Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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LightningBolt

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6390 em: Novembro 13, 2025, 10:56:12 pm »
FTI da Naval, Fremm Evo, F110, PPA Evo, AH140, Meko A200/300.


obrigado. vou pesquisar mais sobre cada uma delas
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6391 em: Novembro 13, 2025, 11:14:39 pm »
Tem em conta as que cumpram "member states must participate in common procurements with at least one other participating country, such as another EU member state, Ukraine, or an EEA EFTA state like Norway, Liechtenstein, or Iceland."... e que tenham capacidades ASW  interessantes.
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6392 em: Novembro 14, 2025, 01:03:14 am »
Tem em conta as que cumpram "member states must participate in common procurements with at least one other participating country, such as another EU member state, Ukraine, or an EEA EFTA state like Norway, Liechtenstein, or Iceland."... e que tenham capacidades ASW  interessantes.

FDI, Type 26, Arrowhead 140 ou FREMM? A não ser que mais algum país vá comprar as Meko? As Type 26 provavelmente podem ser excluídas pelo preço..?
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6393 em: Novembro 14, 2025, 01:24:28 am »
Tem em conta as que cumpram "member states must participate in common procurements with at least one other participating country, such as another EU member state, Ukraine, or an EEA EFTA state like Norway, Liechtenstein, or Iceland."... e que tenham capacidades ASW  interessantes.

FDI, Type 26, Arrowhead 140 ou FREMM? A não ser que mais algum país vá comprar as Meko? As Type 26 provavelmente podem ser excluídas pelo preço..?
No caso das T26, além do preço, há a questão de que a linha de produção já está totalmente tomada até 2026 com a encomenda Norueguesa. São 13 fragatas, das quais as últimas 10 são para entregar em intervalos de 9-10 meses entre 2030 e 2036. E não dá para estender a produção porque a RN vai precisar do sucessor to T45 (o T83), que está previsto entrar ao serviço em 2038. Do RN a única opção realista é a versão ASW da AH140 e, se encomendássemos em 2026, podíamos ter a primeira em 2031…
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6394 em: Novembro 14, 2025, 01:48:06 am »
E as F110? Basta a Espanha ter encomendado, ou é preciso mais um país?  :conf:
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 01:55:12 am por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6395 em: Novembro 14, 2025, 06:38:40 am »
Acho que tinha ficado reduzido a FDI, F110 e FREMM EVO  ???
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6396 em: Novembro 14, 2025, 09:06:54 am »
Citar
Melo anunciou fragatas para a Marinha e os franceses da Naval Group vieram vender: tem até ao fim do mês para candidatura

Governo tem até ao fim do mês para candidatar navios a verbas europeias

Enquanto o ministro da Defesa, Nuno Melo, anunciava no Parlamento que “a aquisição de fragatas é cada vez mais uma fortíssima possibilidade, tendo em conta aquilo que são os alvos capacitários da NATO”, atracava na doca de Alcântara a mais moderna fragata da Marinha francesa. Aliás, Lisboa foi a escala ini­cial fora de França da “Amiral Ronarc’h”, a primeira Fragata de Defesa e Intervenção (FDI), de nova geração, entregue apenas há cerca de um mês à Armada gaulesa.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-13-melo-anunciou-fragatas-para-a-marinha-e-os-franceses-da-naval-group-vieram-vender-tem-ate-ao-fim-do-mes-para-candidatura-6eefb3e1
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6397 em: Novembro 14, 2025, 09:44:51 am »
Citar
Melo anunciou fragatas para a Marinha e os franceses da Naval Group vieram vender: tem até ao fim do mês para candidatura

Governo tem até ao fim do mês para candidatar navios a verbas europeias

Enquanto o ministro da Defesa, Nuno Melo, anunciava no Parlamento que “a aquisição de fragatas é cada vez mais uma fortíssima possibilidade, tendo em conta aquilo que são os alvos capacitários da NATO”, atracava na doca de Alcântara a mais moderna fragata da Marinha francesa. Aliás, Lisboa foi a escala ini­cial fora de França da “Amiral Ronarc’h”, a primeira Fragata de Defesa e Intervenção (FDI), de nova geração, entregue apenas há cerca de um mês à Armada gaulesa.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-13-melo-anunciou-fragatas-para-a-marinha-e-os-franceses-da-naval-group-vieram-vender-tem-ate-ao-fim-do-mes-para-candidatura-6eefb3e1

Construtores de fragatas devem ter começado a planear ações de marketing e pacotes de contrapartidas no verão quando Portugal entregou o esboço dos projetos a financiar pelo SAFE, esboço esse que deu origem ao "orçamento" de 5.8Bi. Dentro desse esboço estavam certamente as fragatas.

