ENP entregam Doca Flutuante
Quarta, 14 Novembro 2012 00:00
Largou de Peniche no passado dia 9 de Novembro, a caminho de Luanda, a Doca Flutuante C-986, cuja estrutura foi construida nos Estaleiros Zaliv, na Ucrânia, e cujo apresto e montagens finais decorreram nos ENP-Estaleiros Navais de Peniche. Trata-se de uma robusta construção em aço, com um deslocamento aproximado de 1.200 tons, que seguiu a reboque para Angola, onde vai ser entregue ao seu armador, a firma ENATIP–Empresa Nacional de Abastecimento Técnico Material da Indústria Pesqueira.
As caracteristicas principais desta Doca Flutuante são um comprimento total de 66 metros, boca exterior de 26 e um calado (leve) de 1 metro. A capacidade de elevação são cerca de 2.000 tons. Os equipamentos instalados incluem dois geradores de 350 KVA, bombas de lastro e de incêndio, hidróforos de água doce e salgada, compressores de ar, dois cabrestantes e duas gruas. Os serviços ( alojamento, copa / messe, oficina, armazém e sanitários) estão alojados em contentores de 40 e 20 pés. O valor deste contrato é da ordem dos 7 milhões de euros, representando o custo da aquisição do casco na Ucrânia cerca de metade deste valor.
As cerca de 4.000 milhas da viagem serão percorridas, a reboque, em cerca de quarenta dias. Assinala-se que toda a preparação logística desta operação de reboque foi responsabilidade de uma empresa de Peniche, a “Atlântida-Sociedade Abastecedora de Navios, Lda”.
A Revista de Marinha congratula-se com mais este contrato ganho pelos Estaleiros Navais de Peniche, que nos mostra que a construção naval, felizmente, ainda não acabou em Portugal. A capacidade exportadora e de inovação destes estaleiros merece certamente todo o apoio, designadamente no âmbito financeiro, permitindo novos e maiores empreendimentos, a bem da economia nacional