Do mais atípico em que se pode caracterizar um sr. Coronel... um Doutor cheio de estilo e com "cultura militarista".... daqueles que acha que todos quantos estão abaixo dele são só uns burros "bem remunerados".
Por isso isto nunca vai para a frente!!
...vindo de um amigo que está em Italia...
Determinado Oficial Superior exercendo as funções de Comandante de Comando Territorial, dirigiu-se a determinado Destacamento de Trânsito com pompas e circunstâncias (o costume....), chegando, imaginem só, acompanhado do seu "choufer", sim isso mesmo, "choufer", pois o Sr. Coronel chegou ao DT sentado no banco de trás e o seu "choufer" sózinho à frente... (nunca vi tal coisa na EX BT e fui rondado por muitos Coronéis), mas enfim...são estas coisas que eu não compreendo na territorial....
Num discurso às tropas daquele efectivo, o mesmo conseguiu ser determinante nas suas palavras....
Com um ar jubiloso, pronunciou as seguintes palavras :"O barrete branco e o sagitário em breve vos será retirado...."
"Não deixem perante infracções explicitas de actuarem em conformidade.... não se esqueçam que começarão a ser avaliados tal como os Senhores Oficiais e Sargentos"
Este oficial superior referiu-se também à transferência de militares daquele destacamento....
Ora Camaradas!!! Primeiro veio a ameaça em papel... agora a ameaça em pessoa...
Como é possivel havendo o clima de tensão existente, este senhor dirigir-se a militares magoados, enganados e revoltados, dizendo-lhes que o pouco de orgulho que lhes resta da extinta Brigada de Trânsito - Barrete Branco - lhes vai ser retirado...
Afinal tinhamos razão, quando diziamos que a mensagem que no domingo passado chegou aos DTs, a dizer que continuavamos com tudo igual, era falsa....
Mas este Sr. Coronel foi muito mais longe e referiu ainda: " os senhores com o 9º ano, não acham que a ganharem 1000 euros estão bem pagos..."
Pois bem, nem queria acreditar no que estava a ouvir, porém o Sr. Coronel esqueceu-se de vários factores, (ou talvez o intuito fosse mesmo ferir as pessoas ali presentes, pois o mesmo nunca deu a voz da palavra a nenhum militar).
O Sr. Coronel esqueceu-se do seguinte, que não lhe foi dito no local porque o mesmo não deixou ninguem falar:
1º Estavam homens naquela sala, com o 12º ano e outros a frequentar cursos superiores.
2º Cultura e formação profissional, não é sinónimo de "homem de canudo na mão", isto é, há pessoas com elevadas habilitações literárias e com pouca cultura e formação profissional e vice versa, não sei qual o caso do Sr. coronel, muito menos as habilitações literárias do mesmo....
3º Sr Coronel, 1000€ é muito pouco para quem se sujeita ao que descrevo a seguir:
a) Os fins de semana a trabalhar e só tem 1 folga semanal rotativa;
b) faz noites 1, 2 ou 3 por semana;
c) trabalha no natal; ano novo; pascoa; feriados e afins;
d) por mutivos de serviço sai mais tarde várias vezes, sem que lhe sejam pagas hora extras (ou guias de marcha );
e) quem anda atrás de "gatunos" armados, a correr risco de vida ;
f) para quem lida com tantas situações e injustiça nos tribunais:
g) quem sacrifica a família em prol do serviço;
h) quem está a 250 km da familia;
i) quem tem de ir trabalhar no seu próprio carro e não tem motorista e gasóleo pago;
h) e tantas outras coisas.....
O sr. Coronrel acha que 1000€, independentemente da escolaridade é muito?

?
Desculpe Sr. Coronel mas o sr só proferiu essas palavras porque talvez desconheça a realidade, tenha adormecido no tempo, ou então voltamos a uma DITADURA em que o soldado não pode viver melhor que os superiores hierárquicos e por isso estava bem era a receber o ordenado mínimo e a trabalhar 24h....
É esta a motivação que se pretende dar ao efectivo da falecida para que o número de autuações aumente...?
Acho que não....?
Acho que o senhor ministro... sinceramente... em breve terá de fazer uma rectificação no Orçamento de Estado e talvez uma rectificação a certos ordenados que o estado paga, pois sendo assim, acredito que há muita gente a receber muito mais que 1000€, trabalhar muito menos, com bem menos preoupações, risco de vida e com alguma formação mas quase sempre a formação não é tudo e a cultura e humildade são muito superiores.....
Agora começo a comprender porque acabaram com a BT......
POR ESTAS E OUTRAS, QUE EU ME SINTO INJUSTIÇADO E SÓ ME RESTA UMA COISA, ZERO... ZERO.... ZERO... AFINAL POSSO ANDAR A PASSEAR NUM CARRO COM GASÓLEO GRÁTIS, MAS AINDA FAÇO ALGUMA COISA.... PREVENÇÃO RODOVIÁRIA!!!
Palavra de ordem é ZERO
Importante
Reencaminha para todos os que possas (Não se trata da BT e da BF, mas sim da GNR em geral, todos nós sofremos e continuamos a sofrer.)