Cristóvão Mendonça terá navegado até a Austrália 250 anos mais cedo que James Cook A Austrália foi descoberta por James Cook ou pelo navegador português Cristóvão Mendonça? A versão oficial indica o primeiro, mas a questão já levanta polémica há muito tempo. Agora parece ter sido descoberta a prova cabal em como foi o português que esteve 250 anos mais cedo do que Cook na Austrália.
No passado domingo, o jornalista Peter Trickett, citado pelo jornal Sidney Morning Herald, publicou um livro em que descreve em pormenor a razão pela qual acredita que foi Mendonça o descobridor da Austrália: uma prova irrefutável, da sua histórica viagem, o mapa detalhado de toda a costa leste da Austrália.
Há oito anos, o jornalista comprou uma colecção de mapas raros, datados do século XVI, numa livraria em Camberra. Os mapas originais, alegadamente feitos em 1545 em Dieppe, na França, representam o mundo na altura conhecido pelos europeus.
Razões eram tratadas pelos peritos como simples coincidências
A polémica já há muito que era levantada por peritos que questionavam por que é que um desses mapas, que apresentava nomes em português, parecia reproduzir a costa de Queensland. Como o mapa, a determinada altura, não apresentava qualquer semelhança com qualquer linha costeira, foi desconsiderado como uma simples coincidência.
É exactamente neste ponto que entra Trickett, ao inventar uma teoria que na prática colhe lógica: E se dois copistas em Dieppe tivessem alinhado mal os dois mapas portugueses?
Para comprovar a lógica, Trickett recorreu a um técnico de computadores que cortou os mapas em dois e rodou o fundo em 90 graus. De imediato revelou-se toda a costa leste até à ilha Kangoroo.
O jornalista acredita que os mapas foram desenhados pelo navegador português Mendonça, que terá partido de Malacca com quatro navios numa missão secreta a mando do Rei Manuel I. Este terá sido o motivo pelo qual os mapas foram mantidos em segredo.
Nos mapas é possível ver os nomes assinalados por Mendonça: Cap Frimosa, Illa Grossa, Rio Real, Golfo Grande e Baia Neve.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=788552&div_id=291