Mas tudo isso poderia ser garantido pela TAP, por isso é que é companhia de bandeira e recebeu o investimento estatal
A TAP tem aeronaves para aterrar na pista de 800M da ilha do Corvo? Talvez um Lus-222 quando voar? A TAP consegue fazer ligações inter-ilhas ao mesmo nível que existe agora? Duvido muito. De certa forma a SATA é um concorrente da TAP e criar monopólios também não é beneficial ao consumidor.
https://flights.azoresairlines.pt/pt
Qual é o intuito de um país ter uma companhia de bandeira?
Uma companhia aérea de bandeira garante que o país tenha controle sobre rotas aéreas estratégicas, conectando cidades nacionais e internacionais, mesmo em rotas menos lucrativas, para manter a integração territorial e acesso a mercados globais.
Atua como um motor para o turismo, negócios e comércio internacional, atraindo visitantes e facilitando exportações, o que impulsiona a economia local. A companhia reflete a cultura e os valores do país, servindo como uma "embaixada voadora" que promove a imagem da nação no exterior.
A TAP não poderia assegurar este compromisso? A meu ver sim.
A concorrência é desejável, mas para tal já existem as low costs da vida, não existe necessidade de Portugal concorrer consigo mesmo porque no fundo existe uma distribuição de dinheiros estatais pelas duas companhias ao invés de tentar fortalecer uma para que seja realmente competitiva internacionalmente.