Despenhou-se avião do Museu do Ar

  • 12 Respostas
  • 5770 Visualizações
*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2508
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-42
Despenhou-se avião do Museu do Ar
« em: Dezembro 10, 2004, 01:50:22 pm »
Hoje, pouco depois do meio-dia, despenhou-se um avião Tiger, de treino, construído em Alverca nos anos 50. Pertencia ao Museu do Ar.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 9000
  • Recebeu: 777 vez(es)
  • Enviou: 1276 vez(es)
  • +704/-647
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 10, 2004, 02:01:15 pm »
:(

E o piloto, safou-se?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2508
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-42
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 10, 2004, 02:06:55 pm »
Citação de: "P44"
:(

E o piloto, safou-se?


Eram 2 os tripulantes. Um morreu e o outro está em estado grave, ficou encarcerado.
O avião era um biplano, com duas asas sobrepostas.
 

*

Nautilus

  • Membro
  • *
  • 119
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 10, 2004, 02:56:37 pm »
O avião era um De Havilland DH-82A Tiger Moth e era pilotado por dois pilotos do Museu do Ar segundo informações do relações publicas da base de Sintra.
"Que o país deixe de ter medo!"
Humberto Delgado

Cumprimentos
Nautilus
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 5510
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +585/-2
    • http://www.areamilitar.net
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 10, 2004, 03:20:29 pm »
Será isto?

http://www.emfa.pt/museu/aero7.htm

Ou será de facto isto:


fico na dúvida sobre se será um monomotor Tiger ou uma avioneta marca Tiger.

De qualquer forma, as máquinas até se podem reparar.
As vidas, é que não  :Soldado2:

Cumprimentos
 

*

Nautilus

  • Membro
  • *
  • 119
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Dezembro 10, 2004, 04:09:21 pm »
Citação de: "papatango"
Será isto?


http://www.emfa.pt/museu/aero7.htm

Afirmativo era mesmo esse biplano, eu ao ver as imagens na tv fico na duvida se não seria mesmo o 119.
Mas concordo consigo Papatango as maquinas e o menor dos males, mal é as vidas que se perdem.
"Que o país deixe de ter medo!"
Humberto Delgado

Cumprimentos
Nautilus
 

*

Nautilus

  • Membro
  • *
  • 119
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 10, 2004, 04:23:06 pm »
Citar
Sintra/Queda de avioneta: Aeronave fora inspeccionada em Novembro - Força Aérea

 
Azenhas do Mar, Sintra, 10 Dez (Lusa) - A aeronave que hoje caiu nas Azenhas do Mar, Sintra, causando um morto e um ferido grave, fora inspeccionada há cerca de três semanas e estava "como nova", disse o coronel da Força Aérea Carlos Barbosa.

"A aeronave estava como nova, tinha apenas uma hora e cinco minutos de voo desde a inspecção. Além disso, foi feita ainda uma outra inspecção, denominada de 360 graus, onde foram verificados todos os órgãos visíveis relacionados com o combustível, óleo e aparelhos móveis", sublinhou.

Carlos Barbosa explicou que se tratava de uma aeronave Tigermot, utilizada em 1952 para treino da Força Aérea, e que constituía um acervo vivo do Museu do Ar, mas estava em condições de voo, especialmente depois de uma grande inspecção realizada no passado dia 24 de Novembro.

O coronel acrescentou que a avioneta, que estava a fazer um voo de treino da Força Aérea, se despenhou a apenas 20 metros das casas, numa zona deserta de uma quinta, o que indica que "houve uma tentativa dos pilotos de colocarem a aeronave numa zona deserta".

Nenhuma aeronave voa abaixo do permitido, ou seja dos 500 pés sobre as zonas habitacionais, explicou.

No local do acidente estão a ser recolhidos todos os dados relativos aos destroços e um helicóptero Puma da Força Aérea está a tirar fotografias, que vão ser enviadas para uma comissão de investigação que irá apurar as causas do acidente.

Uma moradora, Conceição Massano, que viu a aeronave cair a pouco mais de 50 metros de casa, descreveu à Lusa a situação: "ouvi um estrondo muito grande e vim a correr, mas chegou logo uma ambulância chamada pelos trabalhadores de uma obra e logo a seguir os bombeiros de Colares".

Rui Cardoso, 70 anos, também assistiu ao acidente e contou como viu a avioneta despenhar-se.

"Vi a avioneta vir e até pensei: ai que vais tão baixinha.

Então fixei o olhar e vi ainda que ela estava a dar uma volta, logo a seguir caiu a pique", contou.

No local, estiveram bombeiros de Colares, Almoçageme, viaturas do INEM, Serviço Municipal de Protecção Civil e GNR.

JMG/HN.

Lusa/Fim

 
"Que o país deixe de ter medo!"
Humberto Delgado

Cumprimentos
Nautilus
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1257
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 10, 2004, 04:27:32 pm »
O avião foi de facto um Tiger Moth do museu do ar. Faleceu o Coronel PILAV Ramiro Manuel de Almeida Santos, comandante da BA1.
Encontra-se gravemente ferido o 2º comandante da BA1 o TCor. PILAV Antunes.

