Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 7520 Respostas
  • 1911834 Visualizações
*

tenente

• Investigador
  • 10943
  • Recebeu: 6487 vez(es)
  • Enviou: 5051 vez(es)
  • +8584/-2130
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7500 em: Hoje às 11:34:43 am »
A propósito dos helicópteros para as novas fragatas, a mesma fonte da Marinha que indicou serem as FREMM-EVO as escolhidas pelo ramo, adiantou também que existe o interesse na aquisição de "5 a 6 MH-60R 'Seahawk Romeo' em segunda-mão de stocks da U.S. Navy", tal como o Subsea7 já aqui noticiou antes e por várias vezes.

A Marinha continua apostada em utilizar os Super Lynx até 2035, coincidindo assim o seu phase-out com o das fragatas da classe Bartolomeu Dias. Ainda assim, o Super Lynx poderá/deverá ser usado também na futura PNM, LPD/LHD e eventualmente NPO3S. Caso as EPC forem avante, a Marinha deverá requerer mais alguns Seahawks.

As minhas fontes continuam a dizer que os Lynx continuam a dar problemas em catadupa. Vamos ver se aguentam até lá.

Saudações

P.S. Seahawk e as Freem Evo. Parece me bem. :G-beer2:

E o 5° e último Mk.95A lá continua num hangar em Yeovil (confirmado por spotters locais), sem se saber muito bem se algum dia será reentregue à Marinha ou não.  :-\

Uma completa vergonha estas intervencoes nos lynx.

Abraco

Ainda me custa a acreditar como é que deu um assomo de competência a estes gajos para escolherem as FREMM  c56x1 ::)

Uma decisao acertadissima, os meus parabens aos Responsaveis pela escolha !!

Agora pensa comigo um pouco..... eu nao acho descabido de todo se de acordo com o deslocamento, e dimensoes e armamento deste modelo de Navio a Marinha ah semelhanca da Franca, as classificasse como destroyers.

Depois das duas classes de contratorpedeiros que a Marinha possuiu, se voltasse a ter uma terceira serie de destroyers seria um espectaculo.

https://share.google/EzUGNza6Y1nYTHVMo

Abraco

« Última modificação: Hoje às 11:40:47 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar

*

LM

• Investigador
  • 3811
  • Recebeu: 1906 vez(es)
  • Enviou: 4840 vez(es)
  • +2790/-181
« Responder #7501 em: Hoje às 11:35:16 am »
De notar que a FREMM Evo em construção - 1ª da classe, vai ser um "protótipo" - tem como data de entrega 2029 (e a 2ª 2030, julgo)... vamos ter de esperar e, neste caso, é melhor pois do "protótipo" a uma versão já corrigida demora e... é aconselhável ou podemos ter problemas. Será que só a partir de +- 2034 as começamos a ter? 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7431
  • Recebeu: 8562 vez(es)
  • Enviou: 5811 vez(es)
  • +10231/-2955
« Responder #7502 em: Hoje às 11:43:06 am »
Noto um certo tom de autocrítica

https://x.com/Defence360/status/1996641530711593067

Por acaso comecei a notar desde anteontem no Twitter que certas contas francesas ligadas à Defesa parecem efetivamente dar como perdida a hipótese de fornecer a FDI a Portugal. Tanto que se começaram agora a concentrar no concurso sueco, cuja decisão estará a muito pouco tempo de ser conhecida.

https://www.defensenews.com/global/europe/2025/11/24/sweden-sees-frigate-decision-early-next-year-as-france-touts-2030-date/

Numa dessas contas, agora não sei precisar qual, alguém escreveu que Portugal fez muito bem em escolher as FREEM-EVO em vez de "corvetas melhoradas". Figas para que seja mesmo assim. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, tenente

*

saabGripen

• Investigador
  • 2097
  • Recebeu: 330 vez(es)
  • Enviou: 113 vez(es)
  • +1193/-2064
« Responder #7503 em: Hoje às 11:49:22 am »
A propósito dos helicópteros para as novas fragatas, a mesma fonte da Marinha que indicou serem as FREMM-EVO as escolhidas pelo ramo, adiantou também que existe o interesse na aquisição de "5 a 6 MH-60R 'Seahawk Romeo' em segunda-mão de stocks da U.S. Navy", tal como o Subsea7 já aqui noticiou antes e por várias vezes.

A Marinha continua apostada em utilizar os Super Lynx até 2035, coincidindo assim o seu phase-out com o das fragatas da classe Bartolomeu Dias. Ainda assim, o Super Lynx poderá/deverá ser usado também na futura PNM, LPD/LHD e eventualmente NPO3S. Caso as EPC forem avante, a Marinha deverá requerer mais alguns Seahawks.

As minhas fontes continuam a dizer que os Lynx continuam a dar problemas em catadupa. Vamos ver se aguentam até lá.

