Por falar em Guiné equatorial existe por lá uma confusão com a ilha de Ano bom que quer a independência uma das muitas confusões
Esses eu conheço bem...
A credibilidade dessa "vontade" é muito relativa.
Sabes que devido ao regime político instalado, há imensas "personalidades" no exílio, que na realidade vivem disso, do exílio, não do trabalho.
Nunca se consegue perceber muito bem como, na condição de "exilados", vivem como vivem, muitas vezes em hotéis de luxo nas grandes capitais europeias. Quem paga? E com que interesses?
Isto para dizer que é muito fácil "plantar" esse tipo de notícias por cá, associadas a uma já de si imagem muito negativa do regime, independentemente da opinião que possamos ter sobre o mesmo.
E isso tem o objetivo principal de criar instabilidade e ruído, para trazer novamente à agenda o principal.
A Guiné Equatorial tem uma governação "complicada", com os mesmos a governar o país há quase 50 anos, com corrupção generalizada e forte divisão étnica.
A juntar a tudo isso uma riqueza imensa em recursos naturais.
O cocktail perfeito para a realidade atual, com um país cada vez mais pobre, enquanto uma minoria delapida tudo o que existe com a cumplicidade de países ricos, que deveriam ter outro papel que não o de oportunistas.
E por aqui me fico...
Bissau, mais do mesmo. E Angola, e praticamente todos os países da África ocidental e central.
Annobon é uma pequena ilha "perdida", mais próxima de STP do Guiné Equatorial.
Pouco mais de 5000 habitantes, pobreza generalizada e, apesar de há alguns anos terem sido realizados investimentos avultados na ilha (porto, aeroporto, indústria conserveira...) a crise económica no país destruiu qualquer ambição de desenvolvimento. Obviamente que estão a sofrer mais do ninguém isso.
Mas repara, o suposto autoproclamado governo atua a partir de... Madrid.