Paz à alma do Coronel Ramiro e os mais sinceros votos de melhoras para o TCor. Antunes.

É um dia muito triste.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 10, 2004, 04:47:29 pm »
:Soldado2:
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 578
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 10, 2004, 11:02:58 pm »
...
« Última modificação: Fevereiro 25, 2007, 05:25:42 am por NotePad »
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2450
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +14/-17
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 11, 2004, 03:21:53 pm »
:?
Devia-se era acabar com essa mania, de fazer "voar" velhos aviões, que gastem recursos financeiros e humanos a FAP e por fim se me lembro acabam por "cair" depois do T6 agora o TigerMoth

Por amor de deus parem!!!!!

Guardem essas linda velhas asas, em terra e não nos ares!!!!!!!!!!!
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Dezembro 11, 2004, 04:14:51 pm »
Coisas da vida... nao conheci o comandante da BASintra, mas sim seu filho Sérgio, colega e amigo de meus filhos, e que foi visita ocasional de minha casa em Bruxelas ha alguns anos atras.
Um meu   familiar proximo  e  grande amigo foi também das ultimas pessoas a ve-lo em vida, tomando cafe no bar da base de Sintra, minutos antes do voo fatal e lembra-se da  sua grande  relutancia  em  fazer aquele voo (normalmente nao seria ele e so foi por insistencia  de um amigo,... seria premoniçao? va-se la saber...).Ao que me dizem uma pessoa e um profissional excepcional...uma perda para a FAP e para todos nos...
Em circunstancias que serao certamente esclarecidas, espero... veio a cair, numa zona que conheço bem, entre casas de amigos e familiares de minha mulher...nao tenho palavras para definir o meu estado de espirito perante tudo isto.O seu funeral realizou-se hoje em Benfica.
 

*

snakeye25

  • Membro
  • *
  • 133
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Dezembro 12, 2004, 01:37:50 am »
Caro zezoca

Citação de: "zezoca"
Um meu   familiar proximo  e  grande amigo foi também das ultimas pessoas a ve-lo em vida, tomando cafe no bar da base de Sintra, minutos antes do voo fatal e lembra-se da  sua grande  relutancia  em  fazer aquele voo (normalmente nao seria ele e so foi por insistencia  de um amigo,... seria premoniçao? va-se la saber...).Ao que me dizem uma pessoa e um profissional excepcional...uma perda para a FAP e para todos nos...

O seu relato originou o seguinte comentário num fórum em que participo:

Citar
Citar
lembra-se da sua grande relutancia em fazer aquele voo (normalmente nao seria ele e so foi por insistencia de um amigo,... seria premoniçao? va-se la saber...).
Um Coronel, Comandante de uma Unidade, teria "grande relutância em fazer aquele voo"??? Ora que não o fizesse ou até o proibisse!!! Não creio que o voo em causa fizesse parte de alguma difícil missão Militar!
Certamente o que vai ficar no ar são perguntas para as quais nós, simples civis, nunca haveremos de receber as respostas
- Estava o COFA ciente e tinha aprovado o Plano de Voo desta aeronave?
- Estavam os pilotos a seguir um "Plano de Missão" e a cumprir as normas internacionais de Segurança de Voo?
- Como é que dois Oficiais Superiores se encontram a fazer voo baixo numa área residencial?
- Qual o critério usado para distribuição de missões e utilização das horas de voo disponíveis dos aviões do Museu do Ar?
- Será que os aviões do Museu do Ar estão a ser utilizados como se pertencessem a uma espécie de “Aeroclube FAP” onde tudo é permitido?

Por mais simpatia que tenha pelos tripulantes falecidos nos dois recentes acidentes com aviões do Museu do Ar e pelas suas famílias, não considero que tenham sido “azares” mas, muito pelo contrário, uma grande sorte que, por milagre, não tenham vitimado inocentes civis no solo.
O que penso ser imperdoável é que, pela segunda vez, aeronaves tripuladas por Oficiais Superiores da FAP, ao que tudo indica, se percam por violação das mais básicas normas de Segurança de Voo.
Um abraço,

André Carvalho
 

 

Museu da Força Aérea

Iniciado por antoninho

Respostas: 30
Visualizações: 10895
Última mensagem Outubro 31, 2012, 12:32:31 am
por Lightning
Caças interceptam avião monomotor suspeito

Iniciado por Tiger22

Respostas: 5
Visualizações: 2689
Última mensagem Julho 27, 2005, 09:55:57 am
por Benny
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por Marauder

Respostas: 27
Visualizações: 11888
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Que avião para o Atlântico?

Iniciado por papatango

Respostas: 45
Visualizações: 10974
Última mensagem Fevereiro 05, 2004, 09:36:51 pm
por filcharana