Substituição dos Falcon 50

  • 387 Respostas
  • 105417 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9833
  • Recebeu: 5029 vez(es)
  • Enviou: 845 vez(es)
  • +5364/-1096
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #345 em: Maio 15, 2025, 12:58:18 pm »
Concordo com esta ultima parte, sem duvida. Mas estar a reclamar de ter um Falcon 900B ao serviço do estado, tendo sofrido uma renovação, deverá ainda ter uns bons anos de serviço (10 anos?), por 2,5M€?? Não entendo.
Com valores (internet) de 7000$ hora para o leasing, isso paga o investimento em 120 viagens porto-lisboa. Se o avião voar 10 anos são 12 viagens ano.
No relatório anual de atividades de 2023 os dois falcon voaram cerca de 1000 horas. Ou seja este avião ficava mais barato que o leasing de um só ano. (500h/ano com um leasing de 5000€ hora).


Quanto às missões serem executadas por outros meios, concordo que seja uma possibilidade, aliás o múltiplo uso das aeronaves é algo que me parece lógico. Mas uma vez mais é um meio que custou 2,5M€ não 80M€.

Mas qual é a parte de "mais tarde ou mais cedo" que não ficou explicita? O que eu disse foi que mais tarde ou mais cedo será necessário substituir os Falcon (com os 50 a terem que ser substituídos bem antes do 900). É difícil fazer confusão...

Ninguém falou em 80M.

A única razão para se justificar que Portugal tenha aeronaves de transporte VIP é a missão de transporte de emergência. Para esta missão de nicho, um leasing podia fazer sentido. Não faz sentido pegar nos tais 2.5M, porque esse valor nada tem a ver com os custos de uma futura substituição da frota de Falcon.

A comparação seria custo do leasing vs custo de aquisição de 3 aeronaves novas.

Mas que MRTT a fazer transporte VIP!?!??!  Um A330 para transportar uma dúzia de pessoas?!

Ler a frase toda exige muito da cabecinha? Contextos não importam?

Obviamente que a hipotética utilização de um MRTT para transporte VIP, só aconteceria em casos muito raros que se justificasse uma aeronave maior.
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 314 vez(es)
  • +81/-50
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #346 em: Maio 15, 2025, 01:38:26 pm »
Concordo com esta ultima parte, sem duvida. Mas estar a reclamar de ter um Falcon 900B ao serviço do estado, tendo sofrido uma renovação, deverá ainda ter uns bons anos de serviço (10 anos?), por 2,5M€?? Não entendo.
Com valores (internet) de 7000$ hora para o leasing, isso paga o investimento em 120 viagens porto-lisboa. Se o avião voar 10 anos são 12 viagens ano.
No relatório anual de atividades de 2023 os dois falcon voaram cerca de 1000 horas. Ou seja este avião ficava mais barato que o leasing de um só ano. (500h/ano com um leasing de 5000€ hora).


Quanto às missões serem executadas por outros meios, concordo que seja uma possibilidade, aliás o múltiplo uso das aeronaves é algo que me parece lógico. Mas uma vez mais é um meio que custou 2,5M€ não 80M€.

Mas qual é a parte de "mais tarde ou mais cedo" que não ficou explicita? O que eu disse foi que mais tarde ou mais cedo será necessário substituir os Falcon (com os 50 a terem que ser substituídos bem antes do 900). É difícil fazer confusão...


Ninguém falou em 80M.

Foi voce que disse que as missões poderia ser feitas por outros aviões, aviões que custam isso.
Qual é o mal de ter um que só custa 2,5M€ para fazer essas missões?


A única razão para se justificar que Portugal tenha aeronaves de transporte VIP é a missão de transporte de emergência. Para esta missão de nicho, um leasing podia fazer sentido. Não faz sentido pegar nos tais 2.5M, porque esse valor nada tem a ver com os custos de uma futura substituição da frota de Falcon.

