E depois existem casos como este..
Sara Lee vende Carnes Nobre à Smithfield
A Carnes Nobre foi englobada nos activos da indústria de transformação de carne vendidos pela Sara Lee ao grupo norte-americana Smithfields Foods, de acordo com um comunicado da multinacional que controlava a empresa de Rio Maior.
O negócio, anunciado esta terça-feira, deverá ficar concluído em Setembro após aprovação das autoridades competentes e marca a saída Sara Lee de uma empresa que controlava há cerca de 14 anos. Por seu lado, a Smithfield Foods é o maior grupo de transformação de carne de porco do mundo e detém subsidiárias em França, Polónia e Roménia.
Com base no acordo alcançado entre as partes, a Sara Lee vende todo o negócio de carnes (charcutaria, enchidos, fumados e enlatados), o qual tem sede operacional na Holanda, por um montante de 575 milhões de dólares (cerca de 458,5 milhões de euros), em dinheiro, mais 39 milhões de dólares relativos a responsabilidades com fundos de pensões.
Os activos de negócio englobam a empresa de Rio Maior e outras marcas com produção em França e no Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). No total este negócio consolidou vendas de 1,1 mil milhões de dólares em 2005, e emprega 4.500 pessoas.
Contactada pelo Diário Digital, a administração da Nobre escusou-se a prestar quaisquer informações remetendo esclarecimentos adicionais para a companhia vendedora.
27-06-2006 16:12:17
de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=68845Agora a questão é...teria uma administração portuguesa (não falo a nível da subsidiária, mas das decisões estratégicas feitas pela casa-mãe) feito melhores ou piores decisões que uma multinacional que se dedica exclusivamente a este negócio?....resposta...não há...mas em termos probabilísticos...seria mais vulneravel a erros e más decisões.
E, neste caso, após 14 anos de terem sido comprados pela Sara Lee, podemos falar de uma gestão danosa? Por vezes associa-se uma ideia negativa quando uma empresa é comprada por uma estrangeira..no entanto quando esta tem mais know-how e trás vantagens nem é assim tão mau...
mas há exemplos bons e maus..
Mas claro...se em tudo fosse igual, toda a gente preferia ter tugas..