Os batalhões de caçadores são uma cópia directa dos batalhões de "Green Jacket´s" Britânicos
Na altura das Guerras Napoleónicas surgiram formações deste tipo (infantaria ligeira armada de "rifles") por todos os exércitos europeus, com a notável excepção do francês, por oposição de Napoleão ao conceito (a batalha é decidida pelo movimento). Os Rifles britânicos não foram os primeiros e muito menos os únicos, embora o habitual bias anglo-saxónico nas abordagens mais comuns às Guerras Naps (mais visivel na Internet, mas então os livros de historia populares aqui no UK...**) faça passar a ideia que eram super-homens únicos (Sharpe...) Claro que o maior exemplo disto é a atenção desmedida dada a Wellington e ao teatro peninsular, especialmente se comparados com as campanhas de 1812 e 1813 na Russia e Alemanha.
Por outro lado, e porque este é um tópico interessante (já que agora honestamente não posso dizer o mesmo do resto do fórum... ) pode -se argumentar que a missão táctica dos Caçadores era diferente da dos Rifles. Se atentarmos na sua distribuição, por exemplo aquando da batalha de Salamanca, cada brigada de infantaria de linha portuguesa recebia 4 bats de inf de linha (2 regimentos) e um de Caçadores, enquanto que os Rifles estava quebrados em companhias individuais pelas brigadas inglesas. Assim, parece-me que enquanto os nossos Caçadores também cumpriam as missões mais clássicas de infantaria ligeira (cobertura da força principal em ordem aberta, liderar o ataque em terreno broken ), os Rifles ingleses dedicavam-se mais à funçao de sharpshooter, até porque os britanicos tinham outras unidades de inf ligeira (vestidas de vermelho e com Brown bess, como a infantaria de linha.)
Já agora, durante a Guerra de 1801 com Espanha ( a tal que foi concluida com a perda da terra de O. ) havia uma Legião de Tropas Ligeiras na frente da Beira Baixa, comandada pelo Marquês de Alorna, o que pode ser considerado a origem das tropas ligeiras em Portugal.
pois...a tipica e rigoroza organização tuga
obrgado por me tirares essa duvida
Isso acontecia em todos os exércitos da altura, portanto não há grandes razões para recriminações nacionais