SATA

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Duarte

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Re: SATA
« Responder #15 em: Setembro 29, 2025, 08:00:54 pm »
Não entendo o que a SATA dá que a TAP não pudesse igualmente dar.
E no fim das contas, seria apenas um buraco ao invés de 2....

Os Presidentes dos diversos Governos Regionais, poderiam achar que a TAP não oferecia uma panóplia de horários tão diversa como uma companhia Governada pelo Governo Regional   :mrgreen:

Entre ilhas acho que é aceitável, para transportar pessoas com regularidade, assim como as grandes cidades têem os seus transportes públicos, agora a SATA voar para o "mundo"!

Os voos inter-ilhas são muito importantes, especialmente para quem vive nas ilhas mais pequenas. Os voos subsidiados para residentes do arquipélago são uma mais-valia. Qualquer partido de decida acabar com o status-quo vai perder nas urnas. Por esta razão a coisa continua...



слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
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Re: SATA
« Responder #16 em: Setembro 29, 2025, 09:25:45 pm »
Não entendo o que a SATA dá que a TAP não pudesse igualmente dar.
E no fim das contas, seria apenas um buraco ao invés de 2....

Os Presidentes dos diversos Governos Regionais, poderiam achar que a TAP não oferecia uma panóplia de horários tão diversa como uma companhia Governada pelo Governo Regional   :mrgreen:

Entre ilhas acho que é aceitável, para transportar pessoas com regularidade, assim como as grandes cidades têem os seus transportes públicos, agora a SATA voar para o "mundo"!

Os voos inter-ilhas são muito importantes, especialmente para quem vive nas ilhas mais pequenas. Os voos subsidiados para residentes do arquipélago são uma mais-valia. Qualquer partido de decida acabar com o status-quo vai perder nas urnas. Por esta razão a coisa continua...

Mas tudo isso poderia ser garantido pela TAP, por isso é que é companhia de bandeira e recebeu o investimento estatal
 

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Duarte

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Re: SATA
« Responder #17 em: Setembro 30, 2025, 07:06:36 pm »

Mas tudo isso poderia ser garantido pela TAP, por isso é que é companhia de bandeira e recebeu o investimento estatal

A TAP tem aeronaves para aterrar na pista de 800M da ilha do Corvo?  Talvez um Lus-222 quando voar? A TAP consegue fazer ligações inter-ilhas ao mesmo nível que existe agora? Duvido muito. De certa forma a SATA é um concorrente da TAP e criar monopólios também não é beneficial ao consumidor.

https://flights.azoresairlines.pt/pt
« Última modificação: Setembro 30, 2025, 07:07:10 pm por Duarte »
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Re: SATA
« Responder #18 em: Setembro 30, 2025, 10:09:03 pm »

Mas tudo isso poderia ser garantido pela TAP, por isso é que é companhia de bandeira e recebeu o investimento estatal

A TAP tem aeronaves para aterrar na pista de 800M da ilha do Corvo?  Talvez um Lus-222 quando voar? A TAP consegue fazer ligações inter-ilhas ao mesmo nível que existe agora? Duvido muito. De certa forma a SATA é um concorrente da TAP e criar monopólios também não é beneficial ao consumidor.

https://flights.azoresairlines.pt/pt

Qual é o intuito de um país ter uma companhia de bandeira?
Uma companhia aérea de bandeira garante que o país tenha controle sobre rotas aéreas estratégicas, conectando cidades nacionais e internacionais, mesmo em rotas menos lucrativas, para manter a integração territorial e acesso a mercados globais.
Atua como um motor para o turismo, negócios e comércio internacional, atraindo visitantes e facilitando exportações, o que impulsiona a economia local. A companhia reflete a cultura e os valores do país, servindo como uma "embaixada voadora" que promove a imagem da nação no exterior.

A TAP não poderia assegurar este compromisso? A meu ver sim.

A concorrência é desejável, mas para tal já existem as low costs da vida, não existe necessidade de Portugal concorrer consigo mesmo porque no fundo existe uma distribuição de dinheiros estatais pelas duas companhias ao invés de tentar fortalecer uma para que seja realmente competitiva internacionalmente.
 
