Até 2025 a UE era apenas adversário económico dos EUA, com Trump a UE é o alvo a abater!
Alguém acha que o Trump vem ajudar algum país europeu num conflito militar?
Para Trump a rússia vai ser o próximo aliado, principalmente em termos económicos e a UE o alvo a abater, tal como já afirmou o Darth Vader (Elon Musk).
Espero que os europeus finalmente abram os olhos!
Quando muito virá, em caso de conflito Europa/Rússia, com um plano ao estilo daquele que apresentou para a guerra da Ucrânia.
Estes novos princípios da política externa dos EUA são uma afronta para qualquer europeu, entre outras coisas mais importantes (e vejam o comentário de Paulo Portas sobre o tema:
- goste-se ou não dele, faz uma boa análise do que esse documento representa, IMHO).
Esta nova política norte-america (que mais parece ter sido redigida às 4 da manhã, depois de uma noite de copos...) irá seguramente constituir para os países europeus semi-indecisos o ponto de viragem de muita coisa: desde aquisições militares a projectos comuns, de relações económicas à opinião do consumidor comum europeu no que respeita à aquisição de produtos made in USA, turismo, etc. F-35 também, muito provavelmente.
Até há dias tinhamos uma administração USA pouco comprometida com a NATO e com a Europa. Agora temos uma que é abertamente hostil e, pior, aparentemente alinhada com a Rùssia de Putin.
E não é o argumento "ah, mas esta administração não dura para sempre" que atenua a coisa - porque a confiança perdida demora muito a recuperar e nada nos garante que JD Vance e restante cambada não continua no poder ou a influenciar fortemente a política dos EUA.
Há que tirar conclusões, infelizmente pouco positivas. E actuar em conformidade!