Não falei em substituição de frota, alias a discussão é sobre os 2,5M€ gastos na recuperação do Falcon 900.
Um ano de leasing para as horas feitas em 2023 paga este Falcon 900

A comparação seria custo do leasing vs custo de aquisição de 3 aeronaves novas.
Na sua discussão talvez.
Eu afirmei logo que concordava consigo sobre a substituição da frota. Embora concorde mais com "podemos adquirir 3 aeronaves base e 3 AEW, tudo do mesmo modelo, em que as 3 aeronaves base possam também ser configuradas para SIGINT", do que com o leasing, mas até esse...
Mas não era esse o assunto, o assunto é o dinheiro gasto na renovação do Falcon 900, e para esse assunto o leasing não tem jeito.
Concorda com o valor gasto neste avião ou não concorda?


O avião veio de graça, agora é só fazer um upgrade e fica como novo ! Não estou a ver o problema !

Claro, claro, veio de graça. Os milhões que estão a ser desnecessariamente gastos na sua recuperação é que não interessam absolutamente para nada.

E como se trata de um avião de fabrico francês, veio aqui imediatamente dar o seu bitaite. E porque não se este fórum está cheio de delegados de vendas, não é?  ::)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9833
  • Recebeu: 5029 vez(es)
  • Enviou: 845 vez(es)
  • +5364/-1096
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #347 em: Maio 15, 2025, 02:34:21 pm »
Foi voce que disse que as missões poderia ser feitas por outros aviões, aviões que custam isso.
Qual é o mal de ter um que só custa 2,5M€ para fazer essas missões?

Ah pronto, o Bubas inventou os 80M, porreiro.

Eu mencionei 2 aviões... que já temos em serviço, logo "não custam nada".
Tanto o 390 como o 295 podem ser configurados para transporte VIP.



Eu não disse que era mal nenhum os 2.5M gastos, tanto que eu não opinem sobre esse assunto.

Citar
Não falei em substituição de frota, alias a discussão é sobre os 2,5M€ gastos na recuperação do Falcon 900.
Um ano de leasing para as horas feitas em 2023 paga este Falcon 900

O nome do tópico é literalmente "Substituição dos Falcon 50"

A discussão é sobre a frota, à qual eu acrescentei que (independentemente dos 2.5M, aos quais não fiz sequer menção), mais tarde ou mais cedo precisa de ser substituída.

A minha mensagem original foi escrita várias respostas mais tarde, face à citação que o Bubas publicou. Convém pegar no contexto todo das mensagens, e do tópico em geral.

Citar
Concorda com o valor gasto neste avião ou não concorda?

A concordância com o valor gasto ou não, depende de vários factores, entre eles a condição da aeronave.

Com a frota Falcon 50 a acusar a idade, os 2.5M do 900 podem ser vistos como uma boa solução "stop gap", tal como podem ser vistos como "despesismo" para adiar o inevitável.

O problema de adiar o inevitável, é que se a substituição dos Falcon todos for adiada para daqui a 10 anos, cai na mesma altura em que será necessário comprar caças e fragatas, ficando apertado em termos de orçamentos.
 

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 907
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 575 vez(es)
  • +65/-7
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #348 em: Maio 19, 2025, 11:57:10 am »
Citar
FALCON – ALUGUER DE FERRAMENTAS PARA DESMONTAGEM DOS ESTABILIZADORES DO FALCON 50 N/C 17402   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   82.113,82 €   19-05-2025

Citar
EXCHANGE DE EQUIPAMENTOS DO SISTEMA DE OXIGÉNIO DA FROTA DA50   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   14.970,04 €   19-05-2025
 

*

PTWolf

  • Especialista
  • ****
  • 1067
  • Recebeu: 519 vez(es)
  • Enviou: 2913 vez(es)
  • +1355/-299
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #349 em: Maio 20, 2025, 11:47:31 am »
Os Falcon são um buraco negro de dinheiros publicos...
 

*

adsbAddict

  • Membro
  • *
  • 4
  • Recebeu: 11 vez(es)
  • +2/-0
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #350 em: Maio 20, 2025, 04:27:29 pm »
2025 21 May   12:00 WEST AFP29 Geneva (GVA/LSGG)   F900 (27404)    AFP,

parece que o F900 vai voar amanhã para Beja e volta a Geneva no mesmo dia. Será que já estará operacional ainda este mês? ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, wyldething, goncalobmartins, Nighthawk

