Designações em português de veículos blindados

  • 5 Respostas
  • 3173 Visualizações
*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2621
  • Recebeu: 713 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
Designações em português de veículos blindados
« em: Janeiro 28, 2006, 06:02:37 pm »
Olá a todos,
Venho colocar algumas perguntas de ortografia, relativamente a alguns termos e algumas designações em inglês em inglês para veículos de combate  blindados. Visto que muitas vezes as designações militares em português são diferentes das traduções de inglês para português gostaria da vossa ajuda quanto ao seguinte:

Tank em português é designado tanto como tanque tanto como carro de combate, neste aqui não vejo problemas.
Armoured fighting vehicle seria designado em português como Veículo de combate blindado ?
Armoured personnel carrier seria designado Veículo de transporte blindado ?
E quanto a Infantry fighting vehicle ?

Muito obrigado,
« Última modificação: Fevereiro 04, 2006, 12:35:39 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 29, 2006, 09:56:52 pm »
A tradução oficial de tank é Carro de Combate, "tanque" é mais coloquial ( e dá origem às piadas : " tanques só os de lavar a roupa :P" )

Já vi várias vezes a designação VBTP (viatura blindada de transporte de pessoal) aplicada ao M113, não sei será oficial para APC.

IFV deve ser qualquer coisa como veículo de combate de infantaria.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6544/-1406
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 29, 2006, 10:39:56 pm »
Carro de Combate é a denominação mais comum.

No Brasil, utiliza-se também o termo "Carro de Combate Principal", que creio que decorre do inglês "Main Battle Tank"

De resto, tenho sempre considerado por exemplo:

IFV - Infantry Fighting Vehicle = VCI Veículo de Combate de Infantaria
APC - Armoured Personnel Carrier - VBTP Veículo Blindado de Transporte de Pessoal
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2621
  • Recebeu: 713 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 30, 2006, 12:49:02 am »
:D
Muito obrigado pela vossa ajuda. É muito difícil verificar as designações na internet, visto que são muitos os sites que não utilizam as mesmas designações, sendo mesmo preciso pedir a ajuda a quem percebe mais disto.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6544/-1406
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 30, 2006, 04:12:50 pm »
Normalmente o VCI, é um equipamento em que, juntamente com a tripulação (ou será guarnição :mrgeen: ) combatente - há normalmente uma esquadra (segundo a norma esquadra / secção / pelotão / companhia ...)

O M-113 é apenas um transporte que dá alguma protecção aos infantes. Algumas versões incluiam seteiras por onde disparar, mas esse conceito verificou-se ser inutil, e além disso impedia os veículos de terem equipamento NBQ.

Então, apareceram os VCI, que tinham uma tripulação reduzida, e parte do interior do veículo ocupado com uma torre com uma canhão normalmente de 20/25/30mm.

Esta torre serve para dar apoio à esquadra ou à secção.

Já o V-150, com a sua torre de 90mm, não serve para dar apoio à sua tripulação, mas sim para dar apoio a qualquer secção ou pelotões da companhia em que estiver inserido (grosso-modo, porque isto muda de caso para caso)



O V-150 não tem uma "esquadra" ou tripulação combatente, que tem como função sair do veículo para atacar o inimigo. A sua tripulação é composta apenas pelo condutor o comandante e os homens que estão na torre (além disso o resto do espaço, em combate é ocupado pelas munições de 90mm que ocupam bastante espaço).

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

TazMonster

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 30, 2006, 07:08:12 pm »
Resumidamente que estou com pressa...

VBTP - Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (Autocarro blindado, a Infantaria tem de sair para o assalto) (Ex. M113). A guarnição é só o condutor)
VCI - Viatura de Combate de Infantaria (A Infantaria pode assaltar montada, apeando apenas qd for para fazer a limpeza de Pontos Fortes/Trincheiras/ Áreas Urbanas, etc) (Ex. M2A2 Bradley) (A guarnição é o condutor e um apontador, que não apeia, fica e com o armamento organico da viatura apoia a manobra da secção)
Taz