Sector Naval

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Lusitano89

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Re: Sector Naval
« Responder #255 em: Novembro 26, 2024, 02:52:44 pm »
Sede do 1º Centro de Excelência em Engenharia Oceânica de Portugal será no Porto


 
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Malagueta

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Re: Sector Naval
« Responder #256 em: Janeiro 16, 2025, 09:48:17 pm »
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/atlanticoline-concurso-para-construcao-de-dois-navios-eletricos-sem-propostas-admitidas

( continua a saga, destes senhores com os barcos, queriam fazer o mesmo que fizeram aos ENVC)

A Atlânticoline, empresa pública regional de transporte marítimo dos Açores, disse esta quinta-feira que o concurso para construção de dois navios elétricos ficou "sem propostas admitidas", mas mantém o compromisso de "permanecer atenta" a oportunidades de financiamento europeu.

"Terminou esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, o período de audiência prévia no seguimento do relatório preliminar emitido pelo júri do procedimento do concurso público internacional para a aquisição de dois navios elétricos, lançado pela Atlânticoline no passado dia 18 de novembro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência", indica a empresa em comunicado.

Segundo a Atlânticoline, no terceiro concurso lançado para o efeito, "verificou-se um aumento do número de interessados a consultar o caderno de encargos", mas foram submetidas apenas duas propostas.

"Após a análise do júri às propostas submetidas, verificou-se que estas não cumpriam os requisitos do caderno de encargos, o que levou à sua exclusão", refere a empresa.

A Atlânticoline lamenta o desfecho do processo, por considerar que "seria uma oportunidade valiosa para expandir a sua frota e melhorar a qualidade e oferta do serviço prestado".

"Esta teria sido ainda uma oportunidade de antecipar a necessidade que se verificará a médio prazo de substituição dos navios Cruzeiro do Canal e Cruzeiro das Ilhas, ainda que atualmente cumpram todos os requisitos de segurança e ofereçam todas as garantias de adequabilidade à operação, sendo certo que não é possível garantir a atual oferta anual de viagens sem recurso a esses navios", lê-se na nota.

A empresa pública regional de transporte marítimo dos Açores garante que "mantém o seu compromisso de permanecer atenta às oportunidades de financiamento europeu que possam surgir, empenhada em garantir as condições para cumprir a sua missão de assegurar um serviço de transporte marítimo de pessoas e veículos com fiabilidade e segurança, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região".

"Fomos informados hoje pela Atlânticoline que o terceiro concurso para os navios elétricos tinha sido votado ao insucesso. Portanto, não foram adjudicados os navios pela terceira vez. Já não podemos esperar mais, porque isso colocaria em risco a execução deste projeto atempadamente", disse hoje o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Duarte Freitas, durante uma conferência de imprensa realizada na Horta, ilha do Faial.

Duarte Freitas anunciou que a reprogramação de 75,6 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nos Açores vai dedicar 22,7 milhões à saúde e 41 milhões ao programa SOLENERGE, deixando de financiar os barcos elétricos.

A Atlânticoline lançou em novembro de 2024 um novo concurso público para a aquisição de dois navios elétricos, depois de o primeiro, lançado em janeiro, ter ficado deserto e de o segundo, lançado em abril, ter sido anulado.

Em 22 de novembro, o consórcio que venceu o concurso lançado para a construção daqueles navios, entretanto anulado, afirmou que o contrato não foi assinado porque a empresa pública não cumpriu com o prometido.

A Atlânticoline transporta anualmente quase meio milhão de passageiros e cerca de 30 mil viaturas, sobretudo entre as denominadas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), onde opera todo o ano, com recurso a quatro embarcações (dois navios e dois ferries).
 

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Cabeça de Martelo

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goldfinger

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Re: Sector Naval
« Responder #258 em: Março 10, 2025, 01:21:26 pm »
Citar
El 10 de marzo de 2025, un petrolero, MV Stena Immaculate (con bandera estadounidense), estalló en llamas después de ser golpeado por un buque portacontenedores, MV Solong (con bandera de Portugal), mientras estaba anclado frente al estuario de Humber, cerca de Hull, Yorkshire.

La colisión, que se registró a las 9:48 a. m., ha suscitado temores de un posible desastre ambiental debido al cargamento de petróleo y productos químicos que transportaba el petrolero. Ambos buques están ahora en llamas, lo que produce grandes columnas de humo negro y un infierno descontrolado.

Se está llevando a cabo una importante operación de rescate, coordinada por la Guardia Costera de Su Majestad, en la que participan helicópteros de búsqueda y rescate, botes salvavidas de Skegness, Bridlington, Mablethorpe y Cleethorpes, un avión de ala fija y embarcaciones cercanas con capacidad para combatir incendios.