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 209
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +19/-40
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #351 em: Maio 21, 2025, 09:00:59 am »
2025 21 May   12:00 WEST AFP29 Geneva (GVA/LSGG)   F900 (27404)    AFP,

parece que o F900 vai voar amanhã para Beja e volta a Geneva no mesmo dia. Será que já estará operacional ainda este mês? ;D

O C-130 n/c 16801 foi e veio ontem a Genebra, provavelmente relacionado com o mesmo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 907
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 575 vez(es)
  • +65/-7
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #352 em: Maio 21, 2025, 02:47:54 pm »
Citar
AQUISIÇÃO,DE MATERIAL DIVERSO À EMPRESA DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   739.191,91 €   21-05-2025
 

*

adsbAddict

  • Membro
  • *
  • 4
  • Recebeu: 11 vez(es)
  • +2/-0
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #353 em: Maio 21, 2025, 02:49:32 pm »
2025 21 May   12:00 WEST AFP29 Geneva (GVA/LSGG)   F900 (27404)    AFP,

parece que o F900 vai voar amanhã para Beja e volta a Geneva no mesmo dia. Será que já estará operacional ainda este mês? ;D

2025 22 May   AFP29 Beja (BYJ/LPBJ) 12:00 WEST Geneva (GVA/LSGG) 15:21 CEST F900 (27404)
O voo passou para amanhã. :o
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, goncalobmartins, Nighthawk

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 907
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 575 vez(es)
  • +65/-7
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #354 em: Maio 22, 2025, 12:28:48 pm »
2025 21 May   12:00 WEST AFP29 Geneva (GVA/LSGG)   F900 (27404)    AFP,

parece que o F900 vai voar amanhã para Beja e volta a Geneva no mesmo dia. Será que já estará operacional ainda este mês? ;D

2025 22 May   AFP29 Beja (BYJ/LPBJ) 12:00 WEST Geneva (GVA/LSGG) 15:21 CEST F900 (27404)
O voo passou para amanhã. :o

Aí vem o F900! #497C78

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6809
  • Recebeu: 7511 vez(es)
  • Enviou: 5096 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #355 em: Maio 22, 2025, 04:00:56 pm »
2025 21 May   12:00 WEST AFP29 Geneva (GVA/LSGG)   F900 (27404)    AFP,

parece que o F900 vai voar amanhã para Beja e volta a Geneva no mesmo dia. Será que já estará operacional ainda este mês? ;D

2025 22 May   AFP29 Beja (BYJ/LPBJ) 12:00 WEST Geneva (GVA/LSGG) 15:21 CEST F900 (27404)
O voo passou para amanhã. :o

Aí vem o F900! #497C78



Foi para Beja. Parece que amanhã regressa a Genebra.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 907
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 575 vez(es)
  • +65/-7
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #356 em: Maio 22, 2025, 09:59:02 pm »
2025 21 May   12:00 WEST AFP29 Geneva (GVA/LSGG)   F900 (27404)    AFP,

parece que o F900 vai voar amanhã para Beja e volta a Geneva no mesmo dia. Será que já estará operacional ainda este mês? ;D

2025 22 May   AFP29 Beja (BYJ/LPBJ) 12:00 WEST Geneva (GVA/LSGG) 15:21 CEST F900 (27404)
O voo passou para amanhã. :o

Aí vem o F900! #497C78



Foi para Beja. Parece que amanhã regressa a Genebra.

Penso que já tenha voltado...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6809
  • Recebeu: 7511 vez(es)
  • Enviou: 5096 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #357 em: Maio 23, 2025, 09:11:16 am »
Penso que já tenha voltado...

Foi curta a estadia, sim. Deverá regressar a Portugal em definitivo algures no mês que vem, pelo menos é o que se fala.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Hawk20

  • Membro
  • *
  • 26
  • Recebeu: 35 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +7/-1
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #358 em: Maio 23, 2025, 11:08:39 am »
Penso que já tenha voltado...

Foi curta a estadia, sim. Deverá regressar a Portugal em definitivo algures no mês que vem, pelo menos é o que se fala.
Vem esta tarde para Lisboa
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6809
  • Recebeu: 7511 vez(es)
  • Enviou: 5096 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #359 em: Maio 23, 2025, 01:05:46 pm »
Vem esta tarde para Lisboa

Mas em definitivo? A data que andava a circular era 6 de Junho.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)