Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 7714 Respostas
  • 1925068 Visualizações
*

Lampuka

• Investigador
  • 1752
  • Recebeu: 749 vez(es)
  • Enviou: 764 vez(es)
  • +438/-2054
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 134 vez(es)
  • Enviou: 1162 vez(es)
  • +55/-82

*

Drecas

• Investigador
  • 2672
  • Recebeu: 1228 vez(es)
  • Enviou: 214 vez(es)
  • +602/-256
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7712 em: Hoje às 06:44:50 pm »
Alguém conseguiu ter acesso à notícia do diário "Correio da Manhã" de dia 6 de Dezembro?

Contaram-me esta manhã que o texto refere igualmente a aquisição de 3 novos helicópteros (1 por fragata), mas não me conseguiram dar a certeza se estariam ou não a falar do NH90 Sea Lion, ou então do MH-60R que é o preferido pela Armada.
O texto não qualquer menção a números de helis a adquirir ou que versão

De certeza que foi nesse?

*

Duarte

• Investigador
  • 6248
  • Recebeu: 1208 vez(es)
  • Enviou: 2882 vez(es)
  • +3558/-1602
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7713 em: Hoje às 06:49:15 pm »
Boa tarde

Antes de mais, manifesto o meu contentamento pela (aparente) escolha das FREEM Evo para substitutas das Vasco da Gama e, sobretudo por (aparentemente) virem a ser 3 e não 2+1 ou, pior ainda, apenas duas.

São claramente uma das melhores notícias que recebemos nos últimos tempos quanto à aquisição de novos equipamentos militares.

A minha questão prende-se com o seguinte.

Temos ouvido que a intenção da Marinha é/era a de aquirir 6 fragatas. (pode ser apenas um rumor ..pode ser wishfull thinking.. ou podia ser uma intenção quando se considerava que seriam 6 mas mais modestas em capacidades)

Com a aquisição destas 3, e prevendo-se a substituição das BD para mais tarde, quais as hipóteses que se colocam?

Não virem de facto a ser 6 mas apenas 5 .. trocando as 2 BD por outras duas
Essas 2 ou 3 ..poderiam ser FREEM (não Evo) em 2ª mão, compradas aos italianos à medida que eles fossem substituindo as suas FREEM por FREEM Evo? Não sei sequer se existiriam disponíveis.. seria uma possibilidade?

Ou tendo já adquirido 3 meios com elevadas capacidades, as outras 2 a 3 teriam mesmo de ser Corvetas EPC?

A serem Corvetas EPC (para completar o desejo das tais 6) 3 FREEM Evo + 3 EPC Full ..seria minimamente credível a aquisição de mais EPC's, mesmo que não na versão Full para a substituição dos NPO's da 1ª e 2ª série?

Cumprimentos

Já foi referido aqui pelo Subsea que a intenção será EPC/MMPC ASW...  a tal mistura High (FREMM EVO) e Low (EPC)
Para mim seria antes preferível mais 3 FREMM usadas, ou mesmo FDI (usadas ou novas) ou outra compra de oportunidade de fragatas usadas com 10 a 15 anos que espaçasse o ciclo de substituição das fragatas a três de 15 em 15 anos...

слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

*

Duarte

• Investigador
  • 6248
  • Recebeu: 1208 vez(es)
  • Enviou: 2882 vez(es)
  • +3558/-1602
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L