Foi voce que disse que as missões poderia ser feitas por outros aviões, aviões que custam isso.
Qual é o mal de ter um que só custa 2,5M€ para fazer essas missões?
Ah pronto, o Bubas inventou os 80M, porreiro.
Eu mencionei 2 aviões... que já temos em serviço, logo "não custam nada".
Tanto o 390 como o 295 podem ser configurados para transporte VIP.

Eu não disse que era mal nenhum os 2.5M gastos, tanto que eu não opinem sobre esse assunto.
Não falei em substituição de frota, alias a discussão é sobre os 2,5M€ gastos na recuperação do Falcon 900.
Um ano de leasing para as horas feitas em 2023 paga este Falcon 900
O nome do tópico é literalmente "Substituição dos Falcon 50"A discussão é sobre a frota, à qual eu acrescentei que (independentemente dos 2.5M, aos quais não fiz sequer menção), mais tarde ou mais cedo precisa de ser substituída.
A minha mensagem original foi escrita várias respostas mais tarde, face à citação que o Bubas publicou. Convém pegar no contexto todo das mensagens, e do tópico em geral.
Concorda com o valor gasto neste avião ou não concorda?
A concordância com o valor gasto ou não, depende de vários factores, entre eles a condição da aeronave.
Com a frota Falcon 50 a acusar a idade, os 2.5M do 900 podem ser vistos como uma boa solução "stop gap", tal como podem ser vistos como "despesismo" para adiar o inevitável.
O problema de adiar o inevitável, é que se a substituição dos Falcon todos for adiada para daqui a 10 anos, cai na mesma altura em que será necessário comprar caças e fragatas, ficando apertado em termos de orçamentos.