« Responder #3152 em: Setembro 22, 2016, 10:13:14 am »
http://www.naval.com.br/blog/2016/09/20/estreia-do-kuznetsov-em-combate-foi-adiada-para-novembro/ navio-aeródromo russo Admiral Kuznetsov está pronto para fazer sua estréia em combate no leste do Mediterrâneo. Isto deverá ocorrer em novembro de acordo com a mídia russa.
O navio estava originalmente programado para partir para a costa da Síria em outubro, mas a comissão foi adiada. Embora o governo russo não tenha afirmado o motivo do adiamento especula-se que uma das razões seria a provável falta de pilotos qualificados para operações embarcadas com asa fixa.
Treinamento
Analistas especializados em assuntos militares russos são unânimes em afirmar que o treinamento de pilotos é o elo mais fraco da aviação naval da Rússia. Mais até do que qualquer problema técnico com o navio ou com as aeronaves. Ao contrário da versão indiana do MiG-29K, que teve problemas técnicos em função de peças fabricadas na Ucrânia (incluindo o seu radar), o MiG-29KR o russo não parece ter sido impactado tão severamente.
“O principal problema no caso do MiG-29KR agora é a falta de pilotos treinados para operações embarcadas e não qualquer problema técnico”, disse o pesquisador Mikhail Barabanov, editor-chefe do Moscow Defense Brief , que é publicado pelo Centro para Análise de Estratégias e Tecnologias (CAST) na Rússia.
Mas a falta de pilotos treinados pode ir além do MiG-29KR. A ala aérea embarcada do Kuznetsov compreende dez Sukhoi Su-33 Flanker-D, caças de superioridade aérea, e quatro MiG-29KR. No entanto, não é claro se há aviadores suficientemente qualificados para operar as aeronaves a partir de um convoo. “Por que ninguém nunca pergunta quantos pilotos qualificados a Rússia realmente tem?”, Perguntou Mike Kofman, cientista especializado em assuntos militares russos do Center for Naval Analysis. “Aeronaves precisam de pilotos e outros equipamentos de apoio. Há 14 pilotos certificados a bordo Kuznetsov?”


Cumprimentos