Qual é a vossa opinião sobre o caso Rui Pinto?
Um tipo sem emprego que alega que vivia na Hungria comprando livros localmente e vendendo online os mesmos... sendo que agora se declara como desempregado.
Ao mesmo tempo lá ia fazendo "hacking" tendo então sido revelada a sua identidade pela primeira vez pela revista Sábado e desde então nunca mais teve sossego. Passou rapidamente no mês de julho de besta a bestial, com queda de acusações, proteção da PJ e ainda um juiz retirou as queixas que tinha apresentado contra ele, tudo em pouquíssimo tempo.
Não acham que a história cheira mal?
A minha parte favorita da história, é a de que o tipo fala 5 línguas diferentes... E depois, no julgamento na Hungria, mostram-no a precisar de um tradutor.
(Pois, então. Deu-se ao trabalho de aprender 5 línguas, mas estranhamente foi viver para um dos países onde não pode falar nenhuma delas... Ficamos então à espera de entrevistas feitas a ele, nas 5 línguas diferentes que ele diz falar.)
E, ir para um país da União Europeia e pensar que, desse modo, não vai ser apanhado pelas autoridades portuguesas - depois de andar a fazer colocações no Facebook (de onde facilmente se descobre o endereço IP de quem usa tal rede) a dizer "Venham-me apanhar!"...
Ou é estúpido, ou está a criar uma história para estúpidos ou desatentos.
(E, já que estou em dia de fazer revelações pessoais...)
Falando do que eu sei, pessoalmente, sobre este assunto,
Como pessoa que sempre gostou muito de computadores
(se querem provas disso, podem procurar por "Fernando Negro" nos vários fóruns de GNU/Linux na Internet - https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1120923 - ou mesmo ver como é que eu descobri quem é que andava, sorrateiramente, a eliminar comentários meus neste fórum: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=9302.msg229711#msg229711) e que, tal como toda a gente, sempre procurou relacionar-se com pessoas com as quais tenha interesses em comum, posso dizer-vos que,
Hackers a sério (no sentido que lhe dá o cidadão comum - de alguém que, não só percebe muito de computadores, como anda a fazer coisas que não deve "em linha") conheci eu, quando era novo - sendo um deles, até, o meu melhor amigo de adolescência.
E, do que conheci de hackers, posso dizer-vos que este tipo, com uma cabeça que faz lembrar um ouriço, não encaixa no perfil... Pois, do que conheci deste (verdadeiro) tipo de pessoas, duas características que estes (obrigatoriamente) têm são:
1) uma inteligência acima da média; e
2) serem pessoas obcecadas por computadores.
Ora, olhando para o sujeito com uma cabeça que faz lembrar um ouriço (i.e. lendo a sua linguagem corporal) vejo uma pessoa com uma inteligência mediana - daquelas que, erradamente, pensa que consegue enganar todos os outros.
E, a parte de ter tirado um curso de História, também não encaixa nada no perfil de um hacker. Pois, por norma, são eles pessoas que apenas estudam e/ou trabalham com computadores. E, o estar anos a fio a tirar um curso universitário que nada tem a ver com esta área, seria, na perspectiva de um hacker, imenso tempo perdido longe dos computadores de que tanto gosta...
"É preciso ter muita coragem, para fazer o que eu fiz!", disse o sujeito uma vez.
Claro. O que fez e o que ainda está a fazer...
Realmente, com as costas quentes da parte de uma importante figura política do Sistema (agora até com pretensões de ser a primeira mulher Presidente da República no nosso país) e de pessoas que trabalham para os média controlados (
https://thesignalsnetwork.org/about-us/),
É preciso ter mesmo muita coragem, estando-se a ser apoiado por parte do próprio poder estabelecido.
Se querem saber qual é a razão de ser do que eu acredito, profundamente, ser um enorme teatro, transcrevo aqui um breve "ponto 4" que
escrevi, há 10 anos, sobre a organização que deu início a este novo fenómeno das "leaks".
"Servir como pretexto para que os nossos governos comecem a controlar a informação disponível na Internet (ver isto)"
(Com a desculpa de que este é um meio inseguro, no qual pode ser exposta a vida privada das pessoas e ser também vazada outra informação que não deve ser do domínio público...)
Ou seja, do que eu leio e reflicto, concluo que,
O objectivo destas "leaks" controladas, é (tal como tem denunciado um ex-agente dos serviços secretos russos - https://web.archive.org/web/20110825234640/http://www.danielestulin.com/2011/06/21/el-objetivo-de-wikileaks-es-cerrar-internet-daniel-estulin-autor-de-desmontando-wikileaks/ - que anda a fazer denúncias que vocês nem imaginam) criar um pretexto para que os nossos governos comecem a controlar este excelente meio de divulgação da Informação, que é a Internet, para que as verdadeiras "leaks" (i.e. as que teriam real interesse e fossem danosas para o poder estabelecido) não ocorram no futuro.(E podia eu ainda elaborar sobre como, hoje em dia, é impossível fazer uma coisa destas, de andar a aceder a tanta documentação desta natureza na Internet, sem que as autoridades que vigiam mesmo muito a mesma não sejam, no mínimo, coniventes com tal acto... Mas, isso já seria algo que me poderia causar problemas. E, de qualquer modo, não é preciso ter "uma inteligência acima da média" para alguém se dar conta do muito sentido que faz a argumentação que aqui já deixei...)Fico então à espera de provas inequívocas de que este sujeito saiba sequer mexer num computador.