PIDE - uma historia por contar

• 12 Respostas
  • 6697 Visualizações
*

legionario

• Investigador
  • 1738
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 432 vez(es)
  • +421/-7598
PIDE - uma historia por contar
« em: Julho 06, 2008, 12:06:02 pm »
Ja vi neste forum referencias à acçao da PIDE nos conflitos de Africa .As informaçoes que nos chegam sao sempre muito dispersas e parece que quem aborda o tema, foge logo dele a seguir...
No entanto, parece-me muito interessante escrever essa historia enquanto estao vivos os actores principais . Infelizmente estes ultimos, refiro-me aos ex-agentes da PIDE, nao se manifestam muito ou nada...
Eu conheço pessoalmente dois ex-agentes dessa policia, mas nenhum deles serviu em Africa e nada me sabem informar da acçao desenvolvida pelos colegas nos teatros de Moçambique com os Flechas (?), por exemplo...

Eu acho que deve ter sido uma aventura extraordinaria para muitos desses agentes que recrutavam, treinavam e finalmente partiam ao combate com o seu pessoal africano . Se alguns desses agentes saissem da sombra e contassem algumas das suas aventuras, isso seria mesmo muito, muito interessante.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 06, 2008, 02:59:37 pm »
Passados 5 minutos após de revelarem o que fizeram, já se queria a cabeças deles na praça pública :twisted:

Não sou contra estas pessoas, simplesmente faziam aquilo em que acreditavam...
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

Duarte

• Investigador
  • 3432
  • Recebeu: 466 vez(es)
  • Enviou: 1742 vez(es)
  • +2683/-1190
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 06, 2008, 11:38:21 pm »
Um livro de interesse:

A PIDE/DGS na Guerra Colonial 1961-1974
Dalila Cabrita Mateus

http://www.bertrand.pt/cache/process_ht ... 1__q5&ida=

Entrevistas com Oscar Cardoso

http://oisento.blogspot.com/2006/02/ent ... -pide.html

http://oliveirasalazar.org/download/doc ... spector%20Óscar%20Cardoso___43C63F25-CFCB-4E34-93CF-86D564B60498.pdf

http://oliveirasalazar.org/download/doc ... 20Insp.%20Óscar%20Cardoso-Org.%20PIDE___B93B5C4B-AEA9-45B3-9275-1A4556D7C570.pdf

http://www.geocities.com/Heartland/Garden/4462/
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

legionario

• Investigador
  • 1738
  • +421/-7598
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 07, 2008, 06:48:09 am »
obrigado pelos links ;)

*

Duarte

• Investigador
  • 3432
  • +2683/-1190
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 08, 2008, 11:08:15 pm »
Há, de facto, lacunas enormes de informação sobre actuação da PIDE/DGS no ultramar. Existe uma boa oportunidade para algum ex-agente, militar outro que por lá andou escrever um livro sobre o assunto.
слава Україна!
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 09, 2008, 12:42:26 am »
Citação de: "Duarte"
Há, de facto, lacunas enormes de informação sobre actuação da PIDE/DGS no ultramar. Existe uma boa oportunidade para algum ex-agente, militar outro que por lá andou escrever um livro sobre o assunto.

Amigo duarte com a inclinacao que os media portugueses tem com a esquerda, e a maquina de propaganda do pc e esquerda do caviar... penso que o autor seria desacreditado!
E que os comunas nao gostao de trocar a cassete.

*

Duarte

• Investigador
  • 3432
  • +2683/-1190
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 09, 2008, 02:11:12 pm »
A realidade é que vai levar ainda muitos anos até que os Portugueses possam ter uma aboradagem racional, sem coloridos políticos, deste tema.
слава Україна!

*

legionario

• Investigador
  • 1738
  • +421/-7598
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 09, 2008, 09:59:47 pm »
Talvez haja algum desses ex-agentes que frequente este forum... e que queira dizer alguma coisa sobre o assunto...mas isso seria sorte de mais:(

*

NaVeG

• 25
  • +0/-0
A PIDE/DGS, em perspectiva abrilina
« Responder #8 em: Julho 31, 2008, 07:38:09 pm »
Um livro de interesse: A PIDE/DGS na Guerra Colonial 1961-1974 Dalila Cabrita Mateus

Trata-se de publicação da tese de licenciatura (doutoramento?!), da referida senhora, esquerdina q.b.

Permita-me o amigo Duarte esta pergunta: «livro de interesse», por que razão?
« Última modificação: Julho 31, 2008, 11:28:44 pm por NaVeG »
«antes morto, que español... »[/b]

*

Ataru

• Perito
  • **
  • 414
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-1
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 31, 2008, 07:44:06 pm »
Tendo eu 19 anos, metade da minha familia veio do ultramar, nomeadamente moçambique, e sempre tiveram amigos que pertenciam á PVDE/PIDE/DGS, homens e mulheres. Sempre me falaram muito bem dessas pessoas.
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor

*

Duarte

• Investigador
  • 3432
  • +2683/-1190
Re: A PIDE/DGS, em perspectiva abrilina
« Responder #10 em: Agosto 01, 2008, 01:39:53 am »
Citação de: "NaVeG"
Um livro de interesse: A PIDE/DGS na Guerra Colonial 1961-1974 Dalila Cabrita Mateus

Trata-se de publicação da tese de licenciatura (doutoramento?!), da referida senhora, esquerdina q.b.

Permita-me o amigo Duarte esta pergunta: «livro de interesse», por que razão?

Caro NaveG
É um livro de interesse, por ter informações relevantes. Não é a obra final sobre a actuação da PIDE no ultramar, tem muita propaganda e desinformação, mas possui também muita informação de interesse.
Não é uma obra isenta de coloridos políticos, é uma fonte de alguma informação (e des-informação). Cabe a cada um analisar o que lá está escrito.
слава Україна!

*

NaVeG

• 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 01, 2008, 02:27:45 am »
Amigo Duarte,

Grato por esclarecer os visitantes, sobre a sua perspectiva no interesse do citado livro.
Mas, seja-me permitido o seguinte reparo: quanto ao agora explicitado, poderia - atrevo-me a afirmar - deveria tê-lo sido ao momento da referência.

Cordiais cumprimentos,
do
«antes morto, que español... »[/b]

*

Duarte

• Investigador
  • 3432
  • +2683/-1190
(sem assunto)
« Responder #12 em: Agosto 01, 2008, 02:50:44 am »
Citação de: "NaVeG"
Amigo Duarte,

Grato por esclarecer os visitantes, sobre a sua perspectiva no interesse do citado livro.
Mas, seja-me permitido o seguinte reparo: quanto ao agora explicitado, poderia - atrevo-me a afirmar - deveria tê-lo sido ao momento da referência.

Cordiais cumprimentos,
do

Tem toda a razão. Eu deveria ter sido mais claro.
Peço desculpa se induzi alguém a pensar que o livro da Sra. Cabrita era a última palavra sobre o tema. Claramente, não é.

É de interesse porque tem muitos factos de relevo para quem se interessa pelo tema, e pelo simples facto de não haver muito mais disponível. É preciso separar um pouco o trigo do joio ao ler este livro.

Seria de desejar um livro de um autor(a) um pouco mais isento(a) nas suas apreciações.
слава Україна!