También se han desplegado barcos especializados en extinción de incendios. El incidente continúa sin que se hayan confirmado heridos hasta el momento.



A España servir hasta morir
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Sector Naval
« Responder #259 em: Março 16, 2025, 07:52:15 pm »
Empresa que gere os estaleiros de Viana com 23 milhões de lucro, o maior dos últimos 15 anos

A Martifer, que gere os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, registou um lucro de 23 milhões de euros em 2024, um crescimento de 16,8% face ao ano anterior.

...

 :arrow: https://ominho.pt/empresa-que-gere-os-estaleiros-de-viana-com-23-milhoes-de-lucro-o-maior-dos-ultimos-15-anos/
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miguelbud

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Re: Sector Naval
« Responder #260 em: Março 16, 2025, 08:37:22 pm »
Fui ver o relatório, de onde esta notícia extraiu informaçao e encontrei isto relativo á carteira de encomendas para construçao naval:
INDÚSTRIA NAVAL - 485 M€

A carteira de encomendas no final de 2024
totalizava 485 milhões de euros.
PROJETOS EM DESTAQUE:
- Seis Navios Patrulha Oceânicos
- Navio de Cruzeiro de Luxo (Ryobi)
- Navio de Expedição Polar, World Seeker
- Navio de rio, MS Estrela
- Rabelo Manos do Douro


Nada mau para um estaleiro que há 15 anos estava falido e os trabalhadores jogavam á sueca para passar o tempo.
« Última modificação: Março 16, 2025, 08:38:44 pm por miguelbud »
 
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Re: Sector Naval
« Responder #261 em: Abril 03, 2025, 05:52:26 pm »
Um navio do IPMA conta com novos meios tecnológicos com capacidade para investigar o mar


 

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Viajante

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Re: Sector Naval
« Responder #262 em: Maio 12, 2025, 05:07:23 pm »
Barcos elétricos comprados para o Tejo são para navegar em lagos

Ligação fluvial entre o Seixal e o Cais de Sodré, Lisboa, continua envolta em polémicas. Autarquia denuncia supressões de horários.



Os dez barcos elétricos adquiridos em 2021 pelo Estado português, através da empresa Transtejo-Soflusa, para assegurar ligações fluviais entre as duas margens do Tejo, foram fabricados para navegar em lagos. E apenas três embarcações deste lote estão, presentemente, a assegurar a carreira entre Seixal e Cais de Sodré, em Lisboa, e, sabe o CM, outro catamarã (o Cegonha Branca), já sofreu mesmo danos graves no casco causados pelo embate contra um cais em dia de mau tempo.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/barcos-eletricos-comprados-para-o-tejo-sao-para-navegar-em-lagos

Seguramente é uma notícia plantada no timing certo, mas depois da compra dos navios eléctricos sem baterias (parece-me uma violação das contratações públicas, relacionada com o fraccionamento de despesa, já que os navios não conseguem funcionar sem as baterias!!!!!!!!), agora ficamos a saber que os navios foram desenhados para lagos!!!!!!!!
Já agora, sabem quem foi o ex-Ministro que deu o aval à compra?  :mrgreen:

Estamos entregues! O actual PM por razões éticas, nem devia concorrer a Primeiro-Ministro e o principal líder da oposição tem este currículo a somar ao Aeroporto que nem se deu ao trabalho de avisar o líder máximo do Governo, Gestão da TAP..........

Claro que ele agora está muito melhor, já que tudo isto passou-se à décadas  :mrgreen:
 
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LM

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Re: Sector Naval
« Responder #263 em: Maio 22, 2025, 08:57:10 am »
A indústria naval em Portugal tem uma história antiga. O setor é estratégico para o país e a nossa localização estratégica é uma vantagem. Mas há desafios. Vamos saber mais sobre a Indústria Naval, no próximo Sociedade Civil.

Ep. 97 - 21 mai. 2025 | temporada 21

https://www.rtp.pt/play/p14282/e851658/sociedade-civil
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Lightning

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Re: Sector Naval
« Responder #264 em: Julho 08, 2025, 08:05:20 am »
Cais para transporte de mercadorias pelo Tejo vai custar 11 milhões e tirar até 400 camiões de Lisboa – ECO https://share.google/1t0qRx56etGEafirk

Tejo vai ter barcaças com 100 contentores para ligar Lisboa a Castanheira do Ribatejo até 2026 – ECO https://share.google/HtFDeiYtXSqk6Efc6



PS: Imagino que seja algo como existe no rio Danúbio e Reno, acho boa ideia, parece-me que realmente vai ajudar a reduzir os camiões no centro de Lisboa.

