Se bem me lembro sucedeu foi precisamento o contrário.
Ainda decorria o processo de naturalização, foi aliciado pelos espanhóis para optar por Espanha, o que recusou.
Quando o Obikwelu "fugiu" foi acompanhado por mais dois nigerianos, que esses sim foram para Espanha e provavelmente lá continuarão incógnitos, pois nunca mostraram as qualidades que o "nosso" Obikwelu" desde logo mostrou no atletismo.
O Obikwelu depois de desertar da delegação nigeriana, na altura com 16 anos de idade, foi-se oferecer ao Sporting e ao Benfica, mas foi recusado por ambos os clubes por se encontrar numa situação ilegal no país.
Devido a dificuldades de subsistência foi para o Algarve trabalhar para a contrução civil onde foi descoberto por uma professora de português/inglês, estrangeira creio.
Entretanto ingressou no Belenenses, continuando a competir a nível internacional pelo seu país. Obikuelu terá decidido correr por Portugal após ter sido abandonado pelos responsáveis desportivos nigerianos na sequência de uma lesão que sofreu ao representar a Nigéria. Teve que ser operado no Canadá pagando o Sporting, clube que ele representava na altura, a factura dessa operação.
A naturalização aconteceu enquanto ele representava o Sporting.
Saíu do Sporting para um clube espanhol creio, devido à redução do orçamento da secção de atletismo sportinguista, que tornou impossível a continuação dele como atleta do clube devido ao vencimento que auferia.
Da vontade de ser espanhol é a primeira vez que ouço tal coisa.
Tou como o Spectral.... Cheira-me é a dor de cotovelo e das bem grandes...
