Orgânica ECC/GCC

• 6 Respostas
  • 4736 Visualizações
*

diogorato

• 4
  • +0/-0
Orgânica ECC/GCC
« em: Janeiro 25, 2010, 12:34:13 am »
Boa noite a todos.

Gostaria de abrir um tópico relativo à orgânica do GCC. Com a chegada dos leopard surgiu um novo quadro orgânico, da qual resultou uma nova missa para o GCC.
Perante as evoluções tecnológicas e militares que os leopard têm e perante a nova tipologia de missões que o GCC tem, qual a melhor organização para o ECC?
- Manter a doutrina americana: 3 pels a 4 CC?
- seguir modelos como o britânico e o alemão com 4 pels a 33C?
- ou doutrinar com 3 pels a 3 cc cada?

eventualmente se alguem tiver documentos relativamente a estudos sobre este assunto, gostaria que partilhassem (se for possível).

obrigado a todos

Diogo Rato

*

Duarte

• Investigador
  • 3989
  • Recebeu: 614 vez(es)
  • Enviou: 1971 vez(es)
  • +2989/-1322
Re: Orgânica ECC/GCC
« Responder #1 em: Janeiro 25, 2010, 03:10:38 pm »
Pelo andar da carruagem, parece-me que o GCC irá ser formado apenas por 2 ECC, e a BriMec irá formar dois agrupamentos à base de um BIMec e um ECC cada.

Não sei qual será a vantagem (ou desvantagem..) em ter os ECC com 3 pelotões de 4 cc cada, versus 4 pelotões a 3 cc cada. No fim, dá no mesmo, 12 cc..   :D

Como temos 37 cc Leopard, cada esquadrão poderia ter 12 cc, mais um de reserva, e ficaríamos com 3 ECC.

O que estranho é o facto de o ERec continuar a ser uma unidade pesada, com carros de combate.. O ERec deveria ter VB lagartas modernas e capazes e com armamento potente, misséis a/carro, canhões 25mm ou 30mm, material visão nocturna e de vigilancia do campo de batalha, para além de UAVs.

Prefiro um ERec, com meios mais equilibrados, 3 Pel. rec. cada um com uma secc. a/carro (2 viaturas blindadas lagartas com TOW ou outro sistema mais moderno), secc. Exploração (2 VBLagartas, com canhão 30mm, LG automático e ou/ met. 12,7mm), 1 secc. mort. 81mm em VB  e 1 secc. atiradores c/ 1 VB lagartas. Dispenso os cc e o Pel. Mort. pesados, ficando cada Pel. rec. com meios de fogo indirecto (cada secç atiradores pode ter um mort. 60mm ou 81mm também ) . O quarto pelotão teria os radares de vig. campo de batalha (2 em VB lagartas) e os UAVs.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23639
  • Recebeu: 4392 vez(es)
  • Enviou: 3108 vez(es)
  • +3471/-4628
« Responder #2 em: Janeiro 26, 2010, 01:51:28 pm »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Duarte

• Investigador
  • 3989
  • Recebeu: 614 vez(es)
  • Enviou: 1971 vez(es)
  • +2989/-1322
« Responder #3 em: Janeiro 26, 2010, 04:18:45 pm »
Eu li este documento, foi o que me deixou na dúvida quanto ao 3o. ECC. Parece que a intenção é manter este 3o. ECC com M-60A3TTS  :conf:
Acho estranho...
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
« Responder #4 em: Janeiro 26, 2010, 06:19:29 pm »
Citação de: "Duarte"
Eu li este documento, foi o que me deixou na dúvida quanto ao 3o. ECC. Parece que a intenção é manter este 3o. ECC com M-60A3TTS  :conf:
Acho estranho...
Não me parece assim tão estranho; nem que seja para manter a organização e operacionalidade (dentro do possível...) do 3º ECC, na esperança de vir a ser equipado num futuro mais ou menos próximo com mais Leopard.

Aliás não me parece necessário serem da versão A6; o terceiro ECC já ficaria bem servido com Leopard 2A4 (no caso de haver alguns à venda), por menos €, e sem complicar muito (penso eu) a cadeia logística.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11513
  • Recebeu: 2594 vez(es)
  • Enviou: 3778 vez(es)
  • +977/-1113
« Responder #5 em: Janeiro 26, 2010, 08:06:48 pm »
Eu acho que pode ser por outra razão, é que o Leopard apesar de o vermos nas imagens a andar de um lado para o outro a passar pela lama, verdade é que ainda não faz tiro :mrgreen: , visto que os 2 Esquadrões de Leopard só servem para já para passear :wink: .

*

Miguel

• Investigador
  • 2503
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
« Responder #6 em: Janeiro 28, 2010, 09:00:20 pm »
Pelotao de 4 CC ou 3 CC ?

Bom, em termos tacticos um pelotao de 4 CC pode ser cortado em 2 unidades de 2 CC enquanto o de 3 CC nao pode.

Antes da chegada da ultima geraçao de CC modernos LeopardII,M1,Challenger,Leclerc, os CC nao podiam se deslocar e combater ao mesmo tempo, mesmo se existiam sistemas de estabilizaçao como nos nossos M60TTS.

Actualmente um Leo pode andar em todo o terreno a uma velocidade de 50km/h, e disparar e acertar em alvos ao mesmo tempo!

Antigamente usava os pelotoes em cobertura quando outros se deslocavam. Por exemplo dentro do Esquadrao quando 2 pelotoes avançavam ou recuavam os outros 2 estavam em posiçao estatica para cobertura de tiro.Para aqueles que utilizavam 4 pelotoes, o que nao era o nosso caso que utilizavamos o modelo US de 3 pelotoes de 5 CC e 2 CC no comando.Portanto a manobra era dentro do pelotao explicada aqui:
 2 M60 a deslocar e 2 em manobra, e o M60 do chefe de pelotao a supervisar a manobra.(Tinhamos 5 CC por pelotao)

Portanto dentro dos Exercitos Europeus deixou de existir pelotoes de 4CC.

Os EUA ainda utilizam essa organizaçao porque eles nao precisam de poupar meios, ver o orçamento deles :D

Sobre o numero de pelotoes dentro do ECC, penso que no nosso caso o ideal é de 4 pelotoes porque num futuro proximo nunca teremos todos os pelotoes do ECC operacionais. Por isso com 4 pelotoes de 3 CC, poderemos sempre ter um minimo de 2/3 pelotoes operacionais.

Sobre o EREC com Leopards, isso é uma palhaçada, um EREC deve ser uma unidade ligeira e versatil, evitando o combate puro. O combate puro deve ser o "job" dos grupos mecanizados da BriMec. Esta simples organizaçao permitia libertar os LeopardII apenas para o GCC

Com 37 Leopard II podiamos constituir 3 ECC de 12 CC cada, com 4 pelotoes de 3 CC sendo um dos pelotoes o pelotao responsavel pelo CC do chefe ECC e reserva de CC
Ficando ainda 1 Leo para o chefe do GCC.

Durante a guerra fria poucas eram as unidades que tinham mais de metade dos seus meios organicos operacionais a 100% excepto os US, por exemplo num ECC Europeu 2 pelotoes estavam operacionais e os outros 2 parados por faltas de peças e de verbas, apenas durante as grandes manobras de primavera, perante os jornalistas russos é que tudo saia para o terreno para os impressionar...