Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias

  • 485 Respostas
  • 106092 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 9717
  • Recebeu: 1034 vez(es)
  • Enviou: 1593 vez(es)
  • +989/-1111
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #480 em: Setembro 16, 2020, 10:17:48 am »
Encontrei estes desenhos na página de Facebook Lusitânia, Militária e História

Alguém confirma se Angola chegou a usar Fiat G-91 ex-FAP????


"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 6807
  • Recebeu: 2993 vez(es)
  • Enviou: 1561 vez(es)
  • +1549/-109
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #481 em: Setembro 16, 2020, 12:04:18 pm »
Encontrei estes desenhos na página de Facebook Lusitânia, Militária e História

Alguém confirma se Angola chegou a usar Fiat G-91 ex-FAP????




Envolvimento Operacional

Guiné-Bissau

Em Março de 1966, foram embarcados os oito FIAT G.91R/4 que iriam constituir a Esquadra 21 "Tigres" na Base Aérea n.º 12 em Bissalanca ex Guiné Portuguesa, a qual se tornou operacional em finais de Junho do mesmo ano. Regressaram a Portugal em 1974, após mais de 14 000 horas de voo em missões de combate, com um saldo de um piloto perdido e sete aeronaves abatidas:[13]

22 de Fevereiro de 1967 - Fiat G.91R/4 "5407", pilotado pelo Major Armando Augusto dos Santos Moreira (Comandante da Esq. 121). Devido à explosão prematura de uma bomba.

28 de Julho de 1968 - Fiat G.91R/4 "5411", pilotado pelo Tenente-coronel Francisco da Costa Gomes (Comandante do Grupo Operacional 1201), devido a disparos de arma de 12,7mm no lado de lá da zona de fronteira com a Guiné-Conakry.

25 de Março de 1973 - Fiat G.91R/4 "5413", pilotado pelo Tenente Miguel Cassola Cardoso Pessoa, abatido por um míssil SAM-7 "Grail".

28 de Março de 1973 - Fiat G.91R/4 "5419", pilotado pelo Tenente-coronel José Fernando de Almeida Brito (Comandante do Grupo Operacional 1201),[nota 9] abatido por um míssil SAM-7 "Grail".

1 de Setembro de 1973 - Fiat G.91R/4 "5416", pilotado pelo Capitão Carlos Augusto Wanzeller, devido a problemas mecânicos.

4 de Outubro de 1973 - Fiat G.91R/4 "5409", pilotado pelo Capitão Alberto Roxo da Cruz, devido a falha mecânica.

31 de Janeiro de 1974 - Fiat G.91R/4 "5437", pilotado pelo Tenente Victor Manuel Castro Gil, abatido por um míssil SAM-7 "Grail".[nota 10]

Moçambique

Entre Novembro de 1968 e Abril de 1960 ficam operacionais os oito primeiros Fiat G.91R/4 na Base Aérea Nº 10 (BA10) na Beira com destino ao Aeródromo Base Nº5 (AB5) em Tete integrados na recém formada Esquadra 502 "Jaguares", em Julho de 1970 chegam à Base Aérea Nº 10 (BA10) na Beira os primeiros dois de um total de oito (que chegarão faseados até ao final do ano), para integrar a Esquadra 702 "Escorpiões" criada em Setembro de 1970 e destinada a operar a partir do Aeródromo Base Nº5 (AB5) em Nacala. Ambas as esquadras usavam destacamentos em Nampula no Aeródromo de Manobra 52 (AM52), em Porto Amélia e no Aeródromo de Manobra 51 (AM51) em Mueda, para além de outros destacamentos não permanentes no Aeródromo Base Nº6 (AB6) Nova Freixo, Aeródromo de Manobra 61 (AM61) Vila Cabral.
A partir de 1973 as forças da Frelimo são equipadas com o míssil SAM-7 "Grail", o que obriga os pilotos portugueses a serem mais cautelosos no planeamento das missões. O único Fiat G.91R/4 perdido foi o 5429 da Esquadra 502, pilotado pelo Tenente Emílio Lourenço, devido à explosão prematura de uma das bombas que transportava.

