Eis o trajecto, de acordo com o livro "Corunna 1809", da nossa conhecida Osprey (é melhor utilizar um mapa detalhado):
Salamanca (11 Dezembro)
Mayorga
Sahagun (21Dezembro)
Valencia de Don Juan
29 Dezembro: Astorga (neste ponto, a Divisão Ligeira de Craufurd separa-se do corpo principal de Moore e dirige-se a Ponferrada, seguindo para Vigo e passando por Orense. Chegada a Vigo a 12 Janeiro de 1809)
Manzanal
Bembibre (1 Janeiro 1809)
Cacabelos
Villafranca
Herrerias (4 Janeiro)
Nogales
Constantino (5 Janeiro)
Lugo (6 - 8 Janeiro)
Astrariz
Guitiriz
Betanzos (10 Janeiro)
Burgo
Corunha (chegada a 12 Janeiro)
Não me admira que, no caos da retirada, alguns militares Britânicos optassem por outros trajectos, dirigindo-se à fronteira Portuguesa.
Noutros casos, tal pode dever-se apenas ao facto de terem ficado isolados do corpo principal (ou da divisão de Craufurd, que seguia mais a Sul) e estes grupos não tivessem, muito simplesmente, outra alternativa que não esta.
Isolados, em grupos pouco numerosos e por caminhos difíceis e pouco percorridos, talvez tivessem até menos possibilidade de serem avistados pelo inimigo.
Aliás, ainda que o inimigo os avistasse, certamente hesitaria em persegui-los em terreno desconhecido, salvo com grande superioridade numérica.
No entanto, uma vez chegados à cidade de Corunha, depois de uma marcha tão extenuante, combatendo (e, surpreendentemente, vencendo o inimigo!) apenas para ganhar tempo suficiente para serem evacuados (uma espécie de Dunquerque em 1809), parece-me que só muito dificílmente alguém optaria por seguir isoladamente para o Porto.
Creio que o relato não diz respeito à retirada da Corunha (a cidade própriamente dita), mas sim de algo que sucedeu durante a retirada da Galiza, em direcção à Corunha.
E já agora, esse militar identifica-se pelo nome? É um oficial? E de que unidade? E qual a unidade Portuguesa a que ele se refere?
Estou curioso...
Cumprimentos,
Benny