Exercito ou Fuzileiros?

  • 12 Respostas
  • 11152 Visualizações
*

elite86

  • 7
  • +0/-0
Exercito ou Fuzileiros?
« em: Julho 14, 2007, 09:31:40 pm »
Desde já quero apresentar-me. Chamo-me Vítor, tenho 20 anos e sou de Braga.

Estou a pensar em concorrer as FA, mas estou na duvida entre os Fuzileiros da Armada e o Contingente Normal do Exercito. Sempre tive uma grande admiração pelos Fuzileiros e é a unica tropa especial que me cativa. A unica coisa qu me desagrada no Exercito é a possibilidade de ter de ir para os Açores ou para a Madeira no fim da recruta.

Gostaria das vossas opinioes e principalmente dos filhos da escola.

Cumprimentos a todos.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2298
  • Recebeu: 549 vez(es)
  • Enviou: 468 vez(es)
  • +839/-829
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 14, 2007, 11:15:11 pm »
Quanto ao Exército é mais provável ser enviado para Santa Margarida do que para os Açores ou para a Madeira. E já agora, pensa concorrer a alguma força especial (Pára-quedistas, Comandos, Operações Especiais) no Exército ?

Cumprimentos,
« Última modificação: Julho 14, 2007, 11:42:49 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

elite86

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 14, 2007, 11:21:37 pm »
Citação de: "Get_It"
Quanto ao Exército é mais provável seres enviado para Santa Margarida do que para os Açores ou para a Madeira. E já agora, pensas concorrer a alguma força especial (Pára-quedistas, Comandos, Operações Especiais) no Exército ?

Cumprimentos,


Boas

Não estou a pensar em concorrer para uma tropa especial no Exercito, se for é para o Contingente Normal, ou seja, tropa normal. Tive a pensar nos Fuzileiros, mas o curso tem a duração de 36 semanas enquanto no Exercito são 7 semanas.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2298
  • Recebeu: 549 vez(es)
  • Enviou: 468 vez(es)
  • +839/-829
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 14, 2007, 11:34:12 pm »
Se gosta realmente dos fuzileiros isso das 36 semanas não será problema, sim é verdade que a recruta e o treino é mais puxado do que no Exército, mas não te deves preocupar muito com isso de serem mais semanas que no Exército. Podes também é candidatar-te aos fuzileiros e depois se quiseres desistes e entras para o Exército.

Mas como não tenho grandes conhecimentos sobre a selecção dos fuzileiros e as suas actividades será melhor esperar  que alguém com mais conhecimentos responda. Entretanto pode ler também outros tópicos que foram abertos com questões parecidas com a sua. Por exemplo: :arrow: Provas de Selecção - Fuzileiros.

Cumprimentos,
« Última modificação: Julho 14, 2007, 11:41:53 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20593
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 2303 vez(es)
  • +1502/-3486
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 14, 2007, 11:39:44 pm »
A possibilidade de ires parar aos Açores ou Madeira é maior nos Fuzileiros do que no Exército.

Pensa nos prós e contras, no norte à imensas unidades do Exército e aposto que ficas mais perto de casa do que se fores para os Fuzos. No entanto os Fuzileiros é uma unidade com um treino muito mais rigoroso e exigente do que a tropa "normal". No Exército fazes a recruta (12 semanas salvo erro) e depois tiras a especialidade que tem uma duração variável (atiradores é 7 semanas por exemplo).

Faz o que a tua consciência de dita.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

elite86

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 14, 2007, 11:49:41 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A possibilidade de ires parar aos Açores ou Madeira é maior nos Fuzileiros do que no Exército.

Pensa nos prós e contras, no norte à imensas unidades do Exército e aposto que ficas mais perto de casa do que se fores para os Fuzos. No entanto os Fuzileiros é uma unidade com um treino muito mais rigoroso e exigente do que a tropa "normal". No Exército fazes a recruta (12 semanas salvo erro) e depois tiras a especialidade que tem uma duração variável (atiradores é 7 semanas por exemplo).

Faz o que a tua consciência de dita.


Isso é mesmo verdade? Há maior possibilidade de ir parar ás ilhas se for Fuzileiro? Pensava que não. Pensava que os Fuzileiros no fim do curso iam todos para a BNL.
 

*

elite86

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 14, 2007, 11:53:23 pm »
Exercito - Recruta (5 semanas) -> JB -> especialidade (7 semanas)

Fuzileiros - Recruta (5 semanas) -> JB -> CFP (36 semanas)

Penso que compensa mais ir para o Exercito já que sou do norte
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20593
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 2303 vez(es)
  • +1502/-3486
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 14, 2007, 11:53:44 pm »
Têm um destacamento na Madeira e penso que também têm nos Açores, para além dos Fuzos que estão sempre presnetes nos navios da Marinha de Guerra Portuguesa.

