Maglev em vez de TGV

  • 9 Respostas
  • 5519 Visualizações
*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
Maglev em vez de TGV
« em: Agosto 16, 2006, 12:36:44 pm »
Estou a lembrar duma coisa. Em vez de investir no TGV, porquê não passar
directamente a tecnologia Maglev ?

Pelo o menos no percurso Porto-Lisboa, penso saber que resultava !
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Bravo Two Zero

  • Especialista
  • ****
  • 1007
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 16, 2006, 01:41:45 pm »
Custos assombrosos.
Alguns exemplos:
 :arrow: Shanghai Maglev Train, de Longyang Lu até ao aeroporto internacional de Pudong, aproxim. 30.5 km, custo 1.2 biliões de dólares
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 16, 2006, 02:41:23 pm »
Daqui até que o projecto TGV seja concretizado, dava tempo a que o
comboio Maglev se tornasse mais barato ... Daqui a 15-20 anos, quando
a Espanha começar (provalvemente) a construír a primeiro linha, vais
ver que Portugal vai ter que seguir ... A França por agora não está disposta
a investir nessa tecnología, mas a vizinha Alemanha já o vai utilizar para
ligar o centre de Munique ao aeroporto (abertura : 2009, 2010)

O Maglev é o comboio do futuro, estou convencido disso e já estou a ver
Portugal em 2035-2040 a investir neste tecnologia para substituír o "velho"
TGV de 2018 ...

Uma página bastante interessante acerca desta tecnología.

É pena é investir numa velha tecnología que todos sabemos que é velha
comparando com o Maglev. Sabendo que temos de investir, melhor é
investir nessa tecnologia e faz-se apenas a ligação Porto-Lisboa e para
Madrid põe-se o Alfa Pendular ...

Por a minha, avortava-se o projecto TGV e aguardava-mos 2009-2010 para
analizar as primeiras linhas Maglev em território europeio ...
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 17, 2006, 12:36:46 am »
A verdade é que é demasiado caro investir neste tipo de projectos e os primeiros investimentos são normalmente dos países que têm interesses na venda dos sistemas.

Os alemães venderam a pele para colocar o Maglev na China, e o preço é de facto altíssimo.

Os Maglevs fazem sentido sim, para ligar o centro das cidades aos aeroportos que vão estar cada vez mais longe.

Neste caso, parece que o Maglev, leva a melhor ao TGV, não porque seja mais barato, mas porque se adapta melhor às necessidades de uma linha de 30Km. O MagLev pode transportar uma pessoa desde Lisboa até à Ota em 5 minutos.

Só que caro como as cobras


 :shock:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 17, 2006, 09:55:51 am »
Achas que pelo o menos esta tecnologia podia fazer sentido pelo o menos
da Ota até a gare do Oriente ?
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 22, 2006, 02:01:03 pm »
Citar
Alemanha: Um morto confirmado e 18 desaparecidos no acidente com Transrapid

 Berlim, 22 Set (Lusa) - Um morto e 18 pessoas desaparecidas, que se receia também que tenham morrido, é o balanço provisório do acidente de hoje com o comboio magnético suspenso Transrapid, em Lathen, na Alemanha.


18 desaparecidos... :shock:
Parece que o comboio colidiu com um objecto que se encontrava na linha, o que provocou o descarrilamento, quando a composição ía a mais de 200km/h, composição que se encontrava ainda em fase de ensaios.

"Comboio magnético suspenso Transrapid" é o mesmo que o Maglev referido nos post´s anteriores?
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 22, 2006, 03:01:31 pm »
Precisamente o mesmo: Maglev = Magnetic levitation transport

A linha onde se deu o acidente está em testes



http://en.wikipedia.org/wiki/Transrapid



maglev Xangai

http://en.wikipedia.org/wiki/Maglev_train
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 22, 2006, 03:39:14 pm »
Lathen - Lower Saxony - GERMANY
epa00824732 Two cranes clear the debris of the maintenance vehicle at the Transrapid maglev train test track in Lathen, Germany, 22 September 2006. The driverless train with 25 passengers onboard collided with a maintenance vehicle at more than 200km/h. EPA/Carmen Jaspersen
EPA / STF / Carmen Jaspersen







"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 22, 2006, 08:26:42 pm »
lemanha: 25 mortos e 10 feridos no acidente do Transrapid - Novo balanço

Berlim, 22 Set (Lusa) - Pelo menos 25 pessoas morreram e 10 ficaram feridas na colisão do comboio magnético Transrapid com vagão oficina em Lathen (Baixa-Saxónia), disse a polícia alemã, depois de concluídas as operações de socorro ao fim da noite.

      O choque ocorreu às 09:30 (08:30 em Lisboa), a menos de um quilómetro da estação de partida em Lathen, quando o Transrapid, com 33 pessoas a bordo, tinha atingido cerca de 200 quilómetros/hora, cerca de metade da sua velocidade de cruzeiro.

      O vagão oficina costumava fazer primeiro a limpeza do trajecto, num percurso em plena floresta, em que o principal trabalho era a remoção de hastes e ramos de árvores.

      Só quando o vagão abandonava o trilho magnético o Transrapid podia iniciar a sua viagem, habitualmente com turistas a bordo que, por 18 euros, podiam tomar contacto com esta tecnologia de ponta e com a vertigem da velocidade.

      Um porta-voz da firma que gere o funcionamento do Transrapid excluiu já a hipótese de ter havido um erro técnico, mesmo antes do inquérito oficial, considerando que deve ter ocorrido um erro humano.

      A Procuradoria-geral de Emsland, em cuja cuja jurisdição está a área do acidente, já teve hoje funcionários no local e iniciou as investigações.

      O comboio magnético, que pode ser dirigido por um maquinista, mas também comandado por operadores a partir de um centro de comando, como foi hoje o caso, ou ainda ser totalmente dirigido por computador,

era considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo pela unanimidade dos especialistas, até ao acidente de Lathen.

      O Transrapid era também considerado o maior objecto de prestígio da tecnologia. No entanto, o governo e os consórcios que o projectaram, a Siemens e a Thyssen Krupp, têm sentidos muitas dificuldades na venda da tecnologia a outros países.

      Na Alemanha, o Transrapid opera apenas no trajecto de ensaio de 31,8 quilómetros, entre Lathen e Melstrup.

      Só em Xangai, na China, existe um trajecto comercial do Transrapid, entre a grande metrópole chinesa e o aeroporto local.

      Apesar de o projecto Transrapid ser considerado pouco rentável e de difícil comercialização estavam a decorrer negociações para construir mais um trajecto entre Xangai e Pequim e outro do centro de Munique até ao aeroporto local.

      Entretanto, a chanceler alemã, Angela Merkel, cancelou os seus compromissos e esteve no local da tragédia, a apresentar condolências a familiares das vítimas, que estão a ser assistidos por padres, psicólogos e outros especialistas.

      "Num dia como este, as palavras de pouco servem", desabafou a chanceler federal.

      Também o ministro dos Transportes, Wolfgang Tiefensee, que estava hoje numa reunião com o seu homólogo chinês, em Pequim, interrompeu a visita oficial à China e regressará ainda hoje à Alemanha, disse um porta-voz.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 25, 2006, 10:47:48 am »
Claro que é de lamentar a morte dessas pessoas, mas acidentes de
transportes haverá sempre, seja qual a tecnología utilizada ...

Eu continuo de acreditar no Maglev.
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./