Estou ainda a fazer uma comparação (lenta) dos três veículos. Mas devo dizer, pelo menos para já que acho que o PANDUR, não é assim tão inferior aos restantes.
Estamos a falar de um veículo 8x8 (PANDUR-II) e não da primeira versão 6x6.
Além do mais o AMV é mais moderno, e tem linhas mais bonitas. E quer se queira quer não, isso conta um bocado quando se faz uma análise relativamente superficial.
Um dos factores apontados em favor do AMV, por exemplo, é o sistema de morteiros AMOS (torre dupla) que parece muito Hi-Tech e modernaço. No entanto, não me parece que seja grandemente util, considerando o tipo de operações que se esperam. Ou seja, não vejo grande utilidade táctica da utilização de um veículo cuja vantagem é a possibilidade de saturar enormemente um alvo. A desvantagem é que as necessidades de munições são naturalmente maiores, o que implica um esforço também muito maior no reabastecimento, que é infelizmente (sempre foi) um enorme calcanhar de aquiles do exército.
O reabastecimento dos veículos M-113 equipados com morteiros em exercicios reais ...
O facto de quer o Piranha-III ou o PANDUR-II poderem ser montados em Portugal, é uma vantagem clara sobre o AMV.
A utilização dos 8x8 junto com os carros de combate, é algo que do ponto de vista táctico pode ser perigoso.
Não tenho conhecimento de que haja interesse em substituir os M-113 por veículos 8x8, pelo menos para já.
Acredito que os M-113 modernizados (limpos e pintados) deverão co-existir com os 8x8 que vierem a ser escolhidos.
A quantidade de 300veículos 8x8 mesmo assim, continua a ser relativamente reduzida para motorizar as unidades do exército.
De um exército, que lembrem-se, já não pode ser transportado em BERLIETS ou afins. A infantaria não blindada, é algo do passado. Nenhum país pode mais mandar infantaria para combater, enfiada num camião.
Enquanto Portugal tiver carros de combate principais, vulgo tanques, necessita de um veículo de transporte de infantaria (de preferência um veículo de combate de infantaría - VCI) que o acompanhe.
Os 8x8 não são uma boa ideia.
Todas as propostas parecem relativamente interessantes. Acho que o PIRANHA-IV sería mais interessante que o III.
Acho que tenho uma ligeira (muito ligeira) preferência pelo PANDUR.

Alguém tem a divisão por tipos de veículos necessários, segundo o concurso? Não sei o que fiz desta informação.
Quanto aos fuzileiros, estes veículos só são uteis para desembarque com lanchas, dado não serem capazes de suportar mar encapelado. Só com "mar-chão" é que é viável fazer um desembarque directamente desde um LPD. Em todos os outros casos, há que fazer um desembarque via lanchas.
De qualquer forma, naturalmente é melhor que um Chaimite. Destes veículos, espero que lhe ponham um pneu á frente, como nos Chaimite. Torna o veículo mais agressivo, e além do mais, transforma-se em protecção adicional contra RPG's, quando de frente.
Cumprimentos