Para nós ter metade do que temos operacional, em alguns casos era um luxo. Chegámos a ter apenas 1 fragata operacional das 5, temos 0 submarinos, a frota Leopard é o que é, e são N os exemplos onde a taxa de disponibilidade é terrível.
Nem dá para fazer paralelismos, porque uma coisa é ter uma taxa de disponibilidade de 50% em sistemas modernos e complexos, outra é ter essa taxa para material obsoleto e mais básico. É comparar Puma com M-113, M270 com M114, Patriot com bitubos, e por aí em diante.
O paralelismo acaba, quando eles têm que reforçar e operacionalizar capacidades existentes/previstas (já tendo em grande parte os meios necessários), enquanto nós temos que substituir cerca de 70% dos meios militares que possuímos, e edificar capacidades que ainda não temos.
O paralelismo também acaba quando eles vão demorar anos, para concluir projectos complexos e caros, enquanto nós demoramos anos a resolver coisas básicas, como munições para os F-16, uma encomenda maior dos VSHORAD escolhidos, modernização Pandur, novo míssil AT, etc.