Nos tempos de haver uma só companhia de OE no CIOE era assim:
A CElmOpEsp inclui um comando, uma secção de comando, uma secção de transmissões e cinco pelotões de operações especiais cada um com uma equipa de comando e quatro equipas de elementos de Operações Especiais.
Por razões meramente Estruturais, a CEImOpEsp a partir do despacho do Gen. CEME de 25Out93 está integrada no batalhão de Elementos de Operações Especiais do CIOE.
As possibilidades de actuação são:
Executar Acções Directas Tácticas (Reconhecimentos e Acções Ofensivas):
-Em apoio de acções convencionais, em proveito do Teatro de Operações e do Grupo de Exército;
-Em conflitos de baixa intensidade, em zonas politicamente sensíveis na dependência de um comando criado para o efeito.
Empregar os seus efectivos com uma articulação flexível em missões de Operações Especiais;
Garantir a ligação até cinco grupos de escalão pelotão actuando independentemente;
Atribuir um ou mais grupos de escalão pelotão em reforço das GU constituídas ou a constituir;
Através do mesmo despacho do Gen. CEME de 25out93, foram também criados dois grupos de operações Especiais constituídos cada um por 12 elementos (oficiais e sargentos do QP). As possibilidades de actuação são:
Executar Acções directas (Operações como, ou com, Forças Irregulares):
-Apoiar / Orientar a resistência activa no interior do território nacional;
- Provocar / Apoiar / Enquadrar / Orientar a insurreição no interior do território força opositora ou por
ela ocupado, em conflito convencional;
Executar Operações Directas Estratégicas (Operações de Combate, Psicológicas, Reconhecimento Estratégico, Flagelação) na zona de Comunicações / Zona do Interior do Inimigo;
Cumprir outras missões que superiormente lhe forem determinadas.
Depois de passar a BEOE era constituido por:
GOE Alfa 1 e 2 (duas equipas de militares QP)
GOE Bravo ( que inclui o pelotão de Snipers)
GOE Charlie (acho que está especializado em reconhecimento-LRRP)
GOE Delta (unidade de apoio e serviços do BEOE).
BEOE - Batalhão de Elementos de Operações Especiais.
Os GOE Alfa 1 e 2 É constituido por Sargentos e Oficiais QP por isso são a elite do BEOE.
GOE Bravo - especializado em missões de Acção Directa por isso é que têm um Pelotão de Snipers.
GOE Charlie - Especializado Reconhecimento e Vigilância Especiais
GOE Delta - É constituida por 1 Comando, 1 Pelotão de Transmissões, 1 Pelotão Sanitário, 1 Pelotão de Reabastecimento e Transportes, 1 Pelotão de Serviços Gerais, Secção de Manutenção e Secção de Messes. Além desta composição fixa tem a seu cargo a escrituração dos efectivos do Estado-maior da Unidade.
A orgânica do CTOE já sabemos.
