Consórcio pede adiamento do prazo para apresentar proposta de privatização da Azores AirlinesO período para a apresentação de propostas terminava hoje, de acordo com o prazo estabelecido pelo júri, que vai ter de avaliar o pedido do consórcio.

O consórcio Newtour/MS Aviation pediu hoje a prorrogação até 24 de novembro do prazo para a apresentação de uma proposta pela compra da Azores Airlines, revelou esta segunda-feira à Lusa fonte ligada ao processo.
O período para a apresentação de propostas terminava hoje, de acordo com o prazo estabelecido pelo júri, que vai ter de avaliar o pedido do consórcio.
Trata-se do segundo adiamento para a apresentação de uma proposta, já que o júri, liderado pelo economista Augusto Mateus, estabeleceu inicialmente o prazo de 24 de outubro, que depois foi estendido até ao dia de hoje (10 de novembro).
Em 22 de outubro, o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) explicou que aquele adiamento pretendia dar "tempo" para o consórcio apresentar uma "proposta melhorada", garantido a definição do processo "claramente até ao final de novembro".
"O presidente do júri entendeu dar mais uma oportunidade e prolongar mais o tempo para que o consórcio possa apresentar a sua proposta firme", afirmou Duarte Freitas.
Desde então, o Newtour/MS Aviation encetou negociações com os sindicatos após ter denunciado a "inaceitável a postura bloqueadora" da SATA por "impedir" o "diálogo" entre o consórcio e os trabalhadores, uma crítica rejeitada pelo conselho de administração do grupo.
Em 09 de novembro, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) revelou à agência Lusa que na Assembleia de Empresa da Azores Airlines foi aprovado, com 75% dos votos, o acordo negociado entre a direção do SPAC e o consórcio Newtour/MS Aviation.
A privatização da Azores Airlines (empresa do grupo SATA que opera do arquipélago dos Açores para o exterior) está a ser negociada com o consórcio Newtour/MS Aviation, tendo o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) admitido a possibilidade de uma negociação particular ou o encerramento da companhia, caso não seja possível alcançar um acordo.
O Newtour/MS Aviation foi o único concorrente admitido no relatório final do júri, que na apresentação dos resultados do concurso público disse ter reservas quanto à capacidade do consórcio em assegurar a viabilidade da companhia, segundo foi anunciado em abril de 2024.
O Governo dos Açores chegou a anunciar, em 02 de maio de 2024, o cancelamento do concurso de privatização da Azores Airlines e o lançamento de um novo, mas acabou por autorizar a administração da SATA a negociar com o consórcio.
Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/20251110-141824-consorcio-pede-adiamento-do-prazo-para-apresentar-proposta-de-privatizacao-da-azores-airlinesCom a TAP vai acontecer igual! Ou seja, não se trata propriamente de uma privatização, mas sim na transformação de empresas estatais problemáticas em PPP (Parcerias Público Privadas), em que uma empresa privada compra o capital e gere a empresa com muito mais acutilância e presença do que se fosse um político a gerir pelo whatsapp! Convém é os Administradores que representem o capital do Estado (ainda assim são 49%), não tenham os olhos fechados em negócios que envolvam interesses exclusivos do novo accionista maioritário!!!!! Porque com esta posição intermédia que nem é carne nem é peixe, se algo correr mal eu tenho a certeza que sei quem vai ter de salvar a empresa (todos os contribuintes deste país)!!!!!