Saudações

E o 5° e último Mk.95A lá continua num hangar em Yeovil (confirmado por spotters locais), sem se saber muito bem se algum dia será reentregue à Marinha ou não.  :-\

Abraco

Ainda me custa a acreditar como é que deu um assomo de competência a estes gajos para escolherem as FREMM  c56x1 ::)

Agora pensa comigo um pouco..... eu nao acho descabido de todo se de acordo com o deslocamento, e dimensoes e armamento deste modelo de Navio a Marinha ah semelhanca da Franca, as classificasse como destroyers.

Depois das duas classes de contratorpedeiros que a Marinha possuiu, se voltasse a ter uma terceira serie de destroyers seria um espectaculo.

Abraco

A classificação Destroyer / Fragata depende da função e não do tamanho.
Tipo: proteger um Carrier Battle Group...?

Parece-me que se Portugal tivesse destroyers, a MG teria que criar o posto de Capitão de Destroyer, com o respectivo Curso de CdD e um salário mais alto.

E os foristas iam protestar o desperdício de dinheiro.

*

tenente

• Investigador
  • 10943
  • +8584/-2130
« Responder #7504 em: Hoje às 11:52:23 am »
De notar que a FREMM Evo em construção - 1ª da classe, vai ser um "protótipo" - tem como data de entrega 2029 (e a 2ª 2030, julgo)... vamos ter de esperar e, neste caso, é melhor pois do "protótipo" a uma versão já corrigida demora e... é aconselhável ou podemos ter problemas. Será que só a partir de +- 2034 as começamos a ter?

Se o contrato for assinado em 2026, o inicio da construcao pode acontecer em 2027, caso o estaleiro tenha capacidade o que permitiria  entregar a primeira fragata em 2030/31, e as restantes se possivel ate 2033.
E a minha opiniao e apenas isso.

Abraco
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

• Investigador
  • 10943
  • +8584/-2130
« Responder #7505 em: Hoje às 11:53:47 am »

Saudações

Abraco

Abraco

A classificação Destroyer / Fragata depende da função e não do tamanho.
Tipo: proteger um Carrier Battle Group...?

Parece-me que se Portugal tivesse destroyers, a MG teria que criar o posto de Capitão de Destroyer, com o respectivo Curso de CdD e um salário mais alto.

E os foristas iam protestar o desperdício de dinheiro.

CMG

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7431
  • +10231/-2955
« Responder #7506 em: Hoje às 11:54:31 am »

(...) A Fincantieri adiantou que "nos últimos três meses" manteve um "diálogo estreito" com a direção-geral de Armamento do Ministério da Defesa "para identificar a solução que melhor satisfaz as necessidades operacionais da Marinha Portuguesa", a fragata italiana FREMM EVO. De acordo com a empresa, o ramo militar solicitou a entrega de três fragatas "num curto espaço de tempo, incluindo formação, documentação técnica, peças sobressalentes e suporte completo ao longo do ciclo de vida". (...)

Tal como escreveu o LM, espero que não se caia na tentação de aceitar as 2 primeiras EVO que estão neste momento a ser construídas, caso a Fincantieri hipoteticamente as venha a propôr.
« Última modificação: Hoje às 12:01:41 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44

*

P44

• Investigador
  • 22184
  • Recebeu: 7854 vez(es)
  • Enviou: 8889 vez(es)
  • +8182/-13941
« Responder #7507 em: Hoje às 12:02:42 pm »
Acho que li que o Naval Group se comprometia a entregar as 3 FDI até 2030...

Edit
Foi este tweet do Drecas

Não me admirava que a Fincantieri nos quisesse empurrar as 2 primeiras EVO...

Agora tudo dependerá do que ficou realmente assinado
« Última modificação: Hoje às 12:06:22 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Lampuka

• Investigador
  • 1725
  • Recebeu: 724 vez(es)
  • Enviou: 737 vez(es)
  • +435/-2036
« Responder #7508 em: Hoje às 12:25:49 pm »
A escolha, aparentemente confirmada, da FREMM EVO, dará à Marinha e a Portugal um potencial de capacidades nunca antes existente.
Potencial, não mais do que isso.
O restante será necessário o poder político cumprir com a sua parte para que realmente se efetivem todas as capacidades disponíveis.
Estou curioso, muito, em perceber o que serão os investimentos paralelos relacionados, bem como o que poderá resultar na prática dos acordos assinados com os italianos,  que vejo como parceiros estratégicos adequados ao nosso país.
Todos gabam, e bem, a escolha.
E felicitam quem decidiu, porque finalmente parecem decisões acertadas.
Acho um pouco injusto, não para estes, mas para quem tomou anteriormente outras decisões não tão populares por aqui.
Decidir com 6B na mão não é o mesmo que conseguir convencer políticos a investir em defesa...
É "ligeiramente" mais fácil.
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7431
  • +10231/-2955
« Responder #7509 em: Hoje às 12:30:27 pm »
Acho que li que o Naval Group se comprometia a entregar as 3 FDI até 2030...