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Re: SATA
« Responder #19 em: Setembro 30, 2025, 10:47:31 pm »
A grande questão é se a TAP quererá tal fardo...?
Acho que há anos atrás a SATA era detida 50% pela TAP e 50% pelo Governo Regional dos Açores... agora não sei.

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Re: SATA
« Responder #20 em: Outubro 01, 2025, 09:45:37 pm »
A grande questão é se a TAP quererá tal fardo...?
Acho que há anos atrás a SATA era detida 50% pela TAP e 50% pelo Governo Regional dos Açores... agora não sei.

Penso que actualmente a SATA é 100% detida e gerida pelo governo regional.

Do ponto de vista estratégico a TAP tem estado a tentar alcançar o mercado americano e nesse sentido a rota dos Açores seria crucial e ambos (Companhia Aérea e Açores) teriam a ganhar com esta "expansão".
 

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Re: SATA
« Responder #21 em: Novembro 10, 2025, 03:03:18 pm »
Consórcio pede adiamento do prazo para apresentar proposta de privatização da Azores Airlines

O período para a apresentação de propostas terminava hoje, de acordo com o prazo estabelecido pelo júri, que vai ter de avaliar o pedido do consórcio.



 O consórcio Newtour/MS Aviation pediu hoje a prorrogação até 24 de novembro do prazo para a apresentação de uma proposta pela compra da Azores Airlines, revelou esta segunda-feira à Lusa fonte ligada ao processo.

O período para a apresentação de propostas terminava hoje, de acordo com o prazo estabelecido pelo júri, que vai ter de avaliar o pedido do consórcio.

Trata-se do segundo adiamento para a apresentação de uma proposta, já que o júri, liderado pelo economista Augusto Mateus, estabeleceu inicialmente o prazo de 24 de outubro, que depois foi estendido até ao dia de hoje (10 de novembro).

Em 22 de outubro, o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) explicou que aquele adiamento pretendia dar "tempo" para o consórcio apresentar uma "proposta melhorada", garantido a definição do processo "claramente até ao final de novembro".

 "O presidente do júri entendeu dar mais uma oportunidade e prolongar mais o tempo para que o consórcio possa apresentar a sua proposta firme", afirmou Duarte Freitas.

Desde então, o Newtour/MS Aviation encetou negociações com os sindicatos após ter denunciado a "inaceitável a postura bloqueadora" da SATA por "impedir" o "diálogo" entre o consórcio e os trabalhadores, uma crítica rejeitada pelo conselho de administração do grupo.

Em 09 de novembro, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) revelou à agência Lusa que na Assembleia de Empresa da Azores Airlines foi aprovado, com 75% dos votos, o acordo negociado entre a direção do SPAC e o consórcio Newtour/MS Aviation.

A privatização da Azores Airlines (empresa do grupo SATA que opera do arquipélago dos Açores para o exterior) está a ser negociada com o consórcio Newtour/MS Aviation, tendo o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) admitido a possibilidade de uma negociação particular ou o encerramento da companhia, caso não seja possível alcançar um acordo.

 O Newtour/MS Aviation foi o único concorrente admitido no relatório final do júri, que na apresentação dos resultados do concurso público disse ter reservas quanto à capacidade do consórcio em assegurar a viabilidade da companhia, segundo foi anunciado em abril de 2024.

O Governo dos Açores chegou a anunciar, em 02 de maio de 2024, o cancelamento do concurso de privatização da Azores Airlines e o lançamento de um novo, mas acabou por autorizar a administração da SATA a negociar com o consórcio.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/20251110-141824-consorcio-pede-adiamento-do-prazo-para-apresentar-proposta-de-privatizacao-da-azores-airlines

Com a TAP vai acontecer igual! Ou seja, não se trata propriamente de uma privatização, mas sim na transformação de empresas estatais problemáticas em PPP (Parcerias Público Privadas), em que uma empresa privada compra o capital e gere a empresa com muito mais acutilância e presença do que se fosse um político a gerir pelo whatsapp! Convém é os Administradores que representem o capital do Estado (ainda assim são 49%), não tenham os olhos fechados em negócios que envolvam interesses exclusivos do novo accionista maioritário!!!!! Porque com esta posição intermédia que nem é carne nem é peixe, se algo correr mal eu tenho a certeza que sei quem vai ter de salvar a empresa (todos os contribuintes deste país)!!!!!