Gosto muito do que está a acontecer.
Está em linha com a politica anunciada pelo governo de exigir contrapartidas.

Não vejo forma de o governo abrir uma exceção para o F-35 para considerar que a contrapartida da LM é "stealth".
A LM vai ter que superar as contrapartidas dos outros.
Isso vai ser interessante de ver.
É assim que se fazem negócios.


 
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 09:46:20 am por saabGripen »
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6398 em: Novembro 14, 2025, 03:22:00 pm »
Confere?

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6399 em: Novembro 14, 2025, 04:33:34 pm »
Confere?



Bastante entusiasmado... quer dizer que vamos finalmente saber CASO sejam deste fabricante certo? ou no geral independentemente do fabricante para ter acesso às verbas europeias? não é clara a notícia... e a interpretação pode ser dúbia
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6400 em: Novembro 14, 2025, 05:00:47 pm »
O meu entendimento é que o governo tem que dizer até ao final do mês, quanto pretende gastar em fragatas, não qual o modelo que vai comprar… ainda muita àgua vai correr debaixo desta ponte… se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6401 em: Novembro 14, 2025, 05:09:05 pm »
Entretanto,  e a pedido dos meus amigos que gostam de usados, e tendo em conta que a solução até pode passar por novo do SAFE complementado por usado num pacote de contrapartidas,  o amigo Lampuka gastou 50 cêntimos no parquímetro e foi fotografar esta "bichinha", linda diga-se de passagem,  que está aqui em Ponta Delgada.

Supostamente a BRETAGNE.

3 FDI's e 3 destas...






João Pereira
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6402 em: Novembro 14, 2025, 05:18:04 pm »
Confere?



Bastante entusiasmado... quer dizer que vamos finalmente saber CASO sejam deste fabricante certo? ou no geral independentemente do fabricante para ter acesso às verbas europeias? não é clara a notícia... e a interpretação pode ser dúbia

Eu entendi que até ao fim do mês têm que apresentar qual o modelo escolhido
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6403 em: Novembro 14, 2025, 05:55:12 pm »
Lendo o artigo do Expresso, parece-me que o governo tem até ao final do mês para incluir as fragatas no programa (dá a entender que deverão ser até 3 Bi, já que fala em 2+1 fragatas) e depois o dinheiro tem que estar gasto até 2030. Isso, no meu entender, obriga a a uma decisão e assinatura de contrato em 2026 e entrega dos navios em 2030/31. Em termos das possíveis candidatas que eu referi acima, os prazos obrigam a que tenha que ser uma linha de produção ativa e o desvio de alguns dos navios do cliente original para Portugal. Basicamente, as T26 e ASWF são eliminadas, a T26 porque a BAe só conseguiria garantir entregas depois de 2030 (A RN precisa das primeiras três como de pão para a boca porque as T23 estão a cair de podres, e não vai desviá-las para PT), a segunda porque ainda não saiu do papel. Isso deixa as F-110, FDI, AH140, FREMM Evo e PPA Evo como alternativas para entregar pelo menos duas até 2030… vamos ver o que vais resultar daqui. Se estamos a falar de preponderância ASW, então as F-110 e FREMM Evo são as favoritas, mas parece que o Governo quer, e bem, incluir o Alfeite e inclusão de indústria português no pacote, portanto não sei… qualquer dos cinco modelos seria aceitável. se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…


 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6404 em: Novembro 14, 2025, 06:32:29 pm »
O meu entendimento é que o governo tem que dizer até ao final do mês, quanto pretende gastar em fragatas, não qual o modelo que vai comprar… ainda muita àgua vai correr debaixo desta ponte… se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…

Falou-se a qui que as Meko A2x0/ A300 eram as preferidas da Marinha, mas parece que não estão na corrida... ?   As type 26 podemos eliminar pelo preço e prazos de entrega..  ficamos com as AH130, FDI, FREMM e F110...  sendo as FREMM e FDI  :mrgreen: as mais prováveis se pensarmos bem nas quantias disponíveis do SAFE, no orçamento  e sabendo o que a casa gasta...
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