Edit
Foi este tweet do Drecas

Não me admirava que a Fincantieri nos quisesse empurrar as 2 primeiras EVO...

Agora tudo dependerá do que ficou realmente assinado

Foi o que o presidente do Naval Group adiantou ao Expresso, sim.

No entanto:

(...) A Fincantieri terá sido a única empresa que garantiu a entrega das três fragatas até 2030, uma exigência de Bruxelas, o que fez a firma italiana ganhar a corrida às fragatas francesas, construídas pelo Naval Group. Como contrapartida, será feito um investimento em equipamentos, infraestruturas e formação de pessoal para o Arsenal do Alfeite para assegurar a manutenção durante o ciclo de vida das novas fragatas. (...)

https://www.dn.pt/sociedade/portugal-escolhe-fragatas-italianas-fremm-evo-para-reforar-a-marinha
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

LM

• Investigador
  • 3811
  • +2790/-181
« Responder #7510 em: Hoje às 12:41:44 pm »
A pressa é inimiga da perfeição e neste caso... bastante; é que a FDI francesa completou os testes de mar e foi entregue à Marinha em Outubro (começou a ser construída em 2022) e a grega iniciou a 7 Julho os testes de mar - a FREEM Evo só em 2029 vai ter a protótipo em testes e, para incluírem as lições que aprenderem, leva o seu tempo e é necessário que as "nossas" já não estejam prontas.
« Última modificação: Hoje às 12:44:12 pm por LM »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24598
  • Recebeu: 4859 vez(es)
  • Enviou: 3408 vez(es)
  • +3956/-4726
« Responder #7511 em: Hoje às 12:51:33 pm »
Entre as versões que já se conhecem e a Evo, as principais diferenças são os novos radares, CMS de nova geração e a superestrutura modificada para albergar os mesmos. Ao nível da propulsão e casco presumo que sejam iguais.

« Última modificação: Hoje às 12:53:26 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

LM

• Investigador
  • 3811
  • +2790/-181
« Responder #7512 em: Hoje às 12:59:37 pm »
Concordo, o "perigo" do projecto era muito superior - desenho totalmente novo - nas FDI que na FREMM Evo.

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 593
  • Recebeu: 168 vez(es)
  • Enviou: 611 vez(es)
  • +198/-91
« Responder #7513 em: Hoje às 01:13:17 pm »
Estamos num momento bom, ter equipamentos capazes, protege os nossos marinheiros na sua função, algo que me é grato.
Realmente soa algo estranho ver todos estes elogios, mais que merecidos, neste forum de tantas criticas.
Mas deixe-mo-nos de tretas e parabéns aos membros do GT para as fragatas que terão feito um bom trabalho. Parabéns tb aos membros do governo que aceitaram as recomendações técnicas e que espero tenham feito um bom negócio de compra e contrapartidas. Que tenham, atuais e futuros, a presença de espirito de acompanhar e fazer cumprir todo o acordado.

A escolha, aparentemente confirmada, da FREMM EVO, dará à Marinha e a Portugal um potencial de capacidades nunca antes existente.
Potencial, não mais do que isso.
O restante será necessário o poder político cumprir com a sua parte para que realmente se efetivem todas as capacidades disponíveis.
Estou curioso, muito, em perceber o que serão os investimentos paralelos relacionados, bem como o que poderá resultar na prática dos acordos assinados com os italianos,  que vejo como parceiros estratégicos adequados ao nosso país.
Todos gabam, e bem, a escolha.
E felicitam quem decidiu, porque finalmente parecem decisões acertadas.
Acho um pouco injusto, não para estes, mas para quem tomou anteriormente outras decisões não tão populares por aqui.
Decidir com 6B na mão não é o mesmo que conseguir convencer políticos a investir em defesa...
É "ligeiramente" mais fácil.
« Última modificação: Hoje às 01:18:51 pm por Bubas »

*

Lampuka

• Investigador
  • 1725
  • Recebeu: 724 vez(es)
  • Enviou: 737 vez(es)
  • +435/-2036
« Responder #7514 em: Hoje às 01:21:30 pm »
A primeira EVO vai servir para ir acertando pormenores, o tal protótipo.
Já está em construção e na altura da assinatura do contrato, lá para Fevereiro (digo eu) deve estar bastante adiantada.
Acredito que a segunda já será para nós, corrigidos os erros e procedimentos até aí detetados, que não deverão ser muitos porque o casco a plataforma é muito similar ao modelo anterior.
Itália não tem urgência nas suas EVO. Ainda há poucas semanas recebeu a sua última FREMM.
Mas a primeira será certamente para eles, e estará em testes de mar em 2028.
Por isso poderão "dispensar" a segunda e seguintes.
Bem vistas as coisas, está a encaixar certinho...
Um pouco como as FDI, em que a primeira,  francesa, demorou mais e depois as gregas avançaram rapidamente.  E eram um projecto novo.
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Bubas