« Última modificação: Julho 08, 2025, 08:11:00 am por Lightning »
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Sector Naval
« Responder #265 em: Julho 29, 2025, 05:48:05 pm »
Martifer na corrida à concessão dos estaleiros navais que estão nas mãos da Lisnave



Com Viana do Castelo a abarrotar, incluindo a construção de seis navios patrulha oceânicos para a Marinha Portuguesa, e o expressivo reforço do investimento de Portugal em Defesa à vista, o grupo de Oliveira de Frades posiciona-se para concorrer aos estaleiros da Mitrena.

...

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/martifer-na-corrida-a-concessao-dos-estaleiros-navais-que-estao-nas-maos-da-lisnave


Citar
Lisnave - Estaleiros Navais da Mitrena dedica-se à reparação e conversão de todos os tipos de navios bem como de plataformas para a atividade de offshore. Com uma localização geográfica ideal está na rota de todos os navios que cruzam o Atlântico e o Mediterrâneo e desfruta de excelentes condições climáticas. Desde 1 de janeiro de 2001 concentrou toda a sua atividade no estaleiro da Mitrena, que dispõe de seis docas com capacidade até 700.000dwt e de todo um conjunto de oficinas e serviços para responder às mais variadas solicitações dos armadores.
 

Doca nº 20 - 700 000 DWT com 420 m x 75 m

Doca nº 21 - 700 000 DWT com 450 m x 75 m

Doca nº 22 - 300 000 DWT com 350 m x 55 m

Doca nº 31 - 80 000 DWT com 280 m x 39 m

Doca nº 32 - 80 000 DWT com 280 m x 39 m

Doca nº 33 - 80 000 DWT com 280 m x 39 m

 

Equipamento de Elevação - 20 Guindastes (até 100t) e 1 Pórtico (de 500 t) sobre as Docas nº 20 e 21

O estaleiro ocupa uma área de 1 500 000 m2.

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Re: Sector Naval
« Responder #266 em: Hoje às 01:37:08 pm »
Martifer na corrida à concessão dos estaleiros navais que estão nas mãos da Lisnave



Com Viana do Castelo a abarrotar, incluindo a construção de seis navios patrulha oceânicos para a Marinha Portuguesa, e o expressivo reforço do investimento de Portugal em Defesa à vista, o grupo de Oliveira de Frades posiciona-se para concorrer aos estaleiros da Mitrena.

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https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/martifer-na-corrida-a-concessao-dos-estaleiros-navais-que-estao-nas-maos-da-lisnave


Citar
Lisnave - Estaleiros Navais da Mitrena dedica-se à reparação e conversão de todos os tipos de navios bem como de plataformas para a atividade de offshore. Com uma localização geográfica ideal está na rota de todos os navios que cruzam o Atlântico e o Mediterrâneo e desfruta de excelentes condições climáticas. Desde 1 de janeiro de 2001 concentrou toda a sua atividade no estaleiro da Mitrena, que dispõe de seis docas com capacidade até 700.000dwt e de todo um conjunto de oficinas e serviços para responder às mais variadas solicitações dos armadores.
 

Doca nº 20 - 700 000 DWT com 420 m x 75 m

Doca nº 21 - 700 000 DWT com 450 m x 75 m

Doca nº 22 - 300 000 DWT com 350 m x 55 m

Doca nº 31 - 80 000 DWT com 280 m x 39 m

Doca nº 32 - 80 000 DWT com 280 m x 39 m

Doca nº 33 - 80 000 DWT com 280 m x 39 m

 

Equipamento de Elevação - 20 Guindastes (até 100t) e 1 Pórtico (de 500 t) sobre as Docas nº 20 e 21

O estaleiro ocupa uma área de 1 500 000 m2.


Siga para bingo!!
Acho que é uma oportunidade única para a indústria naval em Portugal renascer e se destacar de uma vez por todas.
Setúbal tem condições que mais nenhum estaleiro em Portugal tem.
  E definitivamente,   a julgar pelo que fizeram com Viana  do Castelo, nas mãos da Martifer estariam muito bem entregues.
 
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Re: Sector Naval
« Responder #267 em: Hoje às 05:02:08 pm »
A indústria naval em Portugal tem uma história antiga. O setor é estratégico para o país e a nossa localização estratégica é uma vantagem. Mas há desafios. Vamos saber mais sobre a Indústria Naval, no próximo Sociedade Civil.

Ep. 97 - 21 mai. 2025 | temporada 21

https://www.rtp.pt/play/p14282/e851658/sociedade-civil


Apesar de ter ficado com a impressão de a Lisnave (nos Estaleiros Navais da Mitrena) ter feito um bom trabalho na reparação... talvez a Martifer consiga "crescer" aí para a construção.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur