Boa tarde
Antes de mais, manifesto o meu contentamento pela (aparente) escolha das FREEM Evo para substitutas das Vasco da Gama e, sobretudo por (aparentemente) virem a ser 3 e não 2+1 ou, pior ainda, apenas duas.
São claramente uma das melhores notícias que recebemos nos últimos tempos quanto à aquisição de novos equipamentos militares.
A minha questão prende-se com o seguinte.
Temos ouvido que a intenção da Marinha é/era a de aquirir 6 fragatas. (pode ser apenas um rumor ..pode ser wishfull thinking.. ou podia ser uma intenção quando se considerava que seriam 6 mas mais modestas em capacidades)
Com a aquisição destas 3, e prevendo-se a substituição das BD para mais tarde, quais as hipóteses que se colocam?
Não virem de facto a ser 6 mas apenas 5 .. trocando as 2 BD por outras duas
Essas 2 ou 3 ..poderiam ser FREEM (não Evo) em 2ª mão, compradas aos italianos à medida que eles fossem substituindo as suas FREEM por FREEM Evo? Não sei sequer se existiriam disponíveis.. seria uma possibilidade?
Ou tendo já adquirido 3 meios com elevadas capacidades, as outras 2 a 3 teriam mesmo de ser Corvetas EPC?
A serem Corvetas EPC (para completar o desejo das tais 6) 3 FREEM Evo + 3 EPC Full ..seria minimamente credível a aquisição de mais EPC's, mesmo que não na versão Full para a substituição dos NPO's da 1ª e 2ª série?
Cumprimentos
Já foi referido aqui pelo Subsea que a intenção será EPC/MMPC ASW... a tal mistura
High (FREMM EVO) e
Low (EPC)
Para mim seria antes preferível mais 3 FREMM usadas, ou mesmo FDI (usadas ou novas) ou outra compra de oportunidade de fragatas usadas com 10 a 15 anos que espaçasse o ciclo de substituição das fragatas a três de 15 em 15 anos...