Claro que concordamos. 4 A200 + 2 A300, seria um ganho de capacidades brutal, para uma Marinha que passava de minimalista, para um bom nível de ambição.
A parte difícil é executar este plano, porque vai ser preciso o Governo chegar-se à frente com o dinheiro.
Agora a questão é, como fica a modernização das VdG, caso fosse este o rumo, e caso seja possível avançar com a compra de novas fragatas a curto prazo?
Começando a construir as A200 já em 2026, não compensava fazer a modernização das VdG (e o dinheiro seria canalizado para as novas).
PS: Mencionei que estes 6 navios, poderiam ter custos idênticos a 6 FDI.
Se cada FDI custasse em média 800M, seriam 4800M. Se cada A200 custasse 600M e cada A300 custasee 1200M, seriam igualmente 4800M...
Eu sinceramente acho muita esmola mas e se forem fitted for but no with?
Como as AH140 polacas? Eu sou sempre o mais optimista, mas olhando como estão as coisas fico para lá de desconfiado.
Epá, "como estão as coisas" na Europa, investir fortemente nas fragatas seria de esperar.
O problema é como estão as coisas por cá, que até agora o "aumento de investimento na Defesa" era apenas feito com compras Embraer e criatividade contabilística.
Agora claro, que a ideia apresentada soa a muita fruta. Mas pelo menos poderá ser um indício que dentro da Marinha existe finalmente um plano.
Obviamente que se é para comprar as A300 e virem FFBNW, mais vale comprar umas A210 totalmente equipadas.
Mas relativamente aos custos, existem maneiras de adquirir aqueles 6 navios, e em simultâneo "poupar algum" aqui e ali.
Com a função AAW/BMD a ser absorvida pelas A300, as A200 ficam bem servidas com 16 VLS (idealmente strike length, mas se não for não é o fim do mundo, com outros 8/16 FFBNW. E o próprio radar das A200 não precisa de ser topo de gama para AAW.
A nível de mísseis anti-navio, podes ter apenas 8 NSM nas A200. No último dos casos, podes ter os NSM apenas nas A300 e Harpoon Block II nas A200, temporariamente.
A nível dos CIWS, em vez de 2 RAM por navio, podes ter apenas 1 RAM e 1 Millenium Gun (mais barata).
O canhão principal de todos os navios podia ser de 76mm ao invés de 127mm.
Depois é a questão dos mísseis, cujo custo vai variar muito consoante as quantidades. Mas assim por alto, tem que haver quantidade suficiente para encher os lançadores todos de pelo menos 1 A300 e 3 A200 em simultâneo. Agora é fazer as contas...