Viva!
Em termos técnicos não te sei dizer o que são gratificados (fui apanhado desprevenido), mas na prática posso-te dar umas luzes.
Os gratificados, são serviços efectuados por agentes da PSP e da GNR, nas suas horas de folga. Têm a duração de 4 horas e são pagos segundo várias tabelas. Depende se são efectuados durante o dia ou à noite, semana ou fim-de-semana ou se são prestados a "particulares" ou a instituições desportivas.
Eu não faço gratificados (já que regra geral são serviços efectuados em regime de voluntariado, excepto os desportivos, que caso não haja voluntários suficientes para cobrir o efectivo estudado para esse patrulhamento, são recrutados outros, mediante uma lista seguida), não sei ao certo quanto recebe um agente por cumprir 4 horas de serviço à porta de uma discoteca durante a noite, mas julgo que ronda os 35 euros. Se for durante o dia, este valor é substancialmente menor. É ainda mais reduzido se se tratar de um gratificado a um evento desportivo ou equiparado.
Muitos agentes conseguem equilibrar as suas contas mensais com base nestes extras.
Pessoalmente não concordo com a existência deste tipo de serviços. Repugna-me que alguém com dinheiro possa "alugar" um polícia para lhe guardar a porta durante umas horas e a um preço reduzido (qualquer empresa de segurança, que coloca um vigilante no local, fica mais cara que o policia. Depois de cumprir 4 horas, o agente já está cansado, mas depois vem ainda trabalhar para o cidadão. Não entra de serviço nas melhores condições físicas e psíquicas. Dessa forma não vai poder dar 100% agora que está ao serviço do seu verdadeiro patrão - o cidadão comum.
De notar que o polícia, que é um técnico altamente especializado, trabalha a um preço por hora, que em pouco ultrapassa o de uma mulher-a-dias (sem qualquer desprimor para a mulher a dias) e bastante mais barato que uma empresas de vigilância (não digo que é o vigilante que ganhe mais que o polícia, quem recebe o dinheiro é a empresa - e o vigilante não está dotado das capacidades técnicas de legais do agente).