Em 1974 após a mudança de regime político em Portugal os Fiat G.91 começam a abandonar Moçambique de regresso à Base Aérea N.º6 (BA6) no Montijo.[14][15]

Angola

De regresso a Portugal no final de 1974 alguns Fiat G.91R/4 oriundos das Esquadras 502 e 702 que operaram em Moçambique, foram desviados para Base Aéra N.º 9 (BA9) em Luanda, onde substituíram os F-84G Thunderjet na Esquadra 93 "Magníficos", antevendo uma possível guerra civil. Foram retirados em Janeiro do ano seguinte, tendo efectuado apenas uma missão de combate, contra forças que lutavam pela libertação do enclave de Cabinda.[15]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_G.91

Abraços
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3210
  • Recebeu: 1963 vez(es)
  • Enviou: 1257 vez(es)
  • +1586/-175
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #482 em: Setembro 16, 2020, 03:19:01 pm »
Encontrei estes desenhos na página de Facebook Lusitânia, Militária e História

Alguém confirma se Angola chegou a usar Fiat G-91 ex-FAP????




Já há alguns anos que estas ilustrações aparecem, porém não passam de pura fantasia revestida de muita estupidez. Nenhum Fiat serviu na então Força Aérea Popular de Angola, em princípio possivelmente só um ou outro T-6 e Alouette III. Os F-84G e PV-2 Harpoon estavam já inoperacionais e obsoletos a um canto na BA9, e os P2V-5 Neptune todos na BA6. ;)

À chegada à metrópole todas as células Fiat G.91R/4 foram contabilizadas, e a não ser aqueles que haviam sido derrubados em combate, que se encontravam nas OGMA em manutenção e os que voaram de Moçambique para Angola e integraram a Esquadra 93 "Magníficos" até ao início de 1975 (isto porque também desde 73 já não havia nenhum em Monte Real), estavam todos presentes. A seguir foram colocados na Esquadra 62 no Montijo, onde a partir de 1976 começaram a chegar da Luftwaffe os R/3 e bilugares T/3, Esquadra essa que em 1978 aquando da reorganização da FAP se tornaria na Esquadra 301 Jaguares. E é só isso, tudo o resto é treta.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6140
  • Recebeu: 1377 vez(es)
  • Enviou: 660 vez(es)
  • +1008/-175
« Última modificação: Setembro 16, 2020, 04:26:37 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 6807
  • Recebeu: 2993 vez(es)
  • Enviou: 1561 vez(es)
  • +1549/-109
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #484 em: Setembro 26, 2020, 07:09:57 pm »





Abraços
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 9586
  • Recebeu: 1153 vez(es)
  • Enviou: 2586 vez(es)
  • +168/-48
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #485 em: Outubro 14, 2020, 12:01:44 pm »
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

 

Equipa portuguesa que controlava o aerop. de Kabul regressa

Iniciado por PereiraMarques

Respostas: 4
Visualizações: 2951
Última mensagem Outubro 31, 2006, 07:46:01 pm
por Cabeça de Martelo
Acidentes na aviação militar portuguesa

Iniciado por mcalberto

Respostas: 0
Visualizações: 1506
Última mensagem Junho 28, 2016, 02:59:51 pm
por mcalberto
MOVIDO: História aeronáutica Portuguesa

Iniciado por Jorge Pereira

Respostas: 0
Visualizações: 304
Última mensagem Março 15, 2020, 10:57:26 am
por Jorge Pereira
História aeronáutica Portuguesa

Iniciado por UNMO1060

Respostas: 11
Visualizações: 912
Última mensagem Abril 17, 2020, 11:10:47 pm
por Lightning
Açores: radares de defesa aérea a partir de 2011

Iniciado por pmdavila

Respostas: 18
Visualizações: 9863
Última mensagem Maio 20, 2008, 04:09:50 pm
por Lancero