a arranjar mais peças em todos os fornecedores de um momento para o outro, mas enfim… dou o benefício da dúvida) vai ser devido ao esforço da produção e não à substituição dos PPA na “linha de montagem”…
JohnM, não estou a dizer que vão parar PPA's para fazer FREMM.
O que suponho é que podem dar prioridade às nossas relativamente a locais de fabrico dos blocos e sobretudo montagem e aprestamento, caso ainda não tenham iniciado as PPA's nesses locais.
Que é o que me parece ser a realidade, se calhar já prevendo algumas vendas.
Repara que iniciaram apenas a primeira EVO.
E relativamente às PPA, têm uma em fase final de construção com entrega prevista em 2026.
Já das outras duas encomendadas, não há notícias de chapas, quilhas...
Ou seja, aparentam estar em banho maria ou na fila.
Nesse caso, é aí que podem entrar as nossas.
De qualquer das formas meu caro, são suposições, nada mais do que isso.
Para já não há informações seguras, pelo menos que eu tenha conhecimento.