Fuzileiros da Armada Portuguesa

• 2524 Respostas
  • 1057111 Visualizações
*

PTWolf

• Investigador
  • 1594
  • Recebeu: 818 vez(es)
  • Enviou: 4022 vez(es)
  • +1459/-407
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2520 em: Fevereiro 22, 2026, 09:08:42 am »
Em Janeiro nem sequer se colocava isso. E ao preço do veículo australiano apresentado (75M de euros por 15 viaturas), é muito dinheiro.

É uma questão de ver em que situações é que faz realmente diferença ter este tipo de viatura ao invés de usar embarcações pequenas (Zebros e aquela lancha de desembarque pequena da MGP.

Depois disto, perceber se justifica o investimento, ou até mesmo a modernização das LARC existentes.

São 75M€ para o desenvolvimento do protótipo mais 15 viaturas. Dá menos de 5M por viatura. Dada a utilidade e se durar tanto como o geração anterior, então até acho barato.

Se mais paises decidirem fazer uma compra conjunta possivelmente o valor poderá ser ainda mais barato.

*

dc

• Investigador
  • 10782
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 887 vez(es)
  • +5388/-1471
« Responder #2521 em: Fevereiro 22, 2026, 02:27:26 pm »
5 milhões por viatura é caríssimo. Isso já é valor pago por alguns blindados, e não fica muito longe da verba de 8M que a MGP tinha alocada para cada NPC.

Estamos a falar de uma viatura logística, que acabaria a custar 10-20 vezes mais que uma viatura logística normal.

Se o veículo se tornasse mais barato, tipo 2M por viatura ou menos, ainda vá.

Não esquecer que para os Fuzos é necessário investir em várias coisas, e substituir as LARC ia acabar por competir com outros programas.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: yuwanko

*

sivispacem

• Investigador
  • 2078
  • Recebeu: 1264 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +625/-787
« Responder #2522 em: Fevereiro 22, 2026, 02:46:16 pm »
5 milhões por viatura é caríssimo. Isso já é valor pago por alguns blindados, e não fica muito longe da verba de 8M que a MGP tinha alocada para cada NPC.

Estamos a falar de uma viatura logística, que acabaria a custar 10-20 vezes mais que uma viatura logística normal.

Não esquecer que para os Fuzos é necessário investir em várias coisas, e substituir as LARC ia acabar por competir com outros programas.

Também acho que é uma roubalheira, muito provavelmente devido aos baixos números de produção. Produzir uma dúzia de unidades do que quer que seja não fica barato.

E depois até acho que há capacidade industrial em Portugal para fazer algo de muito semelhante. Aquilo é uma plataforma muito simples, é uma plataforma de camião com um casco envolvente e 2 hélices que permitem navegar em águas pouco revoltas.
A Jacinto se calhar conseguia fazer aquilo num instante....

Mas até nem acho que isso seja uma prioridade para os Fuzileiros. Muito mais interessante seria o ACV-P, que a preços de 2023 era pouco mais do que 5MM usd. E assim ficariam com um veiculo blindado (Stanag 3 de origem, creio) com capacidade anfíbia a sério, com maior capacidade de transporte, protecção, velocidade, etc, etc,
Cumprimentos,

*

yuwanko

• Perito
  • **
  • 561
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +182/-193
« Responder #2523 em: Fevereiro 22, 2026, 03:10:29 pm »

Também acho que é uma roubalheira, muito provavelmente devido aos baixos números de produção. Produzir uma dúzia de unidades do que quer que seja não fica barato.

E depois até acho que há capacidade industrial em Portugal para fazer algo de muito semelhante. Aquilo é uma plataforma muito simples, é uma plataforma de camião com um casco envolvente e 2 hélices que permitem navegar em águas pouco revoltas.
A Jacinto se calhar conseguia fazer aquilo num instante....

Mas até nem acho que isso seja uma prioridade para os Fuzileiros. Muito mais interessante seria o ACV-P, que a preços de 2023 era pouco mais do que 5MM usd. E assim ficariam com um veiculo blindado (Stanag 3 de origem, creio) com capacidade anfíbia a sério, com maior capacidade de transporte, protecção, velocidade, etc, etc,

Então aquelas lanchas do tempo capitão Iglo não servem?

*

dc

• Investigador
  • 10782
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 887 vez(es)
  • +5388/-1471
« Responder #2524 em: Fevereiro 22, 2026, 03:26:14 pm »
Em teoria deveriam servir, pelo menos para áreas onde haja profundidade suficiente para a hélice trabalhar.

Não sei é se haverá capacidade de as transportar rapidamente para as áreas onde fazem falta, por exemplo de camião, nem sei em que número é que temos essas lanchas.

As LARC muito provavelmente vão continuar a operar até darem o berro. Não sei até que ponto é que, olhando ao preço da solução australiana, não se poderia modernizar as nossas com novo motor, transmissão, etc.