Isto é basicamente a Rússia a marcar território e a intimidar. A Turquia podia ter a tentação de atacar as forças de Assad quando as mesmas avançarem no terrenos contra as forças já bombardeadas pela aviação russa. Os Russos estão e mostrar que estão dispostos a tudo e desta forma coibir alguém de atacar Assad, americanos incluídos. O problema é que isto pode vir a correr muito mal. Como já tinha atrás alertado.
Além de russos e turcos serem bons amigos, de certeza que não se vão chatear porque ambos malham no ISIL ou no braço militar no PKK, ou alguém acredita que os turcos lá porque abateram uma ou outra aeronave Siria, andam a atacar o Assad? Quanto aos EUA, se usarem um caça como o F22 os Russos detectam-o e abatem-no como? O tempo do F117 e do Pai Natal já lá vai...
Na CNN um comentador americano comentava que os russos não se iriam atrever contra o poder de fogo dos F-16's Turcos. Esquece-se que os Su-30 são caças extremamente capazes e bastante mais manobráveis que o F-16.
No papel também o F35 é um grande caça. Em simulações os Typhhoon foram "arrasados" pelos Sukoi. Na realidade a o historial de caça do F16 nada tem a ver com a dos Sukoi 27/30 (é um perfeito Ko técnico), mas podemos obviamente acreditar que a "fina flor" da caça Russa nunca saiu da mãe pátria. Assim como que desde o Golfo os abates são todos BVR. O que me faz questionar onde andam os IL76 (A50) AEW, pois do outro lado da fronteira estes "jovens" vão controlando o espaço aéreo. Sendo assim e "lornas" à parte o que vai mandar se não existir azelhices não será as capacidades dogfight mas sobretudo os sistemas de controlo e a capacidade de misseis como o AIM120 ou R27. Isto a acontecer mais do que "algum engano", que entre as partes, sinceramente não me parece.
Cumprimentos
Mafets, nem tanto ao mar nem tanto à terra. É certo que a tecnologia ocidental é mais avançada que a russa, mas os caças da família Su-27, principalmente nas versões mais modernas, não estão, na minha opinião, abaixo das capacidades do F-16. Tanto quanto sei a Rússia não está assim tanto atrasada em mísseis anti-aéreo (ar-ar ou terra-ar).
E bem, exactamente pelo facto de a Turquia já ter abatido caças Sírios no passado, inclusivamente há relatos e alegações de o ter feito enquanto esses caças apesar de perto da fronteira estarem em espaço aéreo Sírio, que a Rússia poderá querer mostrar que agora o "dono" do ar é outro.
Hitler e Estaline a dada altura também eram muito amigos, e depois viu-se. Aqui não há amizades, há interesses, e os interesses podem mudar radicalmente com o alterar de circunstâncias.
Digo mais. A utilização de misseis cruzeiro para atacar posições na Síria por parte da marinha Russa, a partir do mar Cáspio e passando muito perto da Turquia, é na minha opinião mais uma maneira de a Rússia mostrar o seu potencial e capacidades. Mostrando a qualquer possível opositor que não estão a brincar.
Quanto à Turquia não ir atacar Assad... Não sei não, eu não seria tão categórico a negar essa possibilidade.