A versão mais básica pode ser a partir de 5M.
Duvido muitíssimo de quase 2 mil milhões em blindados, mas posso estar muito errado
Depende do processo.
Se forem 200-300 veículos Boxer produzidos/montados em Portugal, substituindo os meios de 2 brigadas com um só modelo, é possível que tal aconteça.
Se virmos bem, aquando da substituição dos Pandur, terá que se gastar na mesma valores dessa ordem, independentemente do modelo.
Ao se planear a substituição dos Pandur com maior antecedência, torna-se possível substituir os ditos mais cedo do que o que tipicamente acontece (que é esperar até que a frota avarie e se comece a usar veículos como mula).
Isto poderá permitir a venda dos Pandur, ajudando a financiar parcialmente a sua própria substituição.
A questão agora, é perceber mesmo como é que vai ser a suposta fábrica de veículos. Se serão os Boxer de facto, em que quantidades, modelos, e qual o plano para lá do que vier incluído no SAFE.
Relativamente ao SAFE, e à parceria com os finlandeses para Satélites, era aproveitar (dentro ou fora do SAFE) material que eles têm, como o caso dos morteiros NEMO e das lanchas Jehu.
https://en.wikipedia.org/wiki/Jehu-class_landing_craftEstas podiam ser interessantes, como uma alternativa mais robusta aos CB-90.