SATA

  • 20 Respostas
  • 3881 Visualizações
*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 5153
  • Recebeu: 886 vez(es)
  • Enviou: 2395 vez(es)
  • +3284/-1479
Re: SATA
« Responder #15 em: Setembro 29, 2025, 08:00:54 pm »
Não entendo o que a SATA dá que a TAP não pudesse igualmente dar.
E no fim das contas, seria apenas um buraco ao invés de 2....

Os Presidentes dos diversos Governos Regionais, poderiam achar que a TAP não oferecia uma panóplia de horários tão diversa como uma companhia Governada pelo Governo Regional   :mrgreen:

Entre ilhas acho que é aceitável, para transportar pessoas com regularidade, assim como as grandes cidades têem os seus transportes públicos, agora a SATA voar para o "mundo"!

Os voos inter-ilhas são muito importantes, especialmente para quem vive nas ilhas mais pequenas. Os voos subsidiados para residentes do arquipélago são uma mais-valia. Qualquer partido de decida acabar com o status-quo vai perder nas urnas. Por esta razão a coisa continua...



слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

*

PTWolf

  • Investigador
  • *****
  • 1311
  • Recebeu: 638 vez(es)
  • Enviou: 3553 vez(es)
  • +1407/-328
Re: SATA
« Responder #16 em: Setembro 29, 2025, 09:25:45 pm »
Não entendo o que a SATA dá que a TAP não pudesse igualmente dar.
E no fim das contas, seria apenas um buraco ao invés de 2....

Os Presidentes dos diversos Governos Regionais, poderiam achar que a TAP não oferecia uma panóplia de horários tão diversa como uma companhia Governada pelo Governo Regional   :mrgreen:

Entre ilhas acho que é aceitável, para transportar pessoas com regularidade, assim como as grandes cidades têem os seus transportes públicos, agora a SATA voar para o "mundo"!

Os voos inter-ilhas são muito importantes, especialmente para quem vive nas ilhas mais pequenas. Os voos subsidiados para residentes do arquipélago são uma mais-valia. Qualquer partido de decida acabar com o status-quo vai perder nas urnas. Por esta razão a coisa continua...

Mas tudo isso poderia ser garantido pela TAP, por isso é que é companhia de bandeira e recebeu o investimento estatal
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 5153
  • Recebeu: 886 vez(es)
  • Enviou: 2395 vez(es)
  • +3284/-1479
Re: SATA
« Responder #17 em: Setembro 30, 2025, 07:06:36 pm »

Mas tudo isso poderia ser garantido pela TAP, por isso é que é companhia de bandeira e recebeu o investimento estatal

A TAP tem aeronaves para aterrar na pista de 800M da ilha do Corvo?  Talvez um Lus-222 quando voar? A TAP consegue fazer ligações inter-ilhas ao mesmo nível que existe agora? Duvido muito. De certa forma a SATA é um concorrente da TAP e criar monopólios também não é beneficial ao consumidor.

https://flights.azoresairlines.pt/pt
« Última modificação: Setembro 30, 2025, 07:07:10 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

*

PTWolf

  • Investigador
  • *****
  • 1311
  • Recebeu: 638 vez(es)
  • Enviou: 3553 vez(es)
  • +1407/-328
Re: SATA
« Responder #18 em: Setembro 30, 2025, 10:09:03 pm »

Mas tudo isso poderia ser garantido pela TAP, por isso é que é companhia de bandeira e recebeu o investimento estatal

A TAP tem aeronaves para aterrar na pista de 800M da ilha do Corvo?  Talvez um Lus-222 quando voar? A TAP consegue fazer ligações inter-ilhas ao mesmo nível que existe agora? Duvido muito. De certa forma a SATA é um concorrente da TAP e criar monopólios também não é beneficial ao consumidor.

https://flights.azoresairlines.pt/pt

Qual é o intuito de um país ter uma companhia de bandeira?
Uma companhia aérea de bandeira garante que o país tenha controle sobre rotas aéreas estratégicas, conectando cidades nacionais e internacionais, mesmo em rotas menos lucrativas, para manter a integração territorial e acesso a mercados globais.
Atua como um motor para o turismo, negócios e comércio internacional, atraindo visitantes e facilitando exportações, o que impulsiona a economia local. A companhia reflete a cultura e os valores do país, servindo como uma "embaixada voadora" que promove a imagem da nação no exterior.

A TAP não poderia assegurar este compromisso? A meu ver sim.

A concorrência é desejável, mas para tal já existem as low costs da vida, não existe necessidade de Portugal concorrer consigo mesmo porque no fundo existe uma distribuição de dinheiros estatais pelas duas companhias ao invés de tentar fortalecer uma para que seja realmente competitiva internacionalmente.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 5153
  • Recebeu: 886 vez(es)
  • Enviou: 2395 vez(es)
  • +3284/-1479
Re: SATA
« Responder #19 em: Setembro 30, 2025, 10:47:31 pm »
A grande questão é se a TAP quererá tal fardo...?
Acho que há anos atrás a SATA era detida 50% pela TAP e 50% pelo Governo Regional dos Açores... agora não sei.

слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

*

PTWolf

  • Investigador
  • *****
  • 1311
  • Recebeu: 638 vez(es)
  • Enviou: 3553 vez(es)
  • +1407/-328
Re: SATA
« Responder #20 em: Outubro 01, 2025, 09:45:37 pm »
A grande questão é se a TAP quererá tal fardo...?
Acho que há anos atrás a SATA era detida 50% pela TAP e 50% pelo Governo Regional dos Açores... agora não sei.

Penso que actualmente a SATA é 100% detida e gerida pelo governo regional.

Do ponto de vista estratégico a TAP tem estado a tentar alcançar o mercado americano e nesse sentido a rota dos Açores seria crucial e ambos (Companhia Aérea e Açores) teriam a ganhar com esta "expansão".