Os Regimentos de Guarnição dos Açores e Madeira são constituidos basicamente com pessoal dessas regiões (a excepção são os militares QP).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20593
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 2303 vez(es)
  • +1502/-3486
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 14, 2007, 11:55:20 pm »
Citação de: "elite86"
Exercito - Recruta (5 semanas) -> JB -> especialidade (7 semanas)

Penso que compensa mais ir para o Exercito já que sou do norte


Onde é que viste isso? A minha recruta foi oficialmente 9 semanas, agora é até maior (segundo eu ouvi dizer). Recrutas de 5 semanas era no tempo do SMO para a tropa "normal".
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

elite86

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 16, 2007, 10:40:00 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "elite86"
Exercito - Recruta (5 semanas) -> JB -> especialidade (7 semanas)

Penso que compensa mais ir para o Exercito já que sou do norte

Onde é que viste isso? A minha recruta foi oficialmente 9 semanas, agora é até maior (segundo eu ouvi dizer). Recrutas de 5 semanas era no tempo do SMO para a tropa "normal".


Está no site do Exercito e da Marinha. Na Escola de Fuzileiros também fui informado que o CFBP era 5 semanas e o CFP eram 36 semanas.

Provavelmente no tempo do SMO fizeste 9 semanas mas ja incuia tudo.
 

*

dero

  • Membro
  • *
  • 56
  • +0/-0
exercito ou fuzos
« Responder #10 em: Julho 16, 2007, 06:21:40 pm »
Caro amigo, na minha opiniao o melhor será pensar em outra profissao pois se está a pensar, ai onde é que me vão colocar, isso era no tempo do SMO que as pessoas eram obrigadas e normalmente se moras no norte vais para o sul se moras no sul vais para o norte e a malta preocupava se porque metade nao queriam ir para a tropa, agora so vai quem quer e já se sabe pode ir para os Açores , Madeira, embarcar,Afeganistão , Libano, etc etc.
Quem nao se quer  sujeitar não vai e ponto final.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20593
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 2303 vez(es)
  • +1502/-3486
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 17, 2007, 12:30:11 pm »
Citação de: "elite86"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "elite86"
Exercito - Recruta (5 semanas) -> JB -> especialidade (7 semanas)

Penso que compensa mais ir para o Exercito já que sou do norte

Onde é que viste isso? A minha recruta foi oficialmente 9 semanas, agora é até maior (segundo eu ouvi dizer). Recrutas de 5 semanas era no tempo do SMO para a tropa "normal".

Está no site do Exercito e da Marinha. Na Escola de Fuzileiros também fui informado que o CFBP era 5 semanas e o CFP eram 36 semanas.

Provavelmente no tempo do SMO fizeste 9 semanas mas ja incuia tudo.


9 semanas foi só a recruta, a especialidade e sub-especialidade foi mais uns quantos meses. Uma pergunta, tens a certeza que queres ir para a tropa?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

anfibio

  • 2
  • +0/-0
Re: exercito ou fuzos
« Responder #12 em: Julho 17, 2007, 08:58:29 pm »
Citação de: "dero"
Caro amigo, na minha opiniao o melhor será pensar em outra profissao... quem nao se quer sujeitar não vai e ponto final.

Ora nem mais... como filho da Escola não podia estar mais de acordo. Quem vai para os Fuzos vai pela aventura, espírito de corpo e porque ama a sua pátria, não vai pelas comodidades...

Citando o Capitão de Mar e Guerra, José António de Oliveira Rocha e Abreu:

Citar
A verdade é que os jovens fazem uma ideia, às vezes, um pouco romanceada do que é ser Fuzileiro: vêem os homens prontos e gostam do seu aspecto. Acham que ser Fuzileiro é também uma aventura que lhes proporciona a partida para lugares longínquos, como a Bósnia, o Kosovo, Timor e em acções continuadas de apoio e cooperação técnica em África. Visto assim é aliciante, mas as pessoas esquecem-se que, para chegar a esse ponto, têm de receber a boina e usá-la. É preciso fazer sacrifícios e alguns não estão preparados. O drama reside no facto de as pessoas, hoje em dia, terem condições muito razoáveis nas suas vidas civis. Muitos destes jovens já têm o seu quarto individual, aparelhagens estereofónicas, alguns utilizam a sua viatura e são autorizados pelos pais a deitarem-se bastante tarde. Este é o trauma da passagem de uma vida civil para uma vida militar, com regras e exigências mais rigorosas. Têm que partilhar refeitórios, alojamentos e na sua higiene também passam a não ter privacidade.