Escassez de água pode tornar-se um problema global em 2020

  • 5 Respostas
  • 5822 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Escassez de água pode tornar-se um problema global em 2020
« em: Março 24, 2006, 12:07:17 pm »
Citar
Escassez de água pode tornar-se um problema global em 2020

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) alertou esta sexta-feira para a provável escassez de água que se pode verificar nos próximos 15 anos a nível mundial.

Prevendo que o problema se possa transformar num gigante dano para o ambiente, o organismo da ONU estimou a redução das correntes fluviais, o aumento da salinidade nos estuários e o desaparecimento de espécies e plantas aquáticas até 2020.
A mudança do clima a nível global, a pesca de forma abusiva e descontrolada e a má gestão dos recursos hídricos são apontados como as causas para a previsão.

Além das consequências ambientais, o estudo lembra os problemas económicos que a escassez de água acarreta, com o sector agrícola a encabeçar as preocupações do PNUMA.

«A nível mundial há um aumento da procura de produtos agrícolas que exigem muita água, como é o caso da carne e da fruta», adiantou o organismo.

24-03-2006 10:32:34

de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=220731

   Basicamente está tudo relancionado...o uso dos combustíveis fósseis e a degeneração do Planeta Terra que irá culminar com a nossa extinção ou com uma nova glaciação ou algo assim do género.

   Para tentar combater isto a nível Europeu (e influenciar o resto dos países). A UE podia passar uma lei em que novos modelos de carros na Europa a partir de 2010 ou 2015 tenham que ser à base de combustíveis não-fósseis. Assim, os produtores de carros estariam obrigados a desenvolver produtos (sim, porque se X e Y não fazem, Z faz e fica com o mercado todo) "limpos".
   Relativamente às energias....bem...se ter centrais nucleares consegue resolver uma parte deste problema mundial...então que se aposte nestas e claro nas outras energias não fósseis..

  É que nem é por nós...mas pelos nossos descendentes...tanta conversa de defender a cultura e identidade portuguesa, tanta história valente que permitiu que houvesse um Portugal..e no futuro se isto continuar será um grande ZERO.

Infelizmente triste..
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 24, 2006, 04:29:16 pm »
Ja existem tecnologias de desalinizacao actualmente... se formos suficientemente inteligentes para investir nisso, so teremos problemas de falta de agua quando o oceano atlantico secar.
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 24, 2006, 10:50:49 pm »
Citação de: "Azraael"
Ja existem tecnologias de desalinizacao actualmente... se formos suficientemente inteligentes para investir nisso, so teremos problemas de falta de agua quando o oceano atlantico secar.


Eu estava mais interesado em formas de impedir isso de acontecer, não tentar remendar o problema depois de este acontecer, visto que não será somente a água a afectar negativamente o nosso futuro, mas sim uma boa mão cheia de problemas.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11490
  • Recebeu: 2584 vez(es)
  • Enviou: 3744 vez(es)
  • +971/-1107
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 26, 2006, 04:05:52 am »
Pelo que tenho lido, visto na tv, etc o nivel da àgua do Atlantico não vai descer até acabar, talvez isso aconteça se começar-mos a utilizar a àgua do oceano mas até lá, com o buraco do ozono e o resto que tá a provocar o aumento da temperatura global, o que vamos ter é que os polos estão a derreter, isto é, o nível do oceano não vai descer mas sim subir.
Só quando os nossos amigos Holandeses começarem a ir pro trabalho com fato de mergulho e barbatanas é que devemos começar a pensar nisso. :shock:
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 26, 2006, 12:54:09 pm »
Agua ( a 'potavel'  claro !) vai ser um recurso cada vez mais escasso.Ha zonas do globo em situaçao desesperada, como na  Africa Oriental (Quénia, Djibuti, Etiopia, Somalia...) onde para além do gado ja dizimado(70% nalgumas regioes) aconteceram inumeras mortes de pessoas por penuria de agua, desde o passado mes de Dezembro.Apesar do esforço de ONGs como OXFAM que distribuem alguma agua em aldeias isoladas, outras populaçoes sao obrigadas a deslocar-se, ( basicamente apenas mulheres,  como é normal em Africa !) a poços distantes de muitos quilometros, debaixo de temperaturas de 40°!.Nao admira que em certos sitios o preço chegue a atingir  1 euro/bidon 20 litros, ou seja, mais que o rendimento diario de um trabalhador local.Recordemos que a agua para além de indispensavel aos seres humanos é também fundamental para os animais que por sua vez sao essenciais a sobrevivencia economica e alimentar.
 
"Segundo a UNESCO, a agua sera um dos desafios mais importantes deste século, tanto a nivel ecologico como economico.O aumento em 2 000 milhoes da populaçao mundial devera levar, segundo aquele organismo da ONU, a uma penuria generalizada deste recurso vital.As regioes onde a falta de agua se torna um problema recorrente sao cada vez mais numerosas, devido também em parte as mudanças climaticas observadas.
Nos proximos 20 anos espera-se uma diminuiçao em um terço, da agua disponivel por habitante da Terra.Para lutar contra este problema os peritos reunidos em Março 2003 no Forum Mundial da Agua no Japao, insistiram com os paises participantes para lutarem contra o desperdicio, melhorarem a irrigaçao e investirem em equipamentos.
Esta inquietaçao é valida tanto para a quantidade como para a qualidade da agua potavel.Em muitos paises as aguas usadas sao despejadas sem tratamento nos rios, com as consequencias para a saude que se podem imaginar, pois sao muitas as doenças transmitidas pelas aguas poluidas."

Esta é apenas uma breve sintese introdutoria, traduzida, de um extenso dossier sobre a Agua, e que espero ser interessante, para complementar este assunto.
Para sermos correctos temos de referir, o que de certo modo abonaria algum 'optimismo' do Hélder, que alguns 'climatologos' ingleses indicam que a agua doce esta aumentando nos oceanos, e que para la de outras razoes possiveis(mudanças climaticas, que levariam a alteraçoes de temperatura e precipitaçoes-métodos de exploraçao de terras agricolas e suas repercussoes sobre a estrutura vegetal-agravamento da poluiçao atmosférica, influindo na radiaçao solar) eles sugerem que seria a  elevaçao da concentraçao de CO2 na atmosfera, que influindo na fisiologia das plantas  levaria a uma baixa de evaporaçao da agua(a fotossintese dos vegetais detem um papel base no ciclo planetario da agua, influindo sobre a sua evaporaçao, e moderando assim a transferencia de agua dos continentes para a atmosfera) e aumentando assim o seu 'escoamento' por terra... mas de que passaremos aqui os pormenores mais técnicos, tanto mais que a teoria, nao foi ainda demonstrada, restando ainda, para la do aumento das disponibilidades em agua doce, a contrapartida do aquecimento na superficie terrestre como efeito nocivo do CO2...
Recordo que entre 16 e 22 de Março ultimos teve lugar o 4°Forum da Agua na cidade do México com a presença entre os 5000 participantes  de 130 ministros do Ambiente.O objectivo desta conferencia era encontrar soluçoes para uma melhor distribuiçao deste recurso natural indispensavel.O tema-titulo da conferencia, de que ainda nao tenho de momento ecos definitivos(nem tampouco o seguimento do que tinha sido preconizado ha 3 anos em Quioto) sobre as conclusoes, era porém bem significativo " AGUA para TODOS "
 
Cumprimentos
 

*

TestDummie

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Março 27, 2006, 02:22:40 am »
Olá a todos!

Portugal tem o problema de não saber optimizar a gestão de recursos. Muita falta de organização e fiscalização assim como políticas feitas em cima do joelho sem visão global, estratégica e de futuro.

A dessalinização da água pode ser uma solução no futuro. Os sauditas produzem actualmente 1m3 de água (1000 l) por um custo de um euro através da dessalinização.

Quanto a fusão das calotes polares o grande problema encontra-se no pólo sul, isto porque, o gelo está assente na Antártica ao contrario do polo norte que consiste em enormes blocos de gelo flutuante.

Abraços a todos
TestDummie