Pode ser que o usem para adaptar e melhorar os cais da Base do Alfeite. Podem tb usar para criar as novas Bases, Algarve, Viana, Açores e Madeira...
Melhorar infra-estruturas que tem estado em verdadeira decadência o que tb dificultam a manutenção do efetivo que serve nas FA.
Não sei talvez...
Vale a pena mencionar de que existe uma parcela adicional de 1200 milhões para investimentos militares (Quadro 5.13. Finanças (PO04) — Despesas excecionais) que não existia no OE de 2025. Obviamente que não menciona onde é que estes investimentos vão ser feitos mas é sem dúvida uma melhoria em relação ao OE de 2025.
Uma pista onde pode ser gasto podes estar neste paragrafo:
"Neste âmbito, será promovida a modernização da defesa antiaérea nacional, no quadro da
iniciativa europeia European Sky Shield, com o objetivo de dotar o País de capacidades mais
robustas e tecnologicamente avançadas. Em paralelo, prosseguirá uma estratégia de
atratividade e retenção de pessoal nas Forças Armadas. Também apostaremos em projetos
de eficiência energética nas infraestruturas da defesa."
Bem apanhado, a alínea dos 1200M.
No entanto, não é de todo garantido que seja realmente gasto na Defesa, nem em quê.
Esses 1200M coincidem com o valor que teria sido necessário para atingir os 2%.
Se realmente vai ser gasto com a Defesa, em particular com defesa aérea através do ESSI, porque raio é que não são capazes de expor isso em público, para se saber do que se trata tamanho investimento, em vez de se mencionar constantemente os mesmos programas da LPM.
Não faço a menor ideia se a Madeira e os Açores têm a infraestrutura para basear em permanência NPOs e, em tempo de emergência, permitir pelo menos o reabastecimento de fragatas e submarinos, mas se não têm, deviam ser investimentos prioritários….