Substituição dos Falcon 50

• 467 Respostas
  • 203314 Visualizações
*

MMaria

• Investigador
  • 1818
  • Recebeu: 254 vez(es)
  • Enviou: 383 vez(es)
  • +45/-3383
Eu não vim para explicar, eu vim para confundir
Chacrinha

*

dc

• Investigador
  • 10845
  • Recebeu: 5549 vez(es)
  • Enviou: 893 vez(es)
  • +5391/-1490
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #466 em: Março 10, 2026, 03:46:27 pm »
Não é devido aos modelos da Embraer não permitirem uma medida mínima (maca?) nas portas de acesso?

Apesar de eu continuar pensar que é pelos títulos em jornais "Aviões para Políticos custam X"...

Se a razão de não se comprar aeronaves deste género se prender pelos modelos da Embraer não terem a medida mínima necessária para portas de acesso, e ignora-se a existência de modelos concorrentes, seria grave.

Eu acho que é simplesmente uma questão de dinheiro. É certo que a ideia de gastar dinheiro em "aeronaves de transporte VIP" vai ser sempre tabu. Mas mais tarde ou mais cedo vai ser necessário adquirir algo.

Se calhar podia/devia ser escolhida uma aeronave que tivesse outras variantes, nomeadamente SIGINT, ou que pudesse ser facilmente adaptada a este tipo de missões, para justificar mais facilmente o investimento.

*

P44

• Investigador
  • 22781
  • Recebeu: 8187 vez(es)
  • Enviou: 9324 vez(es)
  • +8252/-14493
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #467 em: Março 10, 2026, 04:06:14 pm »
Diverso material para o sistema de armas Falcon   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   452.297,14 €   10-03-2026

Bom, como disse há mais de 30 anos o Toneca Guterres, "é fazer as contas":

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/pesquisa/?type=contratos&texto=Falcon&adjudicante=&adjudicataria=&tipo=0&tipocontrato=0&cpv=&aqinfo=&desdeprazoexecucao=&ateprazoexecucao=&sel_price=price_11&desdeprecocontrato=&ateprecocontrato=&desdeprecoefectivo=&ateprecoefectivo=&sel_date=date_11&desdedatacontrato=&atedatacontrato=&desdedatapublicacao=&atedatapublicacao=&desdedatafecho=&atedatafecho=&pais=0&distrito=0&concelho=0

Não deixa de ser curioso o facto de que para este dossier da suposta substituição da frota Falcon 50/900, a Embraer aparentemente não servirá ou contará, pelo menos até aos dias de hoje.  ::)

Mistério da Fé.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas