O Tempest (GCAP) foi sinalizado como em risco de falhar numa auditoria do governo britânico
https://www.thisismoney.co.uk/money/markets/article-15027397/12bn-Tempest-fighter-jet-branded-unachievable.html?fbclid=IwY2xjawMaowRleHRuA2FlbQIxMQABHvK0EpxWm1z-lK7htDx2OfaKka6nBUjCe42ze8Cybolkb7rUD1VN1jdt7lA8_aem_CJXOrQYBqZ6rWQ3UPY35_g
O título do artigo é puro clickbait… este é um projeto essencial e estratégico para o Reino Unido, só superado pelo SSBN Successor (que também levou “cartão vermelho”, por exemplo) e os três governos estão em sintonia, inclusivamente relativamente à possibilidade de adicionar novos parceiros, como a Arábia Saudita e a Suécia. Estas auditorias servem como aviso, especialmente nas fases iniciais do projeto, porque projetos desta ordem de grandeza raramente conseguem ser concluídos sem atrasos e custos extra não previstos. Por exemplo, de certeza que o investimento total do Reino Unido não vai ser de 12 Bi GBP previstos para já, vai ser pelo menos o triplo quando tudo estiver terminado, porque dificilmente o custo total vai ficar abaixo do 60-100 Bi… recomendo sinceramente que leiam o artigo (que também saiu no UKDJ, por exemplo) antes de postarem respostas precipitadas. A própria NISTA diz que está tudo a correr como planeado, só que nesta fase ainda há muitas incertezas, o que é o comentário mais óbvio que existe.
Já o caso do FCAS é diferente, porque aí existem divergências políticas ao mais alto nível. Vamos ver o que vai sair dali… Não me admirava que eventualmente a Alemanha decidisse sair e juntar-se ao GCAP. Aí é que estava o circo armado… continuo a achar que neste momento tudo é uma negociação e que a maior probabilidade é de a Alemanha e a Feança se entenderem, mas já vi coisas mais surpreendentes acontecerem.
O programa que está mais atrasado é o que está melhor?
Como?? Explica lá em que é que o GCAP está mais atrasado que o FCAS… já tem o acordo industrial finalizado, um conceito definido, o primeiro demonstrador vai voar antes de 2030 e vai entrar ao serviço pelo menos 5 anos antes do FACS. Em que aspeto é que o FCAS está mais desenvolvido? O próprio CEO da Dassault diz que antes de 2040 nem pensar… neste momento o FCAS é uma declaração de intenções política, sem definição de conceito e desempenho, a não ser que vai ter que haver uma versão navalizada, por causa da França.
TOKYO, May 30 (Reuters) - Japan has growing doubts that its next-generation fighter project with Britain and Italy will meet a 2035 rollout target, potentially forcing Tokyo to plug air defence gaps with new U.S. F-35 stealth planes or upgrades to aging jets, two sources said.
Com a entrada do Japão e as modificações pedidas por este, o FCAS e o GCAP não são concorrentes.
As especificações são, de facto, diferentes, o GCAP vai ser um “monstro” de longo alcance do tamanho do F-11 e maior que o F-15, enquanto o FCAS vai ser mais “maneirinho”, mas continuam a ser concorrentes em termos de recursos… cada um vai custar uns 100Bi a desenvolver, quero ver de onde vai vir i dinheiro para ambos… entretanto, enquanto a Alemanha ameaça sair do FCAS, no GCAP…
https://ukdefencejournal.org.uk/uk-and-japan-to-accelerate-new-